A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Categoria Ensino Médio

5 O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981 e, desde então, contou com a participação da Fundação Roberto Marinho. Em 1988, ganhou a parceria da Gerdau, líder nas Américas na produção de aços longos. Em 2011, a GE veio somar esforços ao PJC. O Nesses 31 anos, o PJC teve mais de 17 mil trabalhos inscritos; premiou 167 estudantes e pesquisadores, concedendo o mesmo número de bolsas de estudos. Mobiliza anualmente 25 mil escolas do Ensino Médio e envolve mais de 3 mil instituições de pesquisa e ensino da ciência em seu processo de divulgação. Na edição passada, recebeu 2.321 trabalhos de pesquisa, sendo 1.967 de estudantes do Ensino Médio.

6 Como pesquisar? O Comece identificando um foco para sua pesquisa, respondendo à pergunta O que pretendo abordar?; O Converse com um de seus professores e peça para que seja seu orientador no Prêmio Jovem Cientista. Ele pode lhe ajudar a selecionar referências sobre o tema, assim como orientar na metodologia de pesquisa; O Procure referências - Descubra quem já pesquisou ou falou sobre o assunto que você quer tratar. Pesquise as questões relativas à inovação tecnológica nos esportes em livros, jornais, revistas, filmes, na Internet, e, sobretudo, na própria comunidade na qual você vive; O Comece a registrar suas ideias. Elabore o foco da pesquisa de forma simples e clara, evidenciando o problema. Explique porque é relevante e as vantagens e benefícios que sua pesquisa vai proporcionar. Sintetize os objetivos que pretende alcançar.

7 Como desenvolver a pesquisa? O Você pode começar definindo algumas hipóteses, elaboradas a partir de sua observação do problema e das referências revisadas. Então defina onde e como será realizada a pesquisa. Especifique o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar as informações. Você poderá optar por vários tipos de amostras; por fazer questionários, entrevistas, visitas, ou simplesmente uma revisão bibliográfica. Todos esses elementos devem responder adequadamente ao problema, ao teste das hipóteses e permitir a realização dos objetivos da pesquisa propostos por você. O Você deve analisar os dados e informações obtidos em sua pesquisa, verificar se eles confirmam ou contradizem suas hipóteses.

8 Critérios de elaboração O Na categoria Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista, o resultado da pesquisa deve ser apresentado em um texto com no mínimo três (3) e no máximo 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5 contendo três partes: - Apresentação (problema, justificativa e objetivos); - Desenvolvimento (pesquisa e análise) - Conclusão (resultado da pesquisa) Uma das páginas deve conter as referências bibliográficas.

9 Conclusão e envio do trabalho O Nesta etapa, você deve explicitar se os objetivos da pesquisa foram atingidos, se as hipóteses ou os pressupostos foram confirmados ou rejeitados. E ainda deve ressaltar a contribuição de sua pesquisa para: o problema apresentado; para você pessoalmente; para a sua comunidade, se for o caso. O Ao terminar a pesquisa, inscreva-se no Prêmio Jovem Cientista com a ajuda de seu professor. Você pode fazer isso pelo site www.jovemcientista.org.br ou pelo correio, enviando a Ficha de Inscrição, o trabalho de pesquisa e seu comprovante de matrícula para o endereço abaixo. O prazo de inscrição é 31 de agosto de 2012.

10 Temas Propostos As pesquisas devem ser sobre qualquer uma das linhas de pesquisa desta edição: - Educação e cidadania para os esportes - Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes - Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos - Gestão e instalação de infraestruturas esportivas - Tecnologia da informação para os esportes

11 Premiação Categoria Estudante do Ensino Médio: 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar: Laptops Macbook Pro, e bolsas de iniciação científica do CNPq; Será concedida ao primeiro colocado e respectivo orientador da categoria "Estudante do Ensino Médio" visita técnica a um dos laboratórios da GE, com todas as despesas pagas, conforme previsto no Regulamento; Será oferecida aos três primeiros colocados da categoria "Estudante do Ensino Médio" e respectivos orientadores visita a uma das Unidades Fabris da GE no Brasil, com todas as despesas pagas, conforme previsto no Regulamento.

12 Publicação dos trabalhos As pesquisas premiadas são publicadas, em livro digital, e recomendadas às universidades e centros de pesquisa de todo o país. Consulte os trabalhos completos apresentados pelos três primeiros lugares de cada Categoria na XXV edição, que tratou de Cidades Sustentáveis. O resumo das pesquisas dos premiados também é divulgado em publicação impressa, lançada na cerimônia de entrega do PJC.

13 Realização


Carregar ppt "Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google