A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO
SEMINÁRIO DE TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

2 INFORMAÇÕES INICIAIS Distribuição do Manual de Elaboração TCC/ADM
Apresentação da Disciplina Existência das Normas UNILINS e ABNT Presença nas aulas Forma de Avaliação da disciplina Inscrição do Projeto

3 Como escolher seu Orientador
Antes de falar sobre a escolha do tema lembre-se que é preciso escolher qual será o professor que o acompanhará nesta jornada. É preciso ter cuidado , pois alguns podem querer que os alunos pesquisem algo que eles tem em mente e não o que o aluno precisa e deseja pesquisar. Sugira o tema ao professor e tente convencê-lo de que sua idéia é mais apropriada para o trabalho. DICA: Escolha um professor que você tenha bom relacionamento, mas principalmente, que seja capaz de auxiliá-lo. Por isso, não se deixe levar apenas pela amizade, veja também as condições do acompanhamento .

4 INTRODUÇÃO Os Trabalhos Acadêmicos tem como objetivo o estudo de um Tema/Assunto específico, utilizando uma metodologia de pesquisa de forma planejada e conclusiva.

5 TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Os trabalhos acadêmicos considerados são : Tese Dissertação Monografia

6 MONOGRAFIA Elaborada após um planejamento definido através da elaboração de um Projeto de Pesquisa. Exigência para o nível GRADUAÇÃO. Trabalho Individual ***

7 O PROJETO DE PESQUISA Definições para entendimento: - Tema - Assunto

8 ASSUNTO Área Geral do trabalho a ser desenvolvido.
Normalmente uma área comum. Exemplo : EDUCAÇÃO

9 TEMA Caracteriza o que vai ser pesquisado do assunto escolhido.
Exemplo : O ensino superior e seus reflexos nos projetos sociais no Brasil.

10 PESQUISA Fatores Internos (Características Individuais)
Fatores Externos ( Características Gerais )

11 FATORES INTERNOS Afetividade com o assunto. - Prazer x Motivação
Tempo particular disponível. - Rotina individual x Ações de Pesquisa Capacidade em relação ao tema. - Conhecimento x Limitação

12 FATORES EXTERNOS Importância, Novidade, Valores Interesse de alguém
Tempo disponível para ações externas Assunto que não permite cumprir os prazos Material de Consulta Disponibilidade de Fontes Coleta e Seleção das informações Localização, obtenção e organização do material coletado.

13 Preocupações dos autores durante a elaboração do TCC
Cumprir prazos para poder realizar o trabalho. Obrigação de apresentar um resultado final para ser graduado. Posicionamento e interação com o orientador. Apresentar, Discutir e Aceitar as diretrizes de pesquisa. Gerar um trabalho organizado e aceito pela sua comunidade.

14 Como NÃO fazer um TCC * 1. Processo de trabalho desorganizado- Cronograma/Prazos 2. Desenvolver idéias sem colocá-las no papel 3. Acreditar que o orientador tem a solução do seu problema 4. Não acreditar nas diretrizes do orientador 5. Esperar que outros façam o seu trabalho 6. Tentar resolver todos os problemas do assunto 7. Achar que não há mais nada para ser investigado 8. Achar que alguém já fez um trabalho como o seu antes 9. Realizar o trabalho baseado em bibliografia desatualizada 10. Reduzir o trabalho a pesquisa de artigos no GOOGLE 11. Não estabelecer um vínculo entre teoria e prática . 12. Não estabelecer espírito de equipe e cooperação. 13. Plágio e Cópia na integra. Aquisição.....

15 PESQUISA - TCC Identificar o PROBLEMA Na escolha do ASSUNTO/TEMA.
Não existe regra, pode ser uma pergunta ou afirmação. Exemplo: Assunto: Educação Tema: A Educação superior no Brasil. Problema: Os projetos sociais tem colaborado para a melhoria da educação superior no Brasil. (?)

16 PESQUISA - TCC Formação da HIPÓTESE Pré-solução do problema.
Confirmar ou não a HIPÓTESE. Problema: Os projetos sociais tem colaborado para a melhoria da educação superior no Brasil. (?) Hipótese: Mostrar que os projetos e políticas direcionadas aos programas sociais do governo tem ajudado na melhoria e no acesso ao ensino superior no Brasil .

17 Estrutura de TCC Um trabalho acadêmico é composto de elementos obrigatórios e opcionais. Esses elementos dividem-se em: pré-textuais textuais pró-textuais

18 Estrutura de Trabalho Acadêmico

19 CRONOGRAMA 07 06 05 04 03 02 01 JUN MAI ABR MAR FEV Atividades/ Mês Nr
21 Apresentação TCC/Q - Início 07 TCC/Q - Entrega 06 x Iniciar Redação do TCC/Q 05 Coleta Informações 04 Pré Estrutura do TCC 03 Estabelecer Metodologia a ser utilizada 02 Escolha Tema/Assunto/ Orientador/Inscrição 01 JUN MAI ABR MAR FEV Atividades/ Mês Nr 08 x x x x x x

20 PROJETO DE PESQUISA Tema / Assunto Objetivo(s)‏ :
O que se quer com o trabalho. Usar verbo no infinitivo : destacar..,mostrar.., esclarecer..,demonstrar... Metodologia a ser utilizada - Como vai ser desenvolvida a pesquisa Justificativa Cronograma das atividades - Organizar o espaço de tempo para as atividades da Pesquisa.

21 Projeto de Pesquisa Anexos : incluído para dar esclarecimento ao conteúdo. Apêndices: elaborado pelos autores. Referências: livros, sites, revistas Esquema de Trabalho : Planejamento para TCC

22 IDÉIAS DE TEMAS PARA TCC NA ADM
Administração Pública Administração Privada Comércio Exterior Qualidade Produtividade Logística Comunicação Informações Clima Organizacional Relacionamento Interpessoal Recursos humanos

23 IDÉIAS DE ASSUNTOS PARA TCC NA ADM
O Profissional - Administrador Origem da Administração Administração Moderna e Contemporânea Indústria - Industrialização - Globalização Marketing Empresarial e Industrial Educação Superior para a Administração Inteligência Emocional Liderança Cultura e poder nas empresas - Organizações Segurança Tecnologia Logística Estratégia Administrativa e Empresarial

24 Estrutura de TCC Um trabalho acadêmico é composto de elementos obrigatórios e opcionais. Esses elementos dividem-se em: pré-textuais textuais pró-textuais

25 PROJETO DE PESQUISA O que é pesquisa ?
Conjunto de ações para encontrar respostas e soluções de um problema, através de procedimentos racionais e sistemáticos. É realizada quando se tem um problema e ainda não há informações para a sua solução.

26 Etapas de Realização O que quero abordar ? 2. Literatura existente
1. Escolha do tema O que quero abordar ? 2. Literatura existente Quem já escreveu sobre o assunto? Existe literatura ? O que ainda está em aberto no assunto? 3. Justificativa Porquê vou falar sobre este assunto. Importãncia. 4. Formular o problema que quer abordar Determinar objetivos a serem atingios 5. Metodologia a ser utilizada Como fazer a pesquisa : coleta de dados, bibliografia, tipo de pesquisa de campo, universo que vou estudar, pesquisa por amostragem, observação, entrevista, questionários... 6. Após coleta de dados : Tabular , apresentar, analisar, discutir e concluir 7. Redação do trabalho 8. Apresentação Final


Carregar ppt "CURSO DE SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google