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PROJETOS. PRÁTICA Empresas Governo Escolas Sindicatos Bancos... TEORIA Técnicas Princípios Explicações FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO Pesquisas Experiências.

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1 PROJETOS

2 PRÁTICA Empresas Governo Escolas Sindicatos Bancos... TEORIA Técnicas Princípios Explicações FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO Pesquisas Experiências Estudos de caso Reportagens História DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação formal Livros Artigos Treinamento

3 Importância da pesquisa Aquisição de conhecimento, Progresso intelectual; Desenvolvimento da ciência; Aprender a aprender; Satisfazer uma necessidade de mercado e das pessoas.

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6 A – CADERNO DE CAMPO Compre um caderno Escreva caderno de campo, os dados do projeto, o nome dos desenvolvedores e do orientador E então anote TUDO Como você pretende desenvolver o projeto, fontes de pesquisa (sites, livros, artigos), idéias que alguém possa ter dado, telefones de interessados, s, mudanças no projeto, etc

7 A – CADERNO DE CAMPO Lembre-se sempre de escrever em detalhes, e colocar a data em todas as anotações. Você pode colar recortes importantes, pode anotar dados pesquisados ou medidos (quantidade de pessoas que participaram de algo), TUDO, absolutamente TUDO. Ele será um guia para o relatório de pesquisa depois.

8 A – CADERNO DE CAMPO Se você criar folders, questionários, ou outros, escreva em seu caderno as idéias, cole o resultado intermediário e final nele (o que ficar errado inclusive). Faça anotações de por que não está usando isto ou aquilo Todas as idéias (mesmo que não usadas) devem estar no caderno de campo. E então... Depois de desenvolver o projeto e explicitar tudo no caderno de campo...

9 A – CADERNO DE CAMPO O Caderno deve conter: - registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações; - registro das datas e locais das investigações; - registro dos testes e resultados; - entrevistas e consultas às pessoas-fonte; - referências bibliográficas.

10 B – PLANO DE PESQUISA Um plano de pesquisa é uma etapa muito inicial ao projeto. Onde se decide o que se pretende fazer.

11 1. PROBLEMA Um projeto serve para solucionar um problema A primeira coisa a fazer é identificar o PROBLEMA Você pode ter uma idéia (solução) mas deve formular um problema (o que será solucionado pela idéia)

12 2. HIPÓTESE Aqui entra a possível solução Explicitar o que pode ser feito para solucionar o problema Pode até mesmo haver mais de uma hipótese (solução)

13 3. OBJETIVOS O que se pretende fazer (de um modo geral) para desenvolver a(s) hipótese(s) Objetos específicos são pequenos guarda-chuvas dentro de um guarda- chuva maior.

14 4. DESCRIÇÃO DETALHADA DOS MATERIAIS E MÉTODOS Explicitar todos os métodos e procedimentos a serem adotados no desenvolvimento do projeto O que se pretende usar (material) Como se pretende desenvolver o mesmo (métodos)

15 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS / DADOS/ CONCLUSÕES Qual o resultado que se pretende alcançar? Quase sempre, no plano de pesquisa, ainda não há uma conclusão do projeto, mas já se sabe a qual conclusão se pretende chegar Determinar que conclusão se pretende alcançar

16 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS / DADOS/ CONCLUSÕES Ao final do projeto espera-se que a população de..., que é formada por cerca de... pessoas, possa..., diminuindo/aumentando assim...% de.... Pretende-se acompanhar um grupo de... pessoas como amostra da população e perceber se haverá ou não significativa diferença com a aplicação do projeto.

17 6. Referências Bibliográficas Teoria sempre! Nada se embasa no nada! Onde você fez sua pesquisa? Dê preferência a livros, revistas e jornais e, em último caso, internet. A internet não é 100% confiável... No mínimo 3 referências! Sobre os diversos assuntos que englobam o projeto.

18 6. Referências Bibliográficas Pode-se pesquisar artigos que falem do saneamento básico no país Textos sobre mínimas condições de higiene Sobre as doenças causadas pela falta de saneamento básico Sobre projetos semelhantes em outros lugares e se deram resultado Sobre o próprio local onde se pretende implantar o projeto (histórico, estrutura) CLARO que tudo isso entrará nos textos anteriores como BASE (com suas palavras)

19 Agora é partir para a pesquisa! Mas antes...

20 C - RESUMO Agora é preciso, antes de tudo, um título ao projeto. Que seja atraente, chamativo e que faça as pessoas pararem para ler. E então criar um resumo que diga tudo o que você já falou no plano de pesquisa (sem detalhes) com texto em fonte arial, tamanho 12, sem parágrafo, e espaçamento simples, mínimo de 200 palavras, máximo de 250 palavras.

21 C - RESUMO Deve incluir: objetivo, procedimentos, resultados obtidos e conclusões. Pode ser feito em um único parágrafo ou com um parágrafo para cada item.

22 Momento de Relatar... Pesquisar mais Coletar dados, definir população Solucionar sub-problemas Fazer experiências Pesquisa da campo, entrevistas, etc

23 É a etapa final do projeto.

24 D – RELATÓRIO DE PESQUISA FOLHA DE ROSTO: nomes completos dos alunos, título do projeto; nome completo do Professor Orientador; nome da escola; endereço da escola; cidade e ano. DEDICATÓRIA (opcional) AGRADECIMENTOS (opcional) RESUMO: mínimo de 200 e máximo de 250 palavras. Até aqui você já tem tudo isto... Mas pode alterar seu resumo se tiver mudado o rumo do projeto.

25 D – RELATÓRIO DE PESQUISA SUMÁRIO: relação dos capítulos e sub- capítulos do Relatório e as respectivas páginas. 1 INTRODUÇÃO: descrição inicial do tema, local e período de realização, relevância da pesquisa, apresentação dos capítulos seguintes.

26 D – RELATÓRIO DE PESQUISA 2 OBJETIVOS: metas estipuladas para a realização da pesquisa. 3 JUSTIFICATIVA: importância e viabilidade do desenvolvimento da pesquisa.

27 D – RELATÓRIO DE PESQUISA 4 REFERENCIAL: embasamento teórico utilizado na pesquisa. Do material teórico pesquisado, o que diz que você está certo ou no caminho certo. É o trabalho em si. 5 METODOLOGIA: descrição detalhada da natureza da pesquisa, etapas de pesquisa desenvolvidas, materiais utilizados, população e amostra, etc. Você já fez isto mas resumido, agora é detalhar.

28 D – RELATÓRIO DE PESQUISA início e término da pesquisa (conforme cronograma e caderno de campo); local da pesquisa e descrição; delineamento da pesquisa; variáveis (se for o caso); definição conceitual, operacional e controle das variáveis, indicadores usados; população e sistema de amostragem; instrumentos de coletas de dados, equipamentos e materiais;

29 D – RELATÓRIO DE PESQUISA procedimentos: descrição das etapas, técnicas, normas e procedimentos usados para a coleta de dados; descrição dos métodos de análise, avaliação, validação, tratamento estatístico dos dados obtidos, etc.

30 D – RELATÓRIO DE PESQUISA 5.1 CRONOGRAMA – o que foi feito (ou será feito) e quando (datas, meses) 5.2 CUSTOS (material e quanto custa o que você precisou ou precisará)

31 D – RELATÓRIO DE PESQUISA 6 RESULTADOS: descrição detalhada dos resultados encontrados e esperados. Mostrar os resultados e fazer uma discussão sobre o significado. 7 CONCLUSÕES: considerações finais (o que se pode fazer para continuar) sobre o desenvolvimento e os resultados da pesquisa.

32 D – RELATÓRIO DE PESQUISA REFERÊNCIAS: bibliografia utilizada para o embasamento científico e teórico. ANEXOS: itens que são complementares ao trabalho, mas não essenciais para a compreensão do Relatório (opcional). Questionários, gráficos, cópias de documentos, de artigos, etc


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