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HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos – Solução provisória para um problema – Caráter explicativo ou preditivo – Coerência externa:

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1 HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos – Solução provisória para um problema – Caráter explicativo ou preditivo – Coerência externa: Compatível com o conhecimento científico – Coerência interna: Consistência lógica

2 Tema, problema e hipótese Tema = assunto que se deseja provar ou desenvolver – Proposição mais abrangente, dificuldade sem solução a ser determinada com precisão – Ex.: relações entre eletricidade e magnetismo Problema = enunciar o que vai ser determinado com precisão – Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver – Ex.: por quê um fio conduzindo eletricidade, postado no plano de uma bússola, desvia seu ponteiro?

3 Validade científica de um problema Pode ser enunciado como pergunta? Corresponde a interesses metodológicos e de conteúdo? Tem característica científica, relacionando entre si ao menos dois fenômenos ou fatos? Pode ser investigado de forma sistemática, controlada e crítica? Suas conseqüências podem ser empiricamente verificadas?

4 Problema e hipótese Formula-se o problema => propõe-se uma resposta provável e provisória = hipótese Problema = interrogação sobre o tema – Ex.: por quê um fio conduzindo eletricidade,...? Hipótese = resposta com detalhes – A corrente elétrica produz campo magnético Problema – Por quê se reprovam tantos alunos em MC? Hipóteses – A matéria é chata; o professor é ruim; os alunos não estudam

5 Formulação de hipóteses Correlação entre duas variáveis – Se x, então y Correlação entre duas ou mais variáveis – Se x, então y, sob as condições r e s – Se x1 e x2 e x3, então y Muitas hipóteses podem ser convertidas em afirmações diretas em vez de condicionais – A água ferve a 100°C – Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá, na condição de altitude ao nível do mar

6 Mário Bunge (pg. 132) A hipótese: Deve ser formalmente correta, com significado Deve ser apoiada em conhecimento anterior – O tema e o problema vêm de lacunas do conhecimento existente = motivação p/ pesquisa Tem de ser testada com dados empíricos – Controlados por técnicas e teorias científicas Hipótese não é ficção, nem deve se contrapor aos fatos – Hipóteses são criações mentais – Os fatos são exteriores, mundo real

7 Hipóteses são importantes São instrumentos de trabalho da teoria – Esta gera novas hipóteses Podem ser testadas como prováveis V ou F Permitem o avanço da ciência – Independem dos valores e opiniões individuais Dirigem a investigação – Indicam ao pesquisador o que investigar São formulações relacionais gerais – Permitem a dedução de fatos

8 Necessidade Resumir e generalizar os resultados das pesquisas Interpretar generalizações anteriores Justificar afirmativas de forma fundamentada Planejar experimentos para obter mais dados Permitir testes posteriores, para gerar teorias

9 Fontes de elaboração das hipóteses Conhecimento familiar e senso comum – Verificar correlação entre fatos – Ex.: nuvens escuras significam chuva iminente Observação – Hipóteses geram conceitos através do método indutivo. Em aprendizado, conceito hipótese Comparação – Correlações entre variáveis continuam, ao comparar hipóteses antigas com as novas

10 Fontes Dedução lógica de uma teoria Teoria hipótese... fatos A cultura geral onde a ciência se desenvolve – Paradigmas ocidentais – Paradigmas orientais – Paradigmas indígenas – outros

11 Fontes Analogias – Engenharia de tráfego e engª de fluidos – Ligações químicas nos sólidos e sistema massa- mola – Escalonamento de programas em sistemas de computação e empréstimo de livros Experiência pessoal – Válida para formular hipóteses, mas visões pessoais devem se tornar universais através de fatos gerais, que é o espírito da ciência

12 Fatos destoantes na teoria A teoria direciona as pesquisas Teoria => hipóteses => problemas Hipóteses novas são geradas por discrepâncias – Ex.: comportamento dual da luz, efeito fotoelétrico, Lembrar do método hipotético-dedutivo


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