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Agências de Notícias Imprensa Jovem

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Apresentação em tema: "Agências de Notícias Imprensa Jovem"— Transcrição da apresentação:

1 Agências de Notícias Imprensa Jovem
Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011

2 Cronograma do curso Princípios da cobertura jornalística
Formatos de textos jornalísticos e Webwriting Fotojornalismo Radiojornalismo Telejornalismo Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem

3 Neste encontro Como se faz um projeto? Por que um projeto? O PROJETO

4 Considerações iniciais
O que é um projeto? As perguntas principais a que um projeto deve responder. Por que precisamos de um projeto? Quais as peculiaridades de um projeto para criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem? Quando um problema se transforma em demanda, surge um projeto.

5 O que é um projeto? No sentido literal, projetar é antecipar o
futuro, não só desenhando aquilo que se quer ver realizado, como prevendo os recursos necessários – materiais, equipamentos, pessoas e tempo – que serão empregados em sua realização. O projeto em si, é uma peça técnica escrita destinada a referenciar o grupo pedagógico ao longo de sua trajetória no espaço educativo.

6 As perguntas principais a que um projeto deve responder
A redação de um projeto deve responder basicamente as seguintes questões: Quem propõe? O que propõe? Para quem propõe? Por quê? Como pretende realizar aquilo que está sendo proposto? Quando? Onde? O que será preciso? Quanto vai custar?

7 Por que precisamos de projetos?
Para organizar na mente de seus idealizadores o desenho geral e as tarefas específicas que caberão a cada componente da equipe. Para evitar a pulverização de esforços, a duplicidade de soluções e o retrabalho.

8 Projeto multi-tarefa; Equipe diferenciada;
Quais as peculiaridades de um projeto para criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem? Projeto multi-tarefa; Equipe diferenciada; Noções básicas de empreendimento de todas as mídias disponíveis; Blog como banco de dados; Relação escola-comunidade; Periodicidade; Manejo de cobertura jornalística. 8

9 Elementos de um projeto
CRIAÇÃO Título Concepção Justificativa GESTÃO Objetivos Metas Desenvolvimento: tarefas, cronograma, organograma Recursos necessários Avaliação e Registro

10 Título Deve definir, sem margem de dúvida, o que realmente se pretende. “Radioescola do Colégio D. Pedro II” soa muito melhor que “Interdisciplinaridade através da mídia radiofônica”.

11 Concepção É a definição sucinta da natureza (finalidade, orientação, motivação) e do alcance (âmbito, escopo) do que se planeja. Construção coletiva através da qual a equipe escolar (professoras e alunos, direção, pais e funcionários) esteja integrada para o uso e desenvolvimento de novas mídias, bem como novos meios para se propagar a comunicação e exercitar a expressão comunicativa.

12 IMPORTANTE: JUSTIFICATIVA NÃO É OBJETIVO!
Descrição da demanda ou necessidade que se quer ver atendida. É importante que ela não seja só uma causa genérica, que poderia muito bem ser atendida por qualquer projeto semelhante, mas que se demonstre, na sua especificidade, a importância e a pertinência da proposta específica. IMPORTANTE: JUSTIFICATIVA NÃO É OBJETIVO!

13 Os objetivos são avaliados como:
São as intenções amplas e abrangentes a que se pretende contemplar por meio do projeto. Os objetivos são avaliados como: gerais – quando se referem ao universo macro da estrutura onde o projeto será realizado. específicos – que podem ser entendidos como tarefas a serem cumpridas dentro do próprio projeto.

14 Metas São mensuráveis e quantificáveis.
Quantos alunos serão beneficiados pelo projeto? Durante quanto tempo? Quantas produções resultarão da atividade? Nesta ação, serão beneficiadas como “executores” do projeto 15 crianças, com o acompanhamento de uma professora responsável. Porém, em se tratando de pessoas envolvidas, esse número cresce consideravelmente, já que podemos pensar que, envolvidos no projeto diretamente são os executores e indiretamente, todos aqueles que partilharão dessa comunicação: demais crianças, funcionários, pais e a comunidade escolar em geral.

15 Desenvolvimento TAREFAS: o passo-a-passo do projeto deverá ser detalhado, em termos de: fases de trabalho, ações a serem realizadas em cada fase e maneira como isso deverá acontecer. É ESSENCIAL APRESENTAR UM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO.

16 Recursos necessários Todos os projetos devem contar com uma previsão realista dos recursos necessários para a sua implementação. Classicamente, a metodologia de projetos costuma dividir estes recursos em: materiais: expressos na forma de equipamento, bens consumíveis e outros itens que podem (e devem) ser orçados em espécie; humanos: itens que dizem respeito à organização de pessoas e divisão das respectivas tarefas. Assim como os materiais devem ser previstos sempre para mais, deve-se buscar obter também uma folga de recursos humanos, prevendo-se uma relação de suplentes para todas as funções importantes.

17 Avaliação A metodologia de avaliação deve contemplar tanto o conjunto do projeto, na forma de avaliação final, ao término do ano ou do semestre, como as avaliações pontuais desenvolvidas ao longo das atividades. É importante que as avaliações sejam feitas coletivamente, internamente com a equipe que desenvolve o projeto, bem como com a comunidade escolar em que o projeto acontece.

18 Atividade Elaborar, tendo em mente a escola em que o projeto será desenvolvido, um projeto educomunicativo para a criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem. Esse projeto deverá ser socializado no ambiente de formação do Programa Nas Ondas do Rádio e deverá ter um professor-mediador como responsável pela execução e acompanhamento do mesmo, junto a uma equipe de, no mínimo, 15 alunos de quaisquer idades e séries.

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