A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes."— Transcrição da apresentação:

1 P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes

2 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento Popular Conhecimento Filosófico Conhecimento Religioso Conhecimento Científico

3 C ONHECIMENTO P OPULAR Valorativo – o valor que o cognoscente atribui ao objeto. Reflexivo – reflexão limitada ao conhecimento subjetivo do sujeito. Assistemático – organização própria do indivíduo, não tem uma sistematização de ideias. Verificável: o que pode ser percebido no dia-a-dia. Falível: não é definitivo. Inexato: está relacionado com o que eu ouvi dizer. Não se pode formular hipóteses sobre a existência de fenômenos além das percepções objetivas.

4 E XEMPLO A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. Plantar espanta o mosquito da dengue. Tomar um determinado chá cura pedra no rim. Não tome leite após comer manga, pois você passará mal. Não entre na água após comer.

5 C ONHECIMENTO F ILOSÓFICO Hipóteses que não podem ser submetidas à observação, baseia-se na experiência e não na experimentação. Não verificável: não podem ser confirmados cientificamente. Racional: é logicamente correlacionados. Infalível: não é submetido a verificação, mas a razão humana, a coerência lógica.

6 E XEMPLO " O homem é a ponte entre o animal e o além- homem " (Friedrich Nietzsche) Se a experiência, como refere Peirce, é o resultado cognitivo de viver, uma vez mais pode- se verificar que ela sofre a força da Terceiridade, que permite conhecer a relação de choque e força bruta da secundidade e a elevar a um grau inteligível (Peirce, 1972)

7 C ONHECIMENTO R ELIGIOSO Proposições sagradas reveladas pelo sobrenatural. Verdades infalíveis e indiscutíveis. A fé está presente. Criação divina.

8 E XEMPLO Acreditar que alguém foi curado por um milagre; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc. Crer na criação do homem por Deus. Acreditar que o ser humano surgiu de Adão e Eva.

9 C ONHECIMENTO C IENTÍFICO Real: trabalha com fatos ou ocorrências. Veracidade ou falsidade: pela experiência e pela razão e/ou experimentação. Sistemática: planejado, organizado, baseia-se em teorias. Falível: porque não é absoluto e podem surgir novas ideias.

10 E XEMPLO Descobrir uma vacina que evite uma doença. Apresentar considerações a respeito da evasão escolar em uma instituição de ensino. Apontar as causas de uma doença. Desenvolver um remédio para a cura de uma doença. Desenvolver um software ou melhorar o funcionamento de um já existente. Conhecer as pragas de uma plantação ou planta e apresentar considerações sobre seu controle. Analisar a composição nutricional de uma fruta ou alimento e desenvolver uma bebida que possa combater a desnutrição. Aperfeiçoar um instrumento de coleta de dados para avaliação física. Analisar a influência de ondas de rede sem fio no organismo de seres vivos (insetos e ser humano).

11 C OEXISTIR Apesar da separação metodológica, na apreensão da realidade do objeto ou fenômeno, o sujeito pode penetrar nas diversas áreas. Uma pesquisa pode iniciar-se baseada no senso comum. Uma pesquisa poderá ter como problema de pesquisa algo sobre os textos sagrados da religião católica.

12 P ROBLEMA Identificar as questões mais interessantes que um tema levante, ou que a ele estejam relacionadas, e que serão abordadas pelo trabalho. Um problema implica uma ou mais dúvidas ou dificuldades em relação ao tema, que você se proporá a resolver ou discutir. Formulá-lo, portanto, deve envolver perguntas, a que o trabalho procurará responder.

13 P ROBLEMA Viabilidade: pode ser resolvido por meio da pesquisa. Relevância: traz conhecimentos novos. Novidade: diz respeito a evolução científica. Exequibilidade: pode chegar a uma consideração final. Oportunidade: interesses particulares e gerais.

14 L ISTA Diferencie os tipos de conhecimentos estudados. Pense em um problema de pesquisa.


Carregar ppt "P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google