A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A evolução do Conhecimento. O mundo Primitivo Desconhecido Misterioso Deslumbrante Temido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A evolução do Conhecimento. O mundo Primitivo Desconhecido Misterioso Deslumbrante Temido."— Transcrição da apresentação:

1 A evolução do Conhecimento

2 O mundo Primitivo Desconhecido Misterioso Deslumbrante Temido

3 Dúvida Medo Deslumbre Explicações Sobrenaturais Funcionalidade das coisas Conhecimento Controle

4 ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO Mágico Explicações sobrenaturais Não demonstrável Inquestionável Relação com um mundo invisível Causado por divindades Exigia uma atitude de fé Prático Preocupação com coisas úteis Método da tentativa e erro. Sem preocupação com causas Modificável Superficial

5 Outros Tipos de Conhecimento Mágico Prático Religioso Filosófico Científico Popular

6 Conhecimento Popular Superficial - Conforma-se com a aparência, com a contigüidade das coisas. Reflexivo- referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária. Assistemático - A organização da experiência não visa a uma sistematização das idéias. Inexato – Não se submete um teste de experimentação. Verificável e Falível - Fenômenos vividos e observados pelo sujeito podendo ser equivocada já que não há sistematização.

7 Conhecimento Religioso Valorativo - São reveladas pelo sobrenatural não se submetem a comprovação e testes. Inspiracional - Conhecimento revelado pelo sobrenatural. Sistemático - Possui origem, significado, finalidade e destino. Exato e Infalível - Tais verdades são consideradas indiscutíveis e exatas por terem sido reveladas, não se submetendo a testes. Não-Verificável - Está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado.

8 Conhecimento Filosófico Valorativo - As hipóteses baseiam-se unicamente na experiência,não podem ser submetidas à observação. Racional - Consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados, conhecidos pela razão. Sistemático - Visa uma representação coerente tentando apreender a realidade em sua totalidade. Exato e Infalível - Suas hipóteses e postulados não são submetidos ao decisivo a experimentação. Não-Verificável - Os enunciados das hipóteses não podem ser confirmados nem refutados.

9 Conhecimento Científico Real (factual) - Lida com ocorrências, fatos, toda forma de existência que se manifesta de algum modo. Contingente - As hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação. Sistemático - Saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria). Aprox. Exato e Falível - O conhecimento não é definitivo, absoluto ou final, acervo de técnicas e teorias existentes estão sempre em reformulação. Verificável - As hipóteses que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência.

10 CIENTÍFICOPOPULARFILOSÓFICORELIGIOSO Real (factual)SuperficialValorativo ContingenteReflexivoRacionalInspiracional AssistemáticoSistemático Verificável Não verificável Verificável Não verificável Falível Infalível Aprox. Exato InexatoExato

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS De Meis, L. (2000).O método científico. Rio de Janeiro: Ed. do Autor. Lakatos, E. M. & Marconi, M. de A. (1991). Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas.


Carregar ppt "A evolução do Conhecimento. O mundo Primitivo Desconhecido Misterioso Deslumbrante Temido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google