A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sérgio Elias Vieira Cury. Sérgio Cury Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sérgio Elias Vieira Cury. Sérgio Cury Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Sérgio Elias Vieira Cury

2 Sérgio Cury Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. Principal objetivo: leitura, análise e interpretação de textos

3 1º - O professor ou o coordenador geral fornece aos participantes um texto-roteiro apostilado, ou marca um tema de estudo que deve ser lido antes por todos, a fim de possibilitar a reflexão e a discussão; 2º - Procede-se à leitura e discussão do texto-roteiro em pequenos grupos. Cada grupo terá um coordenador para dirigir a discussão e um relator para anotar as conclusões particulares a que o grupo chegar;

4 3º - Cada grupo é designado para fazer: a. exposição temática do assunto, valendo-se para isso das mais variadas estratégias: exposição oral, quadro, datashow, etc. Trata-se de uma visão global do assunto e ao mesmo tempo aprofunda-se o tema em estudo; b. contextualizar o tema ou unidade de estudo na obra de onde foi retirado do texto;

5 c. apresentar os principais conceitos e idéias essenciais do texto (temática resumida, valendo-se também de outras fontes que não o texto em estudo – confrontar opiniões); d. levantar os problemas sugeridos pelo texto e apresentar os mesmos para discussão; e. fornecer bibliografia especializada sobre o assunto e se possível comentá-la;

6 4º - Apresentação das conclusões dos grupos para o plenário. Cada grupo, através de seu coordenador ou relator, apresenta as conclusões tiradas pelo grupo. É comum abrir espaço para o público fazer perguntas. O coordenador geral ou o professor faz a avaliação sobre os trabalhos dos grupos, especialmente do que atuou na apresentação, bem como uma síntese das conclusões.

7 Um bom seminário pode ser entendido como a exposição do texto, mas também a apresentação de uma reflexão sobre o texto analisado, suas perspectivas e opiniões. Recomenda-se que o seminário não exceda em muito o tempo, sob o risco de ficar enfadonho. É muito interessante treinar a apresentação em casa. A exposição do texto, a reflexão e as novas opiniões devem estar bem distribuídas na apresentação do seminário.

8 Sérgio Cury Recomenda-se, também, que um texto em forma de Relatório, seja produzido para a apresentação. Não se basear apenas em tópicos ou idéias principais enumeradas! Um texto pronto sobre o tema do seminário já pode servir como trabalho escrito, já que alguns professores pedem não só a apresentação do seminário, mas também um texto escrito sobre o que você vai apresentar.

9 Sérgio Elias Vieira Cury

10 Sérgio Cury 1.CONCEITO DE RELATÓRIO "É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e mesmo a cópia de artigos"

11 Sérgio Cury 2. OBJETIVOS De um modo geral, podemos dizer que os relatórios são escritos com os objetivos: - divulgar os dados técnicos obtidos e analisados; - registrá-los em caráter permanente; - Relatar de forma sucinta as atividades e observações realizadas durante um trabalho acadêmico.

12 Sérgio Cury 3. TIPOS DE RELATÓRIOS Os relatórios podem ser dos seguintes tipos: - técnico-científicos; - de viagem; - de estágio; - de visita; - administrativos; - e fins especiais.

13 4. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO É o documento original pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda o registro permanente da informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises.

14 5. FASES DE UM RELATÓRIO Geralmente sua elaboração passa pelas seguintes fases: a) plano inicial: determinar origem, preparação do relatório e do programa de seu desenvolvimento; b) coleta e organização do material. c) redação: recomenda-se uma revisão crítica do relatório, considerando-se os seguintes aspectos: redação (conteúdo e estilo), seqüência das informações, apresentação gráfica e física.

15 7. TÉCNICA DE REDAÇÃO DO RELATÓRIO Cada um tem seu estilo de redação. Todavia, é importante algumas considerações sobre a técnica de redação usada num relatório:

16 1º - UNIDADE: O texto deve ser uniforme, isto é: dar a impressão ao leitor que foi escrito por uma única pessoa, mesmo que tenha sido fruto de várias cabeças. Nada mais desagradável do que a leitura de um relatório com estilos de redação diversos. Esta variedade de estilos quebra a unidade do texto e prejudica a compreensão do conteúdo.

17 2º - COERÊNCIA O texto do relatório deve ser coerente com os fatos apresentados. Deve, também existir uma coerência entre o texto e a metodologia ou outras partes do relatório.

18 3º - LINGUAGEM Na redação do relatório de pesquisa devemos tomar especial cuidado com a linguagem. Os seguintes pontos devem ser observados: · Usar as palavras certas, isto é: que tenham um significado certo para quem for ler o relatório. Não usar sinônimos de determinadas palavras apenas por questões de estilo. Em dúvida de significado, consultar um dicionário. · Frases curtas. · Usar sempre ordem direta


Carregar ppt "Sérgio Elias Vieira Cury. Sérgio Cury Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google