A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.cruzeirodosul.edu.br Pesquisa Pesquisar Pesquisador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.cruzeirodosul.edu.br Pesquisa Pesquisar Pesquisador."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Pesquisar Pesquisador

2 Pesquisa (substantivo feminino ): 1. conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc. 2. investigação ou indagação minuciosa 3. exame de laboratório Pesquisar (verbo) 1. procurar com aplicação, com diligência 2. tomar informações a respeito de Pesquisador (adjetivo e substantivo masculino) que ou aquele que faz pesquisa(s) (fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss, 2004)

3 Tipos de Pesquisa Pesquisa de Mercado - consumidores Pesquisa de Opinião – opinião pública sobre algum assunto etc. Pesquisa Acadêmica –Desenvolvida na academia (escola de ensino superior: Universidade e Faculdade)

4 Tipos de Pesquisa Pesquisa Acadêmica: –Pesquisa Bibliográfica – refere-se à análise de materiais como textos, livros, periódicos, mapas, fotos, manuscritos etc., também chamada de pesquisa de gabinete; –Pesquisa de Campo – refere-se à análise de materiais, fatos, ambientes, considerando-se que os dados são coletados in loco, ou seja, em espaços reais, com contatos interpessoais, etc.; –Pesquisa Descritiva – descrição de dados sem interferência do pesquisador, por exemplo IBGE;

5 Tipos de Pesquisa Pesquisa Acadêmica: –Pesquisa Laboratorial; –Pesquisa Empírica; –Pesquisa Experimental; –etc.

6 Tipos de Fontes Fontes de Pesquisa: –Fonte Primária: fonte original – diários, textos originais, narrativos etc.; –Fonte Secundária: comentários, análises das fontes primárias; –Fonte Terciária: compilação de fontes primárias e secundárias (bibliografias, enciclopédias).

7 Características de um Pesquisador Leitor; Estudioso; Criterioso; Organizado; Curioso; Envolvido com sua pesquisa; Ético; Responsável; Humilde; etc.

8 Projeto de Pesquisa

9 Projeto de Pesquisa - Conceito idéia, desejo, intenção de fazer ou realizar (algo), no futuro; plano descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema esboço provisório de um texto esboço ou desenho de trabalho a se realizar; plano (fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss, 2004)

10 Projeto de Pesquisa - Conceito Projeto de Pesquisa traça planos, projeta o que se pretende pesquisar, delineando o percurso das ações, registrando as informações de: o que, porque, como, quando e com quais bases científicas. Este gênero textual, por se tratar de discurso acadêmico, deve ser escrito em linguagem culta padrão, de preferência na ordem direta, com clareza, objetividade, precisão, ética, cortesia e impessoalidade.

11 Projeto de Pesquisa - Estrutura Resumo – palavras chave Introdução Objetivo Corpus de análise Justificativa Eixo teórico Metodologia –cronograma Bibliografia – referências bibliográficas – bibliografia consultada

12 Projeto de Pesquisa - Estrutura Resumo – Apresenta a SÍNTESE do trabalho, mencionando o corpus, o objetivo, o eixo teórico. O texto do resumo deve ser composto por cerca de dois parágrafos. Observação: Em caso de projetos de renovação deve conter também os resultados parciais atingidos na primeira etapa do trabalho. Palavras chave: (três palavras relacionadas ao assunto do projeto)

13 Projeto de Pesquisa - Estrutura Introdução – texto inicial e abrangente em que se apresenta a contextualização da pesquisa, discorrendo- se sobre as partes que compõem o projeto.

14 Projeto de Pesquisa - Estrutura Objetivo – Apresenta as metas do projeto. Esta seção do projeto informa de maneira precisa e clara O QUE se vai fazer no projeto, podendo ser organizado em duas partes: objetivos gerais e objetivos específicos.

15 Projeto de Pesquisa - Estrutura Corpus de análise – material a ser analisado. No projeto não há uma seção determinada para ele, mas o material deve ser descrito detalhadamente, havendo um recorte criterioso dos aspectos as serem estudados. A apresentação do corpus, normalmente, é feita na introdução, sendo retomando no objetivo e na justificativa.

16 Projeto de Pesquisa - Estrutura Justificativa – Apresenta as razões pelas quais o projeto está sendo desenvolvido. Este trecho informa PARA QUE ou POR QUE da existência e desenvolvimento do projeto.

17 Projeto de Pesquisa - Estrutura Eixo teórico – Apresenta a informação de quais são as linhas teóricas e autores que serão respaldo utilizados para o desenvolvimento da pesquisa. Pode ser uma seção ou figurar dentro da introdução ou dos objetivos.

18 Projeto de Pesquisa - Estrutura Metodologia – Apresenta a informação de COMO e QUANDO será desenvolvida a pesquisa. – O como refere-se a que: tipo de pesquisa será feita: campo, bibliográfica, laboratorial etc.; etapas serão cumpridas. – O quando refere-se ao período em que será desenvolvida a pesquisa.

19 Projeto de Pesquisa - Estrutura Bibliografia – Apresenta o conjunto de indicações bibliográficas consultadas e usadas para o desenvolvimento do estudo. Deve ser feita segundo as regras da área de origem indicadas pelo orientador, por exemplo, ABNT, Vancouver : – referências bibliográficas – as indicações bibliográficas citadas no corpo do texto – bibliografia consultada – as indicações dos demais livros que foram consultados para a pesquisa, mas que não foram citados no corpo do texto.


Carregar ppt "Www.cruzeirodosul.edu.br Pesquisa Pesquisar Pesquisador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google