A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica Divulgação de resultados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica Divulgação de resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Divulgação de resultados
Introdução à Medicina Metodologia Científica Divulgação de resultados

2 Metodologia Científica na Investigação Clínica
Introdução à Medicina Metodologia Científica na Investigação Clínica A Investigação Clínica como um processo 1. Formulação da questão 2. Desenho do estudo 3. Selecção das fontes de dados 4. Selecção dos participantes 5. Elaboração do Protocolo 6. Colheita de dados 7. Processamento e análise de dados 8. Divulgação de resultados

3 8 - Divulgação de resultados
Formatos de publicação Comunicação oral Poster Resumo Artigo científico Artigo original Artigo de revisão bibliográfica Carta ao editor Relatório de investigação Capítulo de livro Tese Mestrado Doutoramento

4 8 - Divulgação de resultados
Artigo Científico Organização IMRAD (Introdução, Material e Métodos, Resultados And Discussão) Autores Título e Palavras Chave Abstract Introdução Participantes e Métodos Resultados Discussão Bibliografia

5 8 - Divulgação de resultados Abstract (estruturado)
Introdução Objectivo Participantes e Métodos Resultados Discussão/Conclusões

6 8 - Divulgação de resultados
Introdução Definição, contextualização e demonstração da relevância da questão abordada; Comentário sumário sobre questões em aberto na área; Objectivos do estudo.

7 8 - Divulgação de resultados
Participantes e Métodos Desenho do estudo; Selecção de participantes; Variáveis analisadas e instrumentos para a colheita de dados; Métodos de colheita de dados; Processamento dos dados; Análise estatística.

8 8 - Divulgação de resultados
Resultados apresentados de forma estuturada e fazendo uso racional de tabelas e gráficos.

9 8 - Divulgação de resultados
Discussão Apresentar as principais conclusões do estudo; Discussão das limitações conceptuais, metodológicas e operacionais do estudo e suas implicações relativamente às conclusões; Discussão das conclusões do estudo à luz dos resultados de outros estudos a nível nacional e internacional;

10 8 - Divulgação de resultados
Discussão Um último comentário sobre a principal mensagem, controversias e implicações decorrentes das conclusões; Comentário sobre as perspectivas futuras na área abordada.

11 8 - Divulgação de resultados
Título Curto; Indicar claramente o conteúdo do artigo; Evitar títulos sensacionalistas; Evitar abreviaturas; Ter em conta o público alvo (colocar o mais importante no início do título); Não usar frases “lapidares”; Evitar redundancia (“Um estudo sobre…”) Sugestão: utilizar questões!

12 8 - Divulgação de resultados
Palavras chave Até 10; Escolhidas a partir dos termos MeSH (Medical Subject Headings); Não duplicar palavras do título.

13 8 - Divulgação de resultados
Referências Estilo de Vancouver; Uniform Requirements;

14 8 - Divulgação de resultados
Processo editorial Envio do artigo e carta de apresentação respeitando as regras do guia para autores da revista; Registo e leitura; Envio para os “referees”; Tomada de decisão; Comunicação da decisão (rejeição ou aceitação) e envio dos comentários; Correcções e publicação.

15 8 - Divulgação de resultados
Agradecimentos Autoria Descrição de tarefas Declaração de interesses

16 8 - Divulgação de resultados
Questões de estilo Inglês; Discurso claro e conciso; Construção de frases (sujeito, predicado e complemento); Regra geral (Introdução, desenvolvimento e conclusão); Construção de parágrafos - unidade de informação - princípio (frase tópico); meio (desenvolvimento da ideia/argumento; utilização de palavras de ligação) e fim (frase conclusiva).

17 8 - Divulgação de resultados
Outros formatos Comunicação oral Segundo William Mayo: Comece com uma frase arrebatadora, termine com um forte sumário; no meio fale com simplicidade, clareza e objectividade; e sobretudo seja breve Brevidade: minutos 3 partes: introdução, corpo principal (métodos, resultados) e conclusões Erros: Ler; Falar demasiado depressa; Excesso de detalhe; Uso de jargão; Ficar enredado em argumentos complexos; Ilustrações incompreensíveis.

18 8 - Divulgação de resultados
Outros formatos Poster Técnicas de publicidade - Fazer chegar as ideias aos presentes! Segue a organização IMRAD (Introdução, Material e métodos, resultados And Discussão); Breve; Organizado; Simples, com um tema ou mensagem centrais; Legível a 1-2m; Esteticamente agradável; Nada deve distrair da mensagem científica; Texto dividido em pequenos blocos (<20 linhas seguidas); Usar listas concisas sempre que possível.


Carregar ppt "Metodologia Científica Divulgação de resultados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google