A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

3 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
O Conselho Diretor da Comissão Gestora do Projeto Tempo de Ser, em cumprimento de sua atribuição disposta no artigo 24, II, do Estatuto e artigo 4º de seu Regimento Interno, define a seguir as diretrizes básicas para elaboração, recebimento, apresentação e implantação de projetos do interesse do PTS.

4 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
Para os fins pretendidos considera-se projeto de interesse do PTS qualquer ideia, planejamento ou atividade que guarde relação com os objetivos e princípios do Projeto Tempo de Ser. I – FORMATO Os projetos deverão ser apresentados por escrito e deverão conter: 1. Título do projeto Deve dar uma idéia clara e concisa do(s) objetivo(s) do projeto.

5 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
2. Caracterização da necessidade (assunto) e justificativa Aqui deve ficar claro que o projeto é uma resposta a uma determinada questão, necessidade ou interesse percebido e identificado pela comunidade ou pelo autor. Deve descrever com detalhes o diagnóstico da questão, necessidade ou interesse que o projeto se propõe a trabalhar, a descrição dos antecedentes (ou situação atual), relatando se algo já foi feito ou está em curso para tratar do assunto.

6 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
A justificativa deve apresentar respostas para a questão POR QUÊ? Por que executar o projeto? Por que ele deve ser aprovado e implementado? Algumas perguntas que podem ajudar a responder estas questões: Qual a importância dessa necessidade, questão ou interesse para a comunidade? Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos nessa temática?

7 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
Qual a possível relação e atividades semelhantes ou complementares entre eles e o projeto proposto? Quais os benefícios a serem alcançados pela comunidade e os resultados para o PTS?

8 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
3. Objetivos A especificação do objetivo responde as questões: PARA QUE? PARA QUEM? Os objetivos devem ser formulados sempre como a solução de uma necessidade, questão ou interesse e o aproveitamento de uma oportunidade. Distinguir dois tipos de objetivos:

9 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
Objetivo Geral: Corresponde ao produto final que o projeto quer atingir. Deve expressar o que se quer alcançar em longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de duração do projeto. O projeto não é um fim em si mesmo, mas um meio para alcançar um fim maior.

10 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
Objetivos específicos: Corresponde às ações que se propõe a executar dentro de um determinado período de tempo. Também podem ser chamados de resultados esperados e devem se realizar até o final do projeto.

11 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
4. Metas A metas não se confundem com os objetivos específicos, são os resultados parciais a serem atingidos e devem ser bastante concretas expressando quantidades e qualidades dos objetivos, ou QUANTO será feito. A definição de metas deve conter elementos quantitativos e qualitativos. Devem responder as perguntas: o que se quer? Para que se quer? Quando se quer? Cada objetivo específico deve ter uma ou mais metas (quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais fácil será definir os indicadores que permitirão evidenciar seu alcance).

12 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
5. Metodologia Descrever as formas e técnicas que serão utilizadas para executar o projeto. Deve responder: COMO? COM QUE? ONDE? QUANTO? A Metodologia deve corresponder às seguintes questões: a) Como o projeto vai atingir seus objetivos? b) Como começarão as atividades? c) Como serão coordenadas e gerenciadas as atividades? d) Como e em que momentos haverá a participação e envolvimento direto da comunidade?

13 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
6. Cronograma O cronograma responde a pergunta: QUANDO? Deve ser preenchido conforme Planilha de Implantação de Projeto, em anexo. 7. Orçamento/Análise Econômica e Financeira Respondendo à questão COM QUANTO? E a estimativa de créditos.

14 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
II - FLUXO 1. Elaborado, o projeto deverá ser disponibilizado ao Conselho de Comunicação e Fluxo de Dados da COMGE, por meio da área específica no Portal. 2. O Conselho de Comunicação atribuirá um número identificador do projeto por meio da abertura de um ticket no SSFD, encaminhando-o ao Conselho Diretor.

15 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
3. No Conselho Diretor o projeto seguirá os trâmites de seu Regimento Interno, sendo acrescentada a possibilidade de convite do(s) responsável(eis) do projeto para reunião(ões) de apresentação e complemento de informações. Nestas reuniões poderão estar presentes somente membros do Conselho Diretor, outros membros da COMGE ou esta em sua totalidade se assim a necessidade exigir.

16 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
4. Finalizadas as fases anteriores e, aprovado o projeto, este seguirá para execução. Não aprovado, todos os fundamentos desta decisão deverão ser apresentados pessoalmente pelo Conselho Diretor e/ou demais áreas da COMGE ao(s) responsável(eis), em data previamente agendada.

17 DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
Justificativa. Objetivos. Indicadores. Requisitos. Atividades. Tempo. Dinheiro. Pessoas. Plano de gestão do produto ou serviço implantado. Equipe i Análise ambiental, com negócio e tendências. Decisão: modifica, aprova ou arquiva. Análise econômico-financeira. Reestudo Execução f Arquivamento


Carregar ppt "PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google