A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
Dissertação/artigo

2 Componentes Resumo 1 – Introdução 2 – Revisão bibliográfica
3 – Metodologia; 4 – Análise dos resultados; 5 – Conclusão Referências Apêndices e anexos

3 INTRODUÇAO Problematização e delimitação do Tema;
Objetivos gerais e específicos; Hipóteses ou pressupostos adotados (estudos exploratórios); Motivação e relevância do tema; Estrutura do trabalho. Tarefa: identificar componentes da introducao segundo diversos sites e autores – relacionar no moodle

4 Função da introdução Ajudar os leitores a fazer uma transição entre os seus próprios mundos e os temas/assuntos sobre os quais se escreve; Dar ferramentas aos leitores para entender o tópico/assunto abordado e levar em conta o que o autor está dizendo;

5 Importância a. Criar uma primeira boa impressão
 A introdução deve ser concisa, engajada e bem escrita para que os leitores avaliem bem o autor quanto suas habilidades analíticas, sua escrita e seu documento.

6 Importância Na introdução deve estar claro o seguinte:
● Qual é o assunto/tópico; ● Porque ele é importante; ● Planejamento sobre a discussão/argumentação; ● A tese que sustentará o argumento principal;

7 Importância A introdução deve chamar a atenção e interesse do leitor, isto pode ser conseguido através de uma abertura com uma história irresistível, uma citação fascinante, uma questão interessante ou um exemplo sensacional, visando demonstrar a relevância do tema abordado.

8 Estratégia para escrever uma boa introdução
Começar pensando sobre questões/perguntas. O artigo/documento será a resposta à pergunta estipulada. A resposta direta a esta pergunta será a tese. Tentar escrever a introdução por último. Não ter medo de escrever uma introdução tentativa primeiro e então modificá-la mais tarde. Iniciar com algo que chame a atenção dos leitores, como um exemplo intrigante, uma citação provocativa, ou uma questão que provoque uma análise. Ser direto e confiante. Ser assertivo no argumento principal.

9 Como avaliar uma introdução
Pedir a um amigo para ler o documento e verificar se ele é capaz de informar o que será discutido, tipos de evidências que serão utilizadas e se ele é capaz de predizer o resto do documento. Em caso positivo a introdução provavelmente está boa.

10 Falhas na introdução Introdução só para ocupar espaço. Ela contém frases vagas e não dizem muito; Introdução com a questão/pergunta remodelada; Introdução com definições retiradas de dicionários;

11 Falhas na introdução  Introdução com declarações amplas e vagas relativas ao início dos tempos. Usualmente ela é geral e falha ao conectar-se com a monografia.  Introdução tipo relatório de livro. Não é efetiva porque oferece detalhes que o leitor já sabe e são irrelevantes para a tese.

12 Função da introdução A introdução é a primeira parte do "corpo do trabalho" e dela devem fazer parte: Antecedentes do problema, tendências, pontos críticos; caracterização do tema e da organização. Formulação do problema que inclui: dados e informações que dimensionam a problemática. Objetivos: que traduzem os resultados esperados com a pesquisa. Justificativas: corresponde a defesa da pesquisa quanto a sua importância, relevância e contribuições.

13 FIM


Carregar ppt "PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google