A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O texto enciclopédico Prof.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2 ( Gloriosas!!!)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O texto enciclopédico Prof.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2 ( Gloriosas!!!)"— Transcrição da apresentação:

1 O texto enciclopédico Prof.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2 ( Gloriosas!!!)

2 A possibilidade de reunir todo o conhecimento acumulado durante séculos em livros acessíveis a qualquer pessoa fascina os seres humanos há muito tempo. Mas foi na França do século XVIII, durante o Iluminismo, que o gênero discursivo conhecido como texto enciclopédico se consolidou.

3 Texto enciclopédico: definição e usos Gênero discursivo que apresenta de maneira organizada e sistemática as informações básicas sobre determinado conteúdo do conhecimento humano. Sua finalidade é registrar e difundir o conhecimento acumulado, por meio da criação de uma obra de referência – a enciclopédia – que pode ser consultada por qualquer pessoa.

4 Contexto de circulação O texto enciclopédico teve o seu contexto de circulação ampliado em função das descobertas tecnológicas. Concebido para ser divulgado em livros, sob a forma de verbetes ou textos mais longos, hoje circula também em diferentes meios digitais e virtuais. O desenvolvimento das tecnologias digitais de registro e transmissão de dados levou à criação dos CD-ROMs. Essa capacidade permitiu que as enciclopédias passassem a ser elaboradas sob a forma de hipertextos (textos em que é possível criar vínculos entre as palavras ou expressões e outros textos, imagens, animações, filmes e sons). Hoje existem enciclopédias online, multilíngues e livres. As entradas são produzidas por pessoas de várias partes do mundo, sob a forma de colaboração voluntária. Esse modelo de enciclopédia é, portanto, uma obra aberta, ou seja, em permanente processo de elaboração.

5 Os leitores dos textos enciclopédicos: Pessoas que procuram informações específicas sobre algum ramo do conhecimento humano para realizar trabalho escolar, matéria jornalística, pesquisa acadêmica, ou apenas por curiosidade, para ampliação do conhecimento.

6 Os leitores dos textos enciclopédicos: Pessoas comuns podem ter acesso ao conjunto de conhecimentos reunidos até o momento da consulta. Nas enciclopédias digitais e virtuais, os leitores podem estabelecer o próprio percurso de leitura: linear ou não-linear.

7 O percurso de leitura: O hipertexto admite leituras não- lineares. O leitor pode seguir todos ou alguns hiperlinks propostos, indo a outros verbetes e a outras páginas da enciclopédia. Esse processo permite imaginar que cada leitor possa construir seu próprio texto, criado por necessidades e curiosidades particulares.

8 Estrutura: Definição, objetivos e/ou finalidade do termo-base do verbete; Imagens podem complementar visualmente o texto; Enciclopédias virtuais podem recorrer ao hipertexto com o uso de hiperlinks.

9 Linguagem: Formal. Estruturas sintáticas características dos textos expositivos: ordem direta, com poucas inversões ou intercalações. Escolha lexical: palavras devem traduzir com precisão as informações necessárias para a compreensão dos conceitos e termos apresentados. Uso de adjetivos e advérbios deve ocorrer somente quando for necessário caracterizar um processo. Domínio dos recursos disponíveis na língua para a determinação de sequências temporais.


Carregar ppt "O texto enciclopédico Prof.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2 ( Gloriosas!!!)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google