A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTAGIO SUPERVISIONADO II TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTAGIO SUPERVISIONADO II TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC."— Transcrição da apresentação:

1 ESTAGIO SUPERVISIONADO II TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

2 ORIENTADORES ALINE DE MACÊDO DA SILVA MORÃO – Tel: ROGEANE MORAIS RIBEIRO – (88)

3 CONTRATOCONTRATO PRESENÇA PONTUALIDADE CUMPRIR PRAZOS RESPEITO RELAÇÃO COM ORIENTADOR

4 O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em uma atividade acadêmica obrigatória dentro dos requisitos propostos pela grade curricular da FLF, de forma a garantir a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

5 De acordo com a NBR 14724:2011, o TCC caracteriza-se como: Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador

6 A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma das etapas mais importantes de um curso de graduação. Nesse momento, são reunidos os diversos métodos e técnicas de pesquisa desenvolvidos durante o curso, e abordados os aspectos mais relevantes de um tema específico escolhido pelo acadêmico.

7 Desenvolver o TCC é antes de tudo um esforço de síntese, no qual o aluno tem a oportunidade de organizar e sistematizar uma temática, a partir de uma problemática central. Por isso que o esforço individual, dedicação e empenho somados ao aproveitamento das disciplinas são elementos cruciais para uma realização de um trabalho eficiente. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será desenvolvido por meio de pesquisa individual.

8 Orientar o docente quanto ao trabalho de conclusão de curso no que tange as tarefas de coleta, de análise de dados e redação; Acompanhar o avanço do aluno ao longo do processo de construção do TCC. Favorecer a tomada de consciência do aluno referente à qualidade do TCC. ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR

9 Comparecer as orientações programadas no calendário escolar Seguir o cronograma sugerido Produzir trabalhos originais ATRIBUIÇÕES DO ALUNO

10 Todo material entregue no decorrer da produção científica será analisado por mecanismos anti-plágios. Os alunos devem declarar que o texto apresentado é da sua exclusiva autoria e que toda a utilização de contribuições ou textos alheios está devidamente referenciada. No ato de entrega do trabalho é imperativa a apresentação de uma Declaração de compromisso Anti-Plágio, conforme o seguinte modelo: Declaro por minha honra que o trabalho que apresento é original e que todas as citações estão corretamente identificadas. Tenho consciência de que a utilização de elementos alheios não identificados constitui grave falta ética e disciplinar. ATRIBUIÇÕES DO ALUNO

11 Nome Onde mora Onde trabalha Porque Escolheu o curso de Administração? O que você tem feito para desenvolver sua vida profissional além da faculdade? Quais suas expectativas Qual a temática que vc pretende desenvolver no seu TCC?

12 LINHAS DE PESQUISA Área 1: Área 1: Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas – O propósito central desta linha de pesquisa é analisar os fenômenos organizacionais e as perspectivas da administração ligadas ao fator humano nas organizações. Busca-se fazer a interlocução entre as áreas de comportamento organizacional e gestão de pessoas a fim de favorecer a convergência entre gestão de pessoas e estratégia empresarial, ampliando o escopo do conhecimento administrativo ao contexto regional e local. Sugerem-se, como linhas temáticas os seguintes tópicos: Gestão de pessoas Aprendizagem organizacional Educação corporativa Competências organizacionais Gestão de carreira Comprometimento organizacional e contrato psicológico Intenção de rotatividade e clima organizacional Atração, retenção de talentos

13 LINHAS DE PESQUISA Área 2 Área 2: Gestão de Marketing - Objetiva proporcionar conhecimentos atualizados sobre os conceitos e as práticas de Marketing, capacitando o aluno a formular e implantar estratégias mercadológicas eficazes e solucionar problemas organizacionais relacionados às dimensões estratégicas, conceituais e comportamentais da administração do marketing objetivando, desta forma, favorecer a efetividade e a sustentabilidade dos empreendimentos. Neste campo de formação e pesquisa, a agenda da pesquisa se organiza em torno dos seguintes eixos temáticos: Comunicação e Marketing nas organizações Modelos de gestão de marketing Comportamento do consumidor Gestão estratégica de marketing

14 LINHAS DE PESQUISA Área 3 Área 3 : Estratégia em organizações e Inovação- Tem por finalidade agregar pesquisas que se concentram na investigação de conhecimentos acerca da estratégia e inovação dentro do contexto organizacional a partir de multiníveis de análise em organizações públicas e privadas. Além disso, objetiva o estudo do processo de desenvolvimento e implementação de inovações tecnológicas e gerenciais, de forma a descrever e explicar seus impactos nas organizações. Os tópicos de interesse desta linha contemplam temas como: Estratégias nas organizações Inovação organizacional e tecnológica Empreendedorismo Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Responsabilidade social empresarial Gestão do conhecimento Formulação, implementação e avaliação de estratégias.

15 O QUE É UMA PESQUISA Problema Delineamento da Pesquisa Resposta Delineamento para obter respostas ao problema de pesquisa

16 ESCOLHA DO TEMA/DELIMITAÇÃO DO TEMA O QUE VOU PESQUISAR? Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver Assunto interessante para o pesquisador Originalidade não é pré-requisito Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões.

17 COMO DESENVOLVER UM TCC FORMULAÇÃO DO PROBLEMA Que questões estou disposto a responder Definir claramente o problema. Delimitá-lo em termos de tempo e espaço. JUSTIFICATIVA Por que estudar esse tema? Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar Importância pessoal ou cultural Deve ser convincente

18 COMO DESENVOLVER UM TCC DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS O que pretendo alcançar com a pesquisa? Objetivo geral – qual o propósito da pesquisa? Objetivos específicos – abertura do objetivo geral em outros menores (possíveis capítulos) REVISÃO DE LITERATURA Quem já pesquisou algo semelhante? Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos Pesquisas e publicações na área. (livros, artigos, monografia, dissertações, teses, periódicos, revistas etc.)

19 COMO DESENVOLVER UM TCC METODOLOGIA Como se procederá à pesquisa? Caminhos para se chegar aos objetivos propostos Qual o tipo de pesquisa? Qual o universo da pesquisa? Será utilizada a amostragem? Quais os instrumentos de coleta de dados? Como foram construídos os instrumentos de pesquisa? Qual a forma que será usada para a tabulação de dados? Como interpretará e analisará os dados e informações? Explicitar a metodologia de pesquisas de campo ou de laboratório, bastante importante. Pesquisa bibliográfica – leitura como material primordial. Indicar como pretende acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc.

20 COMO DESENVOLVER UM TCC COLETA DE DADOS Como será o processo de coleta de dados? Como? Através de que meios? Por quem? Quando? Onde? Paciência TABULAÇÃO DOS DADOS Tabulação dos dados coletados Descrição dos dados coletados em tabelas, gráficos ou em texto

21 COMO DESENVOLVER UM TCC ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS. Como os dados coletados serão analisados? Analisar os dados coletados e confirmar ou refutar hipótese anunciada. CONCLUSÃO DA ANÁLISE DOS RESULTADOS Sintetizar os resultados obtidos Responder o problema e o propósito da pesquisa(Objetivos) Evidenciar as conquistas alcançadas com o estudo Indicar as limitações e as reconsiderações.

22 ORIENTAÇÃO DOS TCC S PROFESSORES DIVISÃO DE ORIENTADOS POR ORIENTADOR COMPROMISSO DO ALUNO


Carregar ppt "ESTAGIO SUPERVISIONADO II TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google