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1.3Apostila de Práticas Investigativas 1 Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa Práticas Investigativas.

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1 1.3Apostila de Práticas Investigativas 1 Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa Práticas Investigativas

2 1.3 Apostila de Práticas Investigativas 2 Método Indutivo Etapas do Método Indutivo: Premissas (ponto de partida): observação de uma relação comum em diversos casos. Generalização desta relação para todos os casos semelhantes que ainda não foram observados. O metal A se dilata com o calor premissasO metal B se dilata com o calor O metal C se dilata com o calor ConclusãoLogo, todos os metais se dilatam no calor A veracidade das premissas não garante a veracidade das conclusões: uma observação no futuro pode ser diferente das observações passada, invalidando a conclusão.

3 1.3 Apostila de Práticas Investigativas 3 O Método Dedutivo Etapas do Método Dedutivo Definição das Premissas: afirma-se uma verdade válida para um caso geral, e um caso particular contido neste caso geral. Conclusão: afirma-se que a verdade é valida também para este caso particular. Premissas:Todos os homens são mortais João é homem Conclusão:Logo, João é mortal Se as premissas forem verdadeiras a conclusão é verdadeira. Se a conclusão for falsa a premissa é falsa. Se a conclusão for verdadeira, a premissa pode ser verdadeira ou falsa.

4 Divisão das Ciências 1.3Apostila de Práticas Investigativas 4 FORMAIS: Lógica, Matemática Filosofia etc. C I Ê N C I A S Princípio da Causalidade TECNOLOGIA soluções imediatas uma 2ª natureza produzida domínio e aplicação de uma lei (causa e efeito) Naturais: Física Química Biologia Etc Sociais: Antropologia cultural Direito Economia Política Psicologia Social Sociologia Etc... FACTUAIS Princípio da Liberdade ECOLOGIA resultados lentos (ex. formação de um Engenheiro) elo entre homem e técnica não controla causa e efeito

5 Positivismo Lógico Ciências formais: utilizam o método dedutivo. Ciências factuais: adotam o método indutivo. As teorias são formuladas a partir da observação da realidade: Premissas: expressa uma relação observada entre os fenômenos. Conclusão: generaliza esta relação. 1.3Apostila de Práticas Investigativas 5

6 Positivismo Lógico Leis Científicas: enunciam esta relação na forma: se o fenômeno (variável) A ocorre, então o fenômeno (variável) B ocorre. Teorias: utilizam conceitos abstratos para explicar diversas leis. As teorias são verificadas através da observação da realidade: As leis cientificas são testadas por novas observações, que podem indicar que a generalização não foi correta. Teorias científicas: não podem ser testadas diretamente, são testadas através do teste das leis que explicam.

7 Positivismo Lógico Só fazem sentido as teorias que podem ser verificadas através de testes empíricos. Teorias científicas: fazem sentido porque podem ser testadas. Teorias da teologia e filosofia: não fazem sentido porque não podem ser testadas. Avanço da ciência: a ciência se aproxima cada vez mais da verdade através do acumulo de testes científicos, que permitem refutar uma quantidade maior de premissas. 1.3Apostila de Práticas Investigativas 7

8 Popper Conhecimento se inicia com a teoria e não com a observação Uma teoria prevê como os fenômenos (as variáveis) vão se comportar na realidade. Uma teoria afirma: sempre que a variável A ocorrer, a variável B ocorrerá. Teste das teorias em confronto com a realidade: quando os resultados previstos pela teoria não são confirmados pela realidade, a teoria é refutada. Definição da situação-problema: questiona qual a relação entre a variável A e a variável B na realidade. Formulação da hipótese: A hipótese explica a situação-problema, mostrando que a ocorrência da variável A resultou na ocorrência da variável B. A hipótese é um caso particular de uma teoria. 1.3Apostila de Práticas Investigativas 8

9 Popper A ciência utiliza o método hipotético-dedutivo verificável através da experiência, e não o método indutivo. A hipótese é deduzida de uma teoria. O avanço da Ciência ocorre por meio da refutação das teorias: quando uma teoria é refutada, novas teorias devem ser formuladas. Exemplo: os problemas de liquidez nos bancos de investimentos: Situação-problema: qual a relação entre o grau de alavancagem e os problemas de liquides dos bancos em 2008? Teoria Pós-Keynesiana: os bancos com alto grau de alavancagem sofrem problemas de liquidez durante as crises financeiras. Hipótese: os bancos operavam com alto grau de alavancagem e por isso sofreram problemas de liquidez durante a crise financeira. 1.3Apostila de Práticas Investigativas 9

10 O Tema Pesquisas na área de gestão: utilizam o método Hipotético-dedutivo proposto por Popper. O tema da pesquisa deve ser: Científico: deve abordar um assunto em que há uma lacuna no conhecimento humano. Viável: Dar preferência a temas em uma área em que possua conhecimento teórico prévio. Limitar adequadamente o tema do artigo. 1.4Apostila de Práticas Investigativas 10

11 A Definição do Problema Problema: questiona a relação entre duas ou mais variáveis (fenômenos) na realidade. variáveis (fenômenos) na realidade. O problema deve ser formulado como uma pergunta sobre a relação entre as variáveis da situação-problema. O problema deve ser: Científico: as variáveis escolhidas devem poder ser testadas através da observação. As variáveis escolhidas devem ter um significado técnico preciso, não dando margens a distintas interpretações. Deve ser possível obter dados sobre o comportamento destas variáveis Viável: o problema deve ser restrito Apostila de Práticas Investigativas

12 1.4 Apostila de Práticas Investigativas 12 A Formulação da Hipótese A hipótese é uma resposta ao problema: explica a situação-problema, mostrando que a ocorrência da variável A resultou na ocorrência da variável B. É um caso particular, deduzido de uma teoria existente que afirma: sempre que a variável A ocorre, a variável B ocorrerá..

13 A Formulação da Hipótese A hipótese deve ser: Científica A hipótese deve ser um caso particular deduzido de uma teoria existente. A hipótese deve poder ser refutada através de testes na realidade. Viável: a coleta de dados para testar a hipótese deve ser viável dentro do prazo de entrega dos trabalhos.

14 Exercício Em sala: em grupo de 6 a 8 membros. Cada grupo deve definir um problema, e uma hipótese. O problema e a hipótese devem ter como tema: o impacto da crise financeira nos gastos em consumo. 14 Apostila de Práticas Investigativas


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