A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT) PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO OUTUBRO - 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT) PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO OUTUBRO - 2010."— Transcrição da apresentação:

1 PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT) PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO OUTUBRO

2 Nesta aula: O que é pauta O que são fontes de pauta O que é roteiro ou script Como escrever um roteiro de rádio

3 PAUTA Síntese dos principais assuntos que serão abordados no programa; uma orientação para o trabalho do(a) (edu)comunicador(a). A PAUTA deve conter: 1)um resumo do que deve ser apurado (levantado/pesquisado); 2)indicações básicas, como: pessoas que devem ser entrevistadas (envolvidas no assunto, especialistas sobre o tema); 3)um meio de contato com essas pessoas (telefone, endereço); 4)um resumo do assunto a ser tratado.

4 FONTES São as origens da notícia; locais ou pessoas que podem dar informações relevantes para a comunidade. A FONTE pode ser: Oficial – representantes do governo, instituições, escolas etc. Eventual – qualquer pessoa da comunidade. Documental – arquivos, livros, documentos etc. É importante confirmar os dados e checar a veracidade das informações antes de transmitir uma notícia. Para tanto, deve-se consultar mais de uma fonte.

5 Exemplo de PAUTA O Ministério da Educação liberou verbas que serão repassadas ao município ou diretamente à escola X. O radialista deve entrevistar a comunidade escolar (diretor, professores e pais de alunos) para saber, entre outras coisas: as necessidades da escola; como o dinheiro será empregado; quais serão os resultados na melhoria; qual é o valor do dinheiro, etc..

6 ROTEIRO ou SCRIPT O roteiro é o texto guia do programa. Deve-se escrever o roteiro para que se possa guiar quando o programa estiver no ar. REGRAS que devemos conhecer: as folhas de textos radiofônicos são chamadas de laudas; o texto deve ser escrito com espaço duplo entre as linhas; não se usa tabulação no início dos parágrafos; as frases devem ser curtas e na ordem direta (sujeito, verbo e complemento); pessoas são mencionadas pelo nome e pela função que exercem na sociedade; não quebrar frases no final da lauda.

7 Exemplo de ROTEIRO ou SCRIPT roteiros_Programa01.pdf ecosolidaria_programa_01_Economia_Solidaria_e_Inclusao.mp3

8 Fonte: material_radio.asp

9 Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Carlos Eduardo Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Mauro Cordeiro Paola Prandini Salete Soares Silene Lourenço Programa Nas Ondas do Rádio


Carregar ppt "PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT) PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO OUTUBRO - 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google