A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TCC: Monografia e/ou Artigo Há necessidade de pesquisa científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TCC: Monografia e/ou Artigo Há necessidade de pesquisa científica."— Transcrição da apresentação:

1 TCC: Monografia e/ou Artigo Há necessidade de pesquisa científica

2 1. O que é uma monografia? É um texto elaborado por uma pessoa que estudou e pesquisou determinado tema, para revelar verdades sobre o mesmo, que não são percebidas através das observações comuns.

3 O texto que compõe a monografia ou o artigo científico é o resultado de uma pesquisa, que utiliza os princípios e os métodos científicos como meios necessários à consecução da utilização da ciência como fonte de verdade para compreender, explicar e publicar o assunto estudado e pesquisado.

4 O Trabalho de Conclusão de Curso elaborado durante a graduação não garante aos seus realizadores, o título de pesquisador.

5 Porque sendo um trabalho obrigatório para a obtenção do título de graduação, os alunos o fazem involuntariamente; mas isso não impede que alguns alunos sintam-se inclinados à pesquisa a partir da pesquisa bibliográfica ou de campo, necessária ao Trabalho de Conclusão de Curso.

6 Assim, a relação entre os alunos da graduação e as atividades de pesquisas necessárias à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso pode revelar qualidades de pesquisador ou não em alguns alunos.

7 Logo, pode-se compreender que ser pesquisador não é uma questão de vontade ou de querer ser, mas a reunião de capacidades diversas; a criticidade diante da reunião da bibliografia, e, principalmente, a capacidade de lidar com a ciência, única fonte de verdade aceita no meio acadêmico para disseminar o conhecimento.

8 Embora nem todos os alunos que elaboram monografias durante o curso superior tenham potenciais para tornarem- se pesquisadores no futuro, convém não esquecer que a utilização de métodos científicos é indispensável à pesquisa e à elaboração do texto que revelará as verdades sobre os temas estudados;

9 Depois de concluído, o Trabalho de Conclusão de Curso é apresentado publicamente pelo seu elaborador, diante de uma banca constituída por professores que avaliarão os métodos, as fontes de consultas, as abordagens e os resultados apresentados pelo aluno, após a sua pesquisa.

10 2. Como é elaborar um TCC? Você pode pensar assim: para elaborar uma monografia, é só escolher um tema para pesquisar, buscar as informações (seja pesquisando-as no campo ou nas bibliografias), e depois, escrever um texto contando tudo o que foi estudado, pesquisado e compreendido sobre o tema de estudo.

11 Esse pensamento não deve ser considerado um equívoco, mas estão faltando dois ingredientes importantes: a utilização da ciência como fonte de verdade e a inteligência criativa do estudante – no papel de pesquisador.

12 E é importante prestar atenção nesses aspectos, porque não é somente a escolha de métodos científicos adequados que irá determinar o sucesso dos trabalhos de uma pesquisa. De nada adiantará o uso de metodologia de pesquisa conveniente, se o estudante-pesquisador não agir com inteligência e criatividade durante a sua pesquisa.

13 Sem o objetivo de criar uma cartilha sobre a elaboração de monografias, e muito menos escrever uma receita a ser utilizada pelos alunos dos cursos de graduação durante as suas pesquisas para o TCC, este conhecimento foi criado para esclarecer a responsabilidade social implícita na realização dos trabalhos monográficos dos graduandos de nível superior.

14 2.1 A escolha do tema de estudo Inicialmente, o estudante precisa pensar em um tema de estudo para a sua pesquisa. A escolha do tema é importante, porque o estudante – pesquisador irá conviver com esse tema durante todo o tempo que durar a pesquisa.

15 Assim, o estudante–pesquisador precisa gostar do tema, ter algum tipo de familiaridade ou interesse no estudo, porque só assim o seu trabalho será realizado com a satisfação e o aprofundamento científico suficientes para a geração de resultados positivos.

16 A escolha do tema de estudo deve levar em consideração alguns aspectos prioritariamente. Além de ser um tema, cujo estudo seja prazeroso ao estudante – pesquisador, também deverá ser de interesse da sociedade.

17 Afinal, a pesquisa não será realizada apenas para o deleite do pesquisador, mas com o objetivo de produzir conhecimentos sobre uma determinada área de estudo; conhecimentos a serem utilizados pela sociedade.

18 O estudante–pesquisador deverá possuir um conhecimento significativo da realidade socioeconômica, científica, cultural e política do local, do regional, do nacional e do global, de modo a escolher um tema de estudo que possa criar conhecimento para tal realidade.

19 Neste ponto, é importante compreender que o tema a ser estudado é resultante da existência de um determinado problema, uma inquietação para o aluno; um assunto que necessita ser conhecido através da ciência, pois o olhar comum do empirismo não é capaz de explicar. O tema nasce de um problema ou de uma inquietação, cuja pesquisa possibilitará uma aproximação da verdade sobre o que se estuda.

20 E, finalmente, sabe-se que todo aluno ou aluna que pretende realizar uma monografia precisa da orientação de um professor experiente na área de conhecimento que contém o tema a ser estudado.

21 A experiência científica e acadêmica desse professor será útil ao estudante – pesquisador durante a realização dos trabalhos de pesquisa, na escolha das fontes de consulta, para a compreensão do assunto estudado e para a revisão dos textos escritos pelo aluno.

22 Portanto, o estudante – pesquisador deverá pensar em dois ou três diferentes temas de estudo, os quais devem atender aos requisitos citados anteriormente, mas escolherá efetivamente apenas um tema de estudo, aquele possa se orientado por um professor experiente na área de conhecimento.

23 A partir do momento em que o tema tenha sido definido, bem como o nome do professor orientador, os trabalhos do estudante – pesquisador serão realizados com cientificidade.

24 Por enquanto, ou pelo menos enquanto você estiver lendo este livro, não se preocupe em compreender o que é cientificidade, ou o que são métodos científicos.

25 E sabe por quê? Simplesmente porque existe vasta literatura sobre tais assuntos: manuais de metodologia científica, compêndios sobre elaboração de textos científicos etc.

26 2.2 A Elaboração do Projeto Uma vez que o tema tenha sido definido e haja um professor orientador em condições de contribuir para a orientação da pesquisa, deve-se elaborar um projeto para o trabalho de pesquisa.

27 Esse projeto deve conter o título do trabalho de pesquisa; uma introdução, onde o autor esclarece de forma resumida a abordagem utilizada para o trabalho, sustentando a explicação com uma breve revisão da literatura consultada para a consecução dos trabalhos; o objetivo geral, onde em um parágrafo, pode-se anunciar a finalidade do trabalho de pesquisa; os objetivos específicos, três ou quatro objetivos claramente explicados, mas em comum acordo com a realização do objetivo geral; o problema a ser estudado, o qual representa a as inquietações do autor em relação tema que pretende estudar; a justificativa é a parte que explica o porquê do trabalho a ser realizado, esclarece a necessidade de estudar o tema e a utilidade do conhecimento a ser produzido;

28 a delimitação do problema a ser pesquisado esclarece sobre a abrangência do tema - para isso, o autor deve esclarecer os limites do estudo; o quadro teórico no qual o problema está inserido; os procedimentos metodológicos explicam como o estudo será realizado, os métodos científicos que serão utilizados para explicar o tema de estudo, que tipo de pesquisa será realizada, se vão ser utilizados equipamentos específicos durante os trabalhos etc; um cronograma que apresentará a relação das atividades a serem desenvolvidas conforme um calendário previsto, e; finalmente, as referências: uma relação de todas as obras, artigos, periódicos, revistas, teses, dissertações, monografias etc, utilizadas como fundamentação teórica para explicar o problema pesquisado e estudado.

29 O Projeto pode ser comparado a uma carta de intenções. E embora seja um documento importante, ainda é uma idéia de como se pretende realizar o estudo, a pesquisa de um determinado problema. Inclusive, ao ser apresentado ao professor orientador ou professora orientadora, o projeto poderá ser submetido a alterações bastante radicais no seu corpo.

30 E para colocar o ponto final neste tópico, já é o momento de clarear ainda mais as idéias sobre um trabalho de monografia. Sobre o projeto, é importante que seja elaborado pelo próprio aluno que pretende realizar a pesquisa.

31 Talvez até este ponto você não consiga perceber a importância desse detalhe: pensar e escolher um tema, para em seguida elaborar um projeto de pesquisa. Você existe, e tem capacidade para pensar nas possibilidades de explicar cientificamente um problema que lhe trazia inquietação.

32 Ao assumir as responsabilidades de um trabalho de pesquisa, a partir da idéia de realizá-lo através de um projeto de pesquisa, você compreenderá como é importante concluir um curso superior e poder contribuir com a ampliação do conhecimento de uma sociedade.

33 2.3 Realizar a Pesquisa

34 2.4 Tornar público os Resultados da Pesquisa


Carregar ppt "TCC: Monografia e/ou Artigo Há necessidade de pesquisa científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google