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GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.

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1 GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

2 Cronograma Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá- los A escola como ecossistema comunicativo / O papel do gestor de projetos educomunicativos / Os fluxos de comunicação na escola Porque e como escrever um projeto Instrumentos de avaliação / Gestão do conhecimento / Gestão de recursos e de produtos da Comunicação

3 Por que e como escrever um projeto Projeto Educomunicativo Exercício democrático Motivado pela realidade Resposta para um problema concreto Empoderamento do coletivo

4 Formação de Gestores de Projetos Educomunicativos Por que e como escrever um projeto?

5 Necessidade de um projeto Quando um problema se transforma em demanda, surge um projeto. Demanda: necessidade que encontrou vontade política, apoio da população e condições de ser atendida através de um projeto.

6 ENTRE OS MUROS DA ESCOLA Título original: (Entre les Murs) Lançamento: 2007 (França) Direção: Laurent Cantet Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 min Gênero: Drama Título original: (Entre les Murs) Lançamento: 2007 (França) Direção: Laurent Cantet Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 min Gênero: Drama

7 PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO Desenvolvimento do Projeto Educom.rádio – Educomunicação Nas Ondas do Rádio (2001), o qual se originou de uma demanda social, acrescida de vontade política, para diminuir a violência nas escolas. DEMANDA SOCIAL + VONTADE POLÍTICA + PROJETO EDUCOM.RÁDIO = PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO (NOR) DEMANDA SOCIAL + VONTADE POLÍTICA + PROJETO EDUCOM.RÁDIO = PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO (NOR)

8 OBJETIVO Promover o diálogo franco e aberto no espaço escolar, mediado pelas tecnologias da comunicação.

9 JUSTIFICATIVA O rádio e as demais tecnologias da comunicação fascinam as novas gerações, proporcionam momentos de descontração e criatividade, e facilitam o diálogo, melhorando as relações interpessoais, fortalecendo o protagonismo infanto-juvenil.

10 Política Pública Ao se transformar em política pública, são criadas as condições para continuidade e ampliação da proposta (hoje Programa do Governo Municipal), que se concretiza por meio de novos projetos nas escolas.

11 Documentação POR QUE UM PROJETO PRECISA SER DOCUMENTADO?

12 Documentação Um documento escrito permite organizar as ideias, fazer contatos, estabelecer parcerias e conseguir apoio financeiro. O interlocutor terá mais compreensão da proposta e se sentirá seguro ao apoiar uma ação que possa ser visualizada no papel e/ou na tela de um computador de forma completa. Essas articulações implicarão em mudanças no que já havia sido escrito. E isso poderá ser muito positivo, pois a ideia é que, com a ajuda de outras pessoas, a proposta seja melhorada.

13 Redação Quem propõe? O quê? Para quem? Por quê? Como pretende realizar aquilo que está sendo proposto? Quando? Onde? O que será preciso? Quanto vai custar? A redação de um projeto deve responder basicamente as seguintes questões:

14 Professor-mediador O gestor de projetos educomunicativos ou professor-mediador deverá negociar externamente para garantir recursos, e internamente, para garantir a segurança e a identidade do grupo responsável pelo projeto. Ressalta-se a importância da participação dos alunos na construção do mesmo.

15 Itens de um projeto Capa Apresentação Justificativa Objetivo geral Objetivos específicos Público-alvo Metodologia Equipe responsável Parcerias Instrumentos de avaliação* Cronograma Orçamento Anexos O quê? Para quem? Por quê? Como pretende realizar aquilo que está sendo proposto? Quando? Onde? O que será preciso? Quanto vai custar?

16 * Instrumentos de avaliação São indicadores de resultados: Diminuição da violência, ampliação da capacidade de expressão, pró-atividade de segmentos da comunidade escolar, protagonismo infanto-juvenil, apropriação técnica e das linguagens midiáticas, capacidade de leitura crítica dos meios, melhora no desempenho escolar dos alunos participantes, etc.

17 Conclusão A conclusão de um projeto deve provocar novas ideias e apontar novos desafios. Um bom projeto se retroalimenta.

18 Atividade Elaborar uma proposta de trabalho (projeto); Preparar uma apresentação (.ppt); Criar um teaser (peça publicitária) para o projeto. Observação: Os materiais serão socializados no último encontro. Elaborar uma proposta de trabalho (projeto); Preparar uma apresentação (.ppt); Criar um teaser (peça publicitária) para o projeto. Observação: Os materiais serão socializados no último encontro.

19 Quem somos? COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) Isabela Rosa da Silva (apoio) Diego Balbino (apoio) FORMADORES Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço


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