A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 2 A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO. Diferentemente das ciências exatas, a lógica das ciências comportamentais rege sua orientação ao desencadear.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 2 A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO. Diferentemente das ciências exatas, a lógica das ciências comportamentais rege sua orientação ao desencadear."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 2 A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO

2 Diferentemente das ciências exatas, a lógica das ciências comportamentais rege sua orientação ao desencadear raciocínios, pautando-se por fatos pertencentes à história de vida de cada um. Portanto, essa ciência fornecerá postulados universais e leis rígidas.

3 O ser humano passa por experiências pessoais; Cada um é resultado das características inatas e das experiências vividas. Não há bagagem idêntica nem experiências de vida iguais - diferença entre ciências exatas e as ciências comportamentais..

4 Ciências exatas – não é possível emitir opiniões, pois uma demonstração numérica poderá refutá-las fulminantemente. Ciência do comportamento – (ciências sociais) no geral todos tem coragem suficiente para explicar e interpretar os fatos, defendendo ardorosamente seu ponto de vista.

5 HENNEM afirma quase todo mundo tem arraigadas noções a respeito da natureza humana e um alto grau de confiança (raramente justificada) em sua capacidade de avaliar as outras pessoas.

6 A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Os estudos mais incentivados na atualidade é aquele que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas dentro do seus contexto de trabalho

7 A administração de empresas tem deixado claro que o elemento humano se caracteriza como fator preponderante na facilitação ou comprometimento da chegada aos objetivos organizacionais.

8 TAYLOR – o pioneiro Procurou sistematizar o processo administrativo dentro das organizações. Seu enfoque, concebia o comportamento humano como resultante direta daquelas medidas tomadas externamente aos indivíduos

9 Ele valorizou com grande ênfase as variáveis ambientais, acreditando que se o ambiente de trabalho estivesse suficientemente arrumado e organizado, o empregado não teria outro comportamento senão o de produzir.

10 Taylor conhecido como pai da administração científica, deixou um legado de técnicas de: Racionalização do trabalho; Treinamento especializado conforme o cargo; Departamentalização; Especificidade na atribuição de responsabilidade; Técnica de cronometragem; Pagamento por peça produzida. Outros.

11 A psicologia do comportamento organizacional tem atualmente como objetivo precípuo aprofundar-se no estudo do homem em situação de trabalho de forma menos generalizada.

12 Uma teoria psicológica qualquer é tão importante ao profissional que lida com problemas humanos, quanto o é uma teoria elétrica e mecânica ao engenheiro que lida com problemas de máquinas.

13 Sem uma teoria psicológica, o profissional não compreenderá o significado das bandeiras vermelhas da desordem humana; nem predirá os efeitos prováveis das mudanças que se pretendem fazer na organização ou na política de pessoal.

14 O bom-senso tem se mostrado como ingrediente necessário para a compreensão do comportamento humano em situação de trabalho, perante um julgamento mais critico, ele não pode ser caracterizado como suficiente.

15 A pesquisa sistemática deve, dentro desse campo de estudo das ciências comportamentais, fundamentar as teorias que, por sua vez, apresentam viabilidade de comprovação prática a qualquer momento.


Carregar ppt "AULA 2 A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO. Diferentemente das ciências exatas, a lógica das ciências comportamentais rege sua orientação ao desencadear."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google