A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Conceitos, importância, indicadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Conceitos, importância, indicadores."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Conceitos, importância, indicadores

2 CONCEITO Fazer referência a trabalhos anteriormente publicados, evidenciando a evolução do assunto; Fazer referência a trabalhos anteriormente publicados, evidenciando a evolução do assunto; Limitar-se às contribuições mais importantes (diretamente ligadas ao assunto); Limitar-se às contribuições mais importantes (diretamente ligadas ao assunto);

3 Conceito Mencionar o nome de todos os autores citados no texto ou em notas e obrigatoriamente nas referências; Mencionar o nome de todos os autores citados no texto ou em notas e obrigatoriamente nas referências; Oferecer subsídios para formulação das hipóteses e a explicação de sua fundamentação. Oferecer subsídios para formulação das hipóteses e a explicação de sua fundamentação. Fonte: Fonte:

4 Outros títulos para revisão bibliográfica Revisão da literatura Revisão da literatura Estado da arte Estado da arte Referencial teórico Referencial teórico Embasamento teórico Embasamento teórico etc. etc.

5 Importância - Verificar se alguém já publicou as respostas às nossas questões, para decidir da pertinência de repetir uma investigação com objetivos idênticos; - Verificar se alguém já publicou as respostas às nossas questões, para decidir da pertinência de repetir uma investigação com objetivos idênticos; - Identificar quais os métodos utilizados em investigações similares, para decidir sobre o melhor método a utilizar; - Identificar quais os métodos utilizados em investigações similares, para decidir sobre o melhor método a utilizar;

6 Importância Para que o autor tenha conhecimento de outras formas e outros pontos de vista sobre o assunto que vai tratar. Para que o autor tenha conhecimento de outras formas e outros pontos de vista sobre o assunto que vai tratar.

7 Conteúdo da revisão bibliográfica Para Silva e Menezes (2009), o conteúdo da revisão bibliográfica deve: abordar o que já se sabe sobre o tema, quais as lacunas existentes e os principais entraves teóricos. De acordo com o objetivo da pesquisa, a revisão apresenta determinado conteúdo:

8 Tipos de revisão - revisão teórica: inserção do problema em um quadro de referência teórica. - revisão empírica: análise do método de pesquisa existente acerca do problema. - revisão histórica: recuperação do conceito, tema ou abordagem do problema.

9 Ordem do conteúdo da revisão A revisão de literatura é mais bem apresentada em blocos de assunto, mostrando a evolução cronológica do tema de maneira integrada, com as devidas citações. A revisão de literatura é mais bem apresentada em blocos de assunto, mostrando a evolução cronológica do tema de maneira integrada, com as devidas citações.

10 Ordem do conteúdo da revisão Conforme Ribeiro (2009), o conteúdo da revisão bibliográfica não deve ser ordenado segundo a cronologia; a estrutura hierárquica vai do assunto mais geral ao mais específico. Na seqüência, o conteúdo deve ser ordenado em seções e sub-seções

11 Padrão de atualização A bibliografia consultada é um indicador da qualidade da pesquisa. Referências atuais (3 últimos anos, por exemplo) devem fazer parte da bibliografia, mostrando que você realmente teve um trabalho de procurar, na literatura, embasamento para o assunto tratado. A bibliografia consultada é um indicador da qualidade da pesquisa. Referências atuais (3 últimos anos, por exemplo) devem fazer parte da bibliografia, mostrando que você realmente teve um trabalho de procurar, na literatura, embasamento para o assunto tratado.

12 Tamanho da revisão bibliográfica O referencial teórico deve ser ao mesmo tempo completo e enxuto. Você deve revisar todos os estudos e autores relevantes diretamente relacionados ao seu assunto principal. O referencial teórico deve ser ao mesmo tempo completo e enxuto. Você deve revisar todos os estudos e autores relevantes diretamente relacionados ao seu assunto principal.

13 Fontes da revisão Nesta revisão, o autor deve demonstrar conhecimento de literatura básica sobre o assunto. Para tanto, recomenda-se a consulta de livros, monografias, dissertações, teses e artigos científicos publicados em revistas com corpo editorial ou na WEB. Nesta revisão, o autor deve demonstrar conhecimento de literatura básica sobre o assunto. Para tanto, recomenda-se a consulta de livros, monografias, dissertações, teses e artigos científicos publicados em revistas com corpo editorial ou na WEB.

14 Veracidade na WEB É importante que a informação recolhida num sítio possa ser confirmada noutro(s) sítio(s) como forma de lhe dar consistência e maior credibilidade.

15 Veracidade na WEB A utilização de sítios Web com credibilidade onde sejam fornecidas links para outros sítios é também outra das estratégias que podemos utilizar. Pesquisar em sítios Web que, à partida, são idôneos em termos dos conteúdos que tornam públicos. Temos como exemplo as instituições educativas, que se identificam através do domínio.edu. Todavia, por si só, isto não significa uma certeza absoluta sobre a qualidade da informação veiculada. Outros domínios comuns são os seguintes:

16 Domínios edu - educação com - organizações comerciais eu - União Européia org - organizações sem fins lucrativos gov – governo. edu - educação com - organizações comerciais eu - União Européia org - organizações sem fins lucrativos gov – governo.

17 Credibilidade dos sítios Elaborar perguntas simples como: Elaborar perguntas simples como: Quem é o autor desta informação? Quem é o autor desta informação? Em que data foi publicada? Em que data foi publicada? A informação é factual? A informação é factual? A informação resulta da opinião pessoal de alguém? A informação resulta da opinião pessoal de alguém? Que garantias são dadas de que posso confiar nesta informação? Que garantias são dadas de que posso confiar nesta informação?

18 Credibilidade - perguntas O conteúdo é fidedigno? O conteúdo é fidedigno? A origem do conteúdo é conhecida? A origem do conteúdo é conhecida? A informação não contém erros? A informação não contém erros? Os textos e mensagens são claros e cientificamente corretos? Os textos e mensagens são claros e cientificamente corretos? Inclui informação acerca da última atualização? Inclui informação acerca da última atualização?

19 FIM


Carregar ppt "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Conceitos, importância, indicadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google