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A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.

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1 A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010

2 Pluralidade: diferentes públicos Diversidade: diferentes opiniões Interface com diversas áreas do conhecimento Economia Sociologia Educação Saúde Geografia História Literatura Música Artes Plástica Teatro Direito Tecnologia Características

3 Veículo didático Comunicação rápida e imediata Baixo custo Fonte de novidades Atinge um público pouco familiarizado com a leitura Características

4 Periodicidade - diária, semanal, quinzenal, mensal Comunicação comunitária e alternativa classificados datas cívicas e históricas agenda cultural noticiário político-econômico resenha literária utilidade pública Características

5 Clareza Objetividade Precisão Didatismo Linearidade Coerência Linguagem jornalística

6 Notícia e Reportagem Gêneros da Reportagem investigativa interpretativa perfil polêmica Linguagem jornalística

7 Matérias podem ser: Entrevista Artigo Crítica Serviços Editorial Anúncios Enquete Linguagem jornalística

8 Pauta – é o primeiro roteiro para a produção de textos jornalísticos e material iconográfico. Editorias - são espaços dedicados para assuntos específicos Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001 Linguagem jornalística

9 Cada editoria deve ter uma relação de temas que devem ser periodicamente acompanhados. Cada editoria também deve produzir pautas especiais. Manual da redação: Folha de S. Paulo. São Paulo, Publifolha, 2001 Linguagem jornalística

10 Lide (lead) : primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas: o que, qual, quem, quando, onde, como e por que? Parte da idéia da pirâmide invertida, ou seja, os fatos seriam relatados em ordem decrescente de importância Linguagem jornalística

11 Pirâmide invertida uma notícia aborda os dados mais importantes seguida de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. Linguagem jornalística

12 Definir qual será a finalidade do JM Determinar o espaço necessário para a cobertura dos assuntos pautados Definir onde colocar o JM - fácil acesso, sem interromper a passagem das pessoas - boa visibilidade Ex: corredores, cantina, área de lazer, padarias Como fazer?

13 o Estrategista no desenvolvimento do veículo o Articulador das etapas de produção o Facilitador do processo Papel do professor

14 - envolvimento dos participantes do projeto - veículo para produção do conhecimento Avaliação do Jornal Mural

15 - material de base: papel craft, tela de galinheiro, plástico, etc - material para montagem: cartolinas, cola, alfinete, pincel, tesoura, papeis de desenho, clipes, fitas adesivas Materiais

16 - grande painel - visível a distância - ilustrado - colorido - afixado em locais de fácil acesso e boa visibilidade (corredor, cantina, área de lazer) Características visuais

17 Promover a participação de seus leitores, de forma que eles também possam produzir notícias. Como fazer isso? DESAFIO


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