A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discilpina: Nutrição de Plantas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discilpina: Nutrição de Plantas"— Transcrição da apresentação:

1 Discilpina: Nutrição de Plantas
Universidade Federal do Piauí Campus Profa Cinobelina Elvas Curso de Mestrado em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas Discilpina: Nutrição de Plantas Docente responsável: Dr. Ítalo Herbert Lucena Cavalcante Discente: Escrever nome Bom Jesus-PI Março, 2009

2 Análise crítica de artigo
Título do artigo: Título do trabalho Autores: Escrever autores. Revista, v. XX, n.x, p. xx-xx, ano Eng. Agr., MSc. Nome

3 Análise Crítica 1 – Citação dos autores (ano da publicação)
1. TÍTULO Analisar o título do trabalho e se for o caso sugerir um novo título Demais itens a serem analisados: resumo, abstract, introdução, material e métodos, conclusão, referências bibliográficas.

4 O TÍTULO deverá ser conciso e indicar o conteúdo do trabalho
O TÍTULO deverá ser conciso e indicar o conteúdo do trabalho. Não deve incluir nomes científicos de espécies de plantas, animais ou outros organismos, excetuando-se quando não houver nome comum em português ou no idioma escolhido para publicação. No título devem ser evitados termos como avaliação, caracterização, comportamento, contribuição, determinação, efeito, estudo, importância, influência, resposta, ou assemelhados Resumo e abstract: Devem conter narrativa direta do que foi feito e estudado, onde (local) e quando (data), definindo claramente a hipótese, os objetivos e apresentando os mais importantes resultados e conclusões. O ABSTRACT deve ser tradução fiel do RESUMO. A INTRODUÇÃO deve ser breve, justificando mediante referência bibliográfica, a razão da realização do trabalho, definindo claramente o tipo de problema identificado, as hipóteses para solução do mesmo e finalizando com os objetivos.

5 O MATERIAL E MÉTODOS deve conter informações e detalhamento necessários para que o trabalho possa ser repetido por outros pesquisadores. Equipamentos e instrumentos utilizados devem ser cuidadosamente identificados quando de conhecimento de domínio público ou descritos nos demais casos. Métodos analíticos e estatísticos não precisam ser descritos quando encontrados nas referências. Informações sobre delineamento experimental e detalhamento da distribuição das parcelas no campo são fortemente recomendados, bem como, quando for o caso, a indicação do programa de computador utilizado para as análises. Fórmulas químicas devem ser digitadas de acordo com a nomenclatura adotada pela Chemical Society e publicadas no Journal of the Chemical Society, p.1067, Nos quadros ou tabelas as fórmulas químicas devem estar no rodapé dos mesmos. Os produtos químicos, em geral, devem ser apresentados por meio de nomes técnicos ou referência ao princípio ativo. O Conselho Editorial condena a utilização de nomes comerciais de quaisquer produtos, no entanto, quando esses nomes forem essenciais serão inseridos como notas de rodapé. Também deve ser indicado o local do estudo, e no caso de experimentos a campo devem preferencialmente constar informações como coordenadas geográficas, clima, e classe de solo (conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e/ou Soil Taxonomy).

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados devem conter apresentação concisa dos dados obtidos. Quando apresentados por meio de quadros ou tabelas não apresentá-los como figuras. Os quadros, as tabelas e as figuras, devem ser auto-explicativos não devendo ser necessário recorrer ao texto para sua compreensão. Quando a informação numérica for precisa e passiva de comparação com outras relatadas, sugere-se a utilização de quadros ou tabelas, porém, figuras contendo gráficos são ideais para apresentação de tendências e registro de grande número de informações. Os resultados deverão ser apresentados de acordo com as unidades do Sistema Internacional de Unidades. A discussão deve ser restrita às informações apresentadas devendo ser a ligação entre os resultados obtidos e os encontrados na bibliografia e as conseqüências disso para a ciência. São condenadas generalizações não fundamentadas nos resultados, como também, quando fundamentadas em comunicações pessoais ou publicações de circulação restrita. As CONCLUSÕES devem ser elaboradas com base nos objetivos do trabalho. Devem ser utilizadas frases objetivas que não sejam mera reapresentação dos resultados, no presente do indicativo.

7 As REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS somente devem incluir os trabalhos citados no texto, quadros, tabelas e figuras. Devem ser listadas alfabeticamente. O Conselho Editorial recomenda enfaticamente que seja observado o cuidado de apresentar PELO MENOS 50% DAS REFERÊNCIAS PROVENIENTES DE PERIÓDICOS INDEXADOS, e que também PELO MENOS 50% DAS REFERÊNCIAS DEVEM SER DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (considerar o ano de publicação do artigo, e não o ano de realização da pesquisa). Deve-se preferir a citação de trabalhos publicados na íntegra evitando resumos em congressos.


Carregar ppt "Discilpina: Nutrição de Plantas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google