A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTIGO CIENTIFICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTIGO CIENTIFICO."— Transcrição da apresentação:

1 ARTIGO CIENTIFICO

2 O objetivo principal do artigo, além de representar o trabalho final do aluno para a obtenção do título de especialista, é levar ao conhecimento do público interessado alguma idéia nova, ou alguma abordagem diferente dos estudos realizados sobre o tema, como por exemplo: particularidades locais ou regionais em um assunto, a existência de aspectos ainda não explorados em alguma pesquisa, a necessidade de esclarecer uma questão ainda não resolvida, entre outros.

3 A principal característica do artigo científico é que as suas afirmações devem estar baseadas em evidências, sejam estas oriundas de pesquisa de campo ou comprovadas por outros autores em seus trabalhos. Isso não significa que o autor não possa expressar suas opiniões no artigo, mas que deve demonstrar para o leitor qual o processo lógico que o levou a adotar aquela opinião e quais evidências que a tornariam mais ou menos provável, formulando hipóteses e/ou suas questões de estudo.

4 1. INTRODUÇÃO A introdução faz parte do texto principal. A finalidade da introdução é situar o leitor no tema, definindo conceitos, apresentando os objetivos do artigo e as linhas de pensamento relevantes para o estudo do assunto e as possíveis controvérsias, explicitando qual dessas linhas que o autor irá seguir e justificar a escolha. Também é aconselhável que o autor, no último parágrafo da introdução, apresente a estrutura do artigo, detalhando a ordem de apresentação do tema

5 2. DESENVOLVIMENTO Esta é a parte principal do artigo. O autor deve subdividi-la em quantas partes forem necessárias para dar lógica e articulação adequada ao tema que pretende apresentar. Não existe exatamente uma norma rígida que oriente esta seção. O texto poderá conter idéias de autores, dados da pesquisa (se for pesquisa de campo colocar gráficos e tabelas auxiliares) e interpretações. Tudo isto deve ser apresentado de forma integrada substancial, criativa e lógica. É nesta parte que se procura explicar as hipóteses e relacionar a teoria com a prática.

6 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS As considerações finais devem limitar-se a uma síntese da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho e dos resultados obtidos. Lembramos, contudo, que elas devem estar todas fundamentas nos resultados obtidos na pesquisa. Também podem ser discutidas recomendações e sugestões para o prosseguimento no estudo do assunto. Portanto, este item não deve trazer nada de novo e deve ser breve, enérgico, consistente e abrangente.

7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1. Adequação do Título e do Resumo ao conteúdo do artigo; 2. Discussão (resultados comparados e discutidos segundo literatura específica; contribuição científica para a área de conhecimento do trabalho).

8 3. Considerações Finais (reflexão concludente acerca dos resultados encontrados; reflexão fundamentada na discussão levantada). 04. Formatação, organização, tabelas e figuras.

9 05. Introdução (apresentação do tema, hipótese e/ou problema; relevância e justificativa do projeto); 06. Objetivos (detalhamento das metas, clareza de ações e respostas).

10 07. Metodologia (adequação entre métodos e objetivos incluindo, se necessário, análise estatística e citação adequada dos parâmetros de referência). 08. Resultados (apresentação nítida e inter-relacionada aos objetivos do trabalho).

11 09. Coerência, coesão e correção gramatical do texto.
10. Referências bibliográficas atualizadas, pertinentes e citadas corretamente.

12 Nota Final O Parecer do Orientador é um texto sucinto, redigido a próprio punho, onde o orientador expõe suas justificativas em relação aos valores das notas atribuídos na tabela de Critérios de Avaliação. O parecer deverá ser assinado pelo Professor Orientador e pelo coordenador de Pós-Graduação da Unidade.

13 MUITO OBRIGADO!


Carregar ppt "ARTIGO CIENTIFICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google