A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS EXPOSITIVOS 03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS EXPOSITIVOS 03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS EXPOSITIVOS 03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna

2 Recursos expositivos exemplos A capacidade de organizar e apresentar informações de modo claro e coerente está na base dos textos expositivos. Como exemplos de gêneros que compartilham essa finalidade discursiva temos: texto enciclopédico, texto didático, texto de divulgação científica, relatório, reportagem.

3 Recursos expositivos: Citação: atribuição de autoria Imagens: complementos visuais do texto Enumeração Definições, comparações, metáforas e exemplos Modalizadores: atenuação das afirmações

4 Recursos expositivos: CITAÇÃO: Um recurso utilizado com frequência em textos jornalísticos. Por meio de aspas ( ), que marcam o início e o fim da fala de alguém, o autor do texto deixa claro para o leitor que as informações e/ ou opiniões apresentadas em passagens aspeadas não são de sua autoria. Obs.: Esse recurso é utilizado também em textos narrativos e argumentativos, porém com função diferente.

5 Recursos expositivos IMAGENS: Complementos visuais para o que está sendo informado pelo texto. Permitem que o leitor visualize um objeto ou um processo que está sendo apresentado. Devem ser acompanhadas de legenda explicativa, que a relaciona ao texto.

6 Recursos expositivos ENUMERAÇÃO Série de características ou aspectos associados a um conceito ou questão abordados no texto. Ex.: A cidade do cidadão é o espaço do direito de vizinhança [...], do direito ao verde e ao ar puro. É a cidade arborizada, dos transportes de massa integrados, não poluentes e pontuais. (Carlos Minc)

7 Recursos expositivos DEFINIÇÕES, COMPARAÇÕES, METÁFORAS E EXEMPLOS As definições permitem que o leitor compreenda conceitos e processos por meio da apresentação de suas características, de seus elementos ou de suas funções específicas. Os exemplos, as analogias (comparações) e as metáforas servem para aproximar o leitor do assunto tratado e facilitar a sua compreensão.

8 Recursos expositivos A MODALIZAÇÃO: Modalização diz respeito à expressão das intenções e pontos de vista do enunciador. É por intermédio da modalização que o enunciador inscreve no enunciado seus julgamentos e suas opiniões sobre o conteúdo do que diz/escreve, fornecendo ao interlocutor pistas ou instruções do reconhecimento do efeito de sentido que pretende produzir. Ex.: É possível que chova no Carnaval. (Suposição) É necessário que chova no carnaval. (Necessidade) Vai chover no carnaval. (Certeza) Dizem que ela conhece o segredo do cofre. (Declaração com que o enunciador abdica da convicção pessoal)

9 Recursos expositivos MODALIZADORES O emprego de alguns modalizadores, em especial, podem ser ótima estratégia expositiva, ou, até mesmo, argumentativa. É o caso do uso de termos que atenuam o sentido geral da afirmação, responsáveis por evitar que a análise apresentada seja facilmente refutada. Exemplos desses modalizadores: pronomes indefinidos (alguns, poucos, muitos etc.), advérbios (frequentemente, muitas vezes, não raro, talvez etc.), verbos auxiliares (Ele deve chegar amanhã. / Pode ser que o filme seja interessante.)

10 Argumento: Argumentos são as provas apresentadas para demonstrar que o que se pretende defender corresponde à verdade ou é o resultado de um processo fundamentado na razão. Podemos recorrer a diferentes tipos de argumento.

11 Tipos de argumento Argumento por comprovação (fornecimento de exemplos, dados estatísticos) Argumento por raciocínio lógico Argumento por citação (fundamentação na autoridade de outrem) Argumento por contraste (mostrar situações semelhantes com resultados diferentes) Argumento de autoridade (fundamentação na própria competência ou na competência de outrem) Argumentação ponderada (por um lado.... mas, por outro...) ou contra-argumentação


Carregar ppt "RECURSOS EXPOSITIVOS 03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google