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REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES.

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Apresentação em tema: "REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES.
REVOLUÇÃO Base técnica SOCIEDADE Força de trabalho Conhecimento muda: PALEOLÍTICA Artesanal Coleta/caça Física Quase Imutável Idade da Pedra Antiga (lascada)" é um termo criado no período mais antigo da História do Homem, A duração deste período, o mais longo da História da Humanidade, é de cerca de 2,5 milhões de anos.

2 REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES.
REVOLUÇÃO Base técnica SOCIEDADE Força de trabalho Conhecimento muda: NEOLÍTICA Artesanal Agrícola Físico-mental habilitada Lentamente Neolítico ou Idade da Pedra Polida coincidiu com o advento da agricultura e da domesticação de animais, as primeiras intervenções humanas diretas no mundo natural. ( Há anos )

3 DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA- HOMINÍDEOS
Não Fenômeno Natureza MEDO Pré-históricos Medo tempestades MISTICISMO Explicações- pensamentos Mágicos, das crenças mitos Desgraças Ciência Metódica CIÊNCIA Busca das respostas Comprovação O Desenvolvimento do conhecimento humano está ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, aproveita-se deste saber Para somar com o outro. Assim Evolui A Ciência

4 REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES.
REVOLUÇÃO Base técnica SOCIEDADE Força de trabalho Conhecimento muda: INDUSTRIAL Mecânica/eletro- mecânica Industrial Física desqualificada Rapidamente DIGITAL Eletrônica Informação Mental qualificada Velozmente Séc. XVI – Aparece as 1ª tentativas de construção do conhecimento mais elaborado.

5 REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA Conhecimento muda:
1- Controle da natureza – razão/trevas/dogmas 2- Experimentações Empíricas- Tipos de raciocínio indutivo, dedutivo. 3- Corresponder a verdade- todas as áreas Conhecimento muda: A CIÊNCIA É PROVISÓRIA – não existe verdade absoluta. Descobre/contesta Ex: Câncer é hereditário/psicossomático.

6 TIPOS DE CONHECIMENTOS
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer NASCE das experiências que acumulamos em nossa vida através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. A ciência Evolui TIPOS DE CONHECIMENTOS Conhecimento Empírico Conhecimento Filosófico Conhecimento Teológico Conhecimento Científico

7 CONHECIMENTO EMPÍRICO
Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)       É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.       Exemplo:       A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

8 Não tem comprovação científica
CONHECIMENTO FILOSÓFICO Não tem comprovação científica É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.       Exemplo:       "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)

9 CONHECIMENTO TEOLÓGICO
Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.       Exemplo:       Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc..

10 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
... É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico:       “   TRINÔMIO – 1- VERDADE 2- EVIDÊNCIA 3- CERTEZA EX: O HOMEM FAZ 1º EXPERIÊNCIAS EM RATOS, SAPOS DEPOIS NO HOMEM. ( A EVIDÊNCIA DE DETERMINADO FATO VAI TRAZER A CERTEZA. Exemplo:       Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir a cura da doença de “Halzeimer”

11 Metodologia Científica
IMINENTEMENTE PRÁTICA “estuda os caminhos do saber", SABER/CIÊNCIA Professor Aluno Meio através das normas acadêmicas vigentes Trazer para o aluno um conhecimento crítico. buscadas através do rigor científico aprender fazendo

12 QUALITATIVA QUANTITATIVA
PESQUISA QUALITATIVA QUANTITATIVA

13 ABORDAGENS METODOLÓGICAS QUALITATIVA QUANTITATIVA
Reflete o estudo das experiências do homem, em termos não mensuráveis Coleta de dados mediante observação participantes, entrevistas informais ou semi-estruturadas Reflete o estudo dos atributos do homem, em termos mensuráveis Coleta de dados por meio de medidas fisiológicas, psicológicas, sociológicas O pesquisador não interfere na pesquisa O pesquisador participa na descoberta do significado dessas experiências Analisa os dados através de comparações numéricas e inferências estatísticas.

14 QUANTO À ABORDAGEM DO FENÔMENO QUALITATIVA QUANTITATIVA
Emerge de um paradigma humanístico, holístico que vê o homem em interação aberta, mútua e simultânea com os outros homens e com o ambiente Emerge de um paradigma em que o homem é visto como um ser bio-psico-sócio-espiritual, que reage e se readapta ao meio ambiente O homem desenvolve novas formas de relacionar-se com o meio O homem é um organismo cujo comportamento pode ser predito e medido.

15 DIFERENÇAS QUALITATIVA QUANTITATIVA
Procura entender o fenômeno com um todo Assume que o todo é maior que a somas das partes O desenho da pesquisa é aberto As estratégias são indutivas Procura entender o fenômeno em suas partes Estuda as partes para chegar ao todo O desenho da pesquisa é fechado Requer a definição de variáveis e hipóteses antes da coleta dos dados. Não impõe expectativas pré-existentes Análise – observação O pesquisador deve decidir quais as variáveis e a relação esperada.

16 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
      PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: VISA EXPLICAR UM PROBLEMA A PARTIR DAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS PUBLICADAS. CONHECER AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS EXISTENTES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO COMPREENDER E INTERPRETAR O PASSADO – ORIENTEM INVESTIGAÇÕES PRESENTES E FUTURAS FUNDAMENTAR OUTRAS PESQUISAS E EMBASAR O REFERENCIAL TEÓRICO.

17 INTERPRETATIVAS QUALITATIVA QUANTITATIVA
Descreve as experiências vividas Gera proposições hipotéticas através de abstrações lógicas Prediz relações Testa e valida hipóteses com probabilidade estatísticas Gera teoria Verifica teoria

18 PESQUISA HISTÓRICA: Visa reconstruir o passado, verificando evidências e delineando conclusões; Compreender o passado e retirar princípios gerais que orientem os homens no presente e no futuro; O interesse está voltado para “o que foi” É similar às revisões bibliográficas, que precedem outros tipos de pesquisas, sendo, no entanto, exaustiva, investigando um conjunto mais amplo de informações. COLETA DE DADOS Primárias – Quando o investigador foi o observador direto Secundários – Quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas ou outras fontes.

19 Delineia “ o que é” PESQUISA DESCRITIVA:
Estudar as relações entre duas ou mias variáveis de um fenômeno, sem manipulá-los Descrever sistematicamente fatos ou condições presentes em determinada situação. COLETA DE DADOS: Utiliza todas as técnicas, dependendo do tipo de estudo. - Formula o problema, planeja a coleta de dados, escolhe a amostra, analisa os dados, apresenta os resultados.

20 PESQUISA EXPERIMENTAL:
Procura analisar um problema manipulando as variáveis que se referem ao fenômeno observado. Verificar a relação de causalidade que se estabelece entre as variáveis. Processo: controle rigoroso das variáveis Resultado: demonstrar se existe dependência significativa entre as variáveis estudadas. Vantagens: Oferece grande rigor no controle tornando confiáveis os seus resultados Desvantagens: Perda de espontaneidade, naturalidade e grau de generalização.

21 Quando trabalhamos com a pesquisa qualitativa/quantitativa
VARIÁVEIS – SÃO ASPECTOS INDIVIDUAIS, PROPRIEDADES OU FATORES QUE PODEM ASSUMIR VALORES DISTINTOS E SEREM MENSURADOS (QUE SE PODE MEDIR) PARA TESTAR A RELAÇÃO ENTRE DOIS FATOS. QUALITATIVA – Categorias de análises – participação/comunicação/organização QUANTITATIVA – pesquisar sobre o perfil de alunos da especialização: idade, estado civil etc...

22 ESTUDO DE CASO FINALIDADE: destina-se a estudos intensivos do passado, presente e de interações ambientais de uma unidade social ( Indivíduo, grupo, instituição, comunidade). ENFOQUE – Estudo longitudinal com aprofundamento no número de variáveis AMOSTRA: Um caso ou um número reduzido de casos DESVANTAGENS: Pouca representatividade, e extrapolação dos resultados.

23 PESQUISA EXPLORATÓRIA
OBJETIVO EXPLORAR É utilizada no estudo de problemas em que o conhecimento é reduzido. Finalidade: aumentar o conhecimento do pesquisador a respeito de um fato, fenômeno ou problema.

24 Endereço da ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Av
Endereço da ABNT: Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Av. Treze de Maio, o andar - Centro Rio de Janeiro - RJ - CEP: Tel.: (0xx21) * R.: 127/131/133 - FAX: (0xx21) Home Page:


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