A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Aula 03

2 O Projeto de Pesquisa 1º fase da Pesquisa = PLANEJAMENTO:
Processo; Eficiência; Prazos e Metas. Planejamento da Pesquisa Projeto de Pesquisa GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Editora Atlas S. A.: São Paulo, 2007, 175p.

3 Etapas da Pesquisa Científica
1 – Assunto : Tema - Delimitação do tema 2 – Problema: Enunciado 3 – Delimitação da pesquisa: Local; Universo; Amostra; Período. 4 – Justificativa 5 – Objetivos: Objetivo geral; Objetivos específicos.

4 Etapas da Pesquisa Científica
6 – Fundamentação teórica 7 – Questões de discussão 8 – Metodologia 9 – Cronograma 10 – Levantamento Bibliográfico

5 Escolha do tema O que vou pesquisar?
Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver. Assunto interessante para o pesquisador. Originalidade não é pré-requisito. Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões.

6 Formulação do Problema
Que respostas estou disposto a responder? Definir claramente o problema. Delimitá-lo em termos de tempo e espaço.

7 Delimitação da Pesquisa
Local; Universo; Amostra; Período.

8 Justificativas Por que estudar esse tema?
Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar. Importância pessoal ou cultural. Deve ser convincente. Deve ser viável.

9 Objetivos O que pretendo alcançar com a pesquisa? Objetivo geral
Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa Objetivo geral Qual o propósito da pesquisa? Objetivos específicos Abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos)

10 Fundamentação Teórica
Quais as teorias que embasam os conteúdos envolvidos na pesquisa. Revisão de literatura Quem já pesquisou algo semelhante? Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos. Pesquisas e publicações na área. Levantamento Bibliográfico: livros, teses e artigos de origem nacional ou internacional, e na internet, realizados por outros pesquisadores.

11 Levantamento Bibliográfico
Elaborar a Bibliografia e anotar a relação de todo o material consultado. Objetivos: Evitar pesquisas com a mesma abordagem; Pesquisar se existem outras abordagens do problema levantado, quais instrumentos (técnicas utilizadas) e se há a possibilidade de aperfeiçoar técnicas já existentes; Estabelecer uma visão global e crítica a respeito do problema e das hipóteses levantadas para sua solução; Iniciar (pré-seleção) o guia bibliográfico, indicando a possível bibliografia básica e a bibliografia complementar para o estudo da temática proposta.

12 Cronograma Planejamento das etapas da Pesquisa.
Quanto tempo vai tomar cada etapa. Elaboração de um Quadro mostrando estas informações.

13 Questões de Discussão Qual seu problema de pesquisa?
A partir do que você levantou nas revisão que aspecto do todo você vai a bordar? Para que perguntas você buscará respostas na sua pesquisa.

14 Metodologia Como se procederá a pesquisa?
Quais os caminhos para se chegar aos objetivos propostos? Qual o tipo de pesquisa? Bibliográfica Observacional Laboratorial Qual o universo da pesquisa? Será utilizado a amostragem? Se for o caso, como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Observação Entrevista Questionário (Perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha) Formulários

15 Metodologia Quais os instrumentos de coleta de dados?
Descrição de Equipamentos e Procedimentos Experimentais. Como será o processo de coleta de dados? Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde? Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Como organizar os dados obtidos? Apresentação de Gráficos, Tabelas e Quadros Inclusão de Anexos se necessário Como interpretará e analisará os dados e informações? Descrição dos Métodos Estatísticos utilizados Como os dados coletados serão analisados? Confirmar ou refutar hipótese anunciada Pesquisa Bibliográfica Leitura como material primordial Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.

16 Conclusão da Análise dos Resultados
Respostas para as Questões de Pesquisa. Apontar a relação entre fatos verificados e teoria. Contribuição da pesquisa para o meio acadêmico, empresarial ou desenvolvimento da ciência e tecnologia.

17 Redação e apresentação do Trabalho Científico
Redigir relatório de pesquisa: Artigo Monografia Dissertação Tese Segundo normas pré-estabelecidas ABNT Normas padrão das revistas ou instituições.


Carregar ppt "Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google