A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista Como elaborar projeto de pesquisa NBR 15287

2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista O que é Projeto de Pesquisa? É a investigação, com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando à obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fato novo em evidência. (UNISABER, 2010).

3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista Etapas para se elaborar um Projeto de Pesquisa: 1 - Identificação do Projeto: Título: Linha de Pesquisa: Área: Curso de Vínculo:

4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 2 – Equipe de Orientação: Orientador: Co-Orientador: Colaborador(es): Consultor(es): Aluno responsável: Voluntário(s):

5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 3 – Introdução: Contextualização do tema: Inicie seu trabalho, contextualizando, de forma sucinta, o tema de sua pesquisa. Contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema a seguir será identificado. É uma introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a permitir-lhe uma visualização situacional do problema.

6 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 3 – Introdução: -> Problema: Sem problema não há pesquisa, mas, para formular um problema de pesquisa, é necessário fazer algumas considerações pertinentes no sentido de evitar equívocos. Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre o problema de pesquisa e os problemas do acadêmico. O desconhecimento, a desinformação, a dúvida do pesquisador em relação a um assunto e/ou tema não constitui um problema de pesquisa. Essas lacunas podem ser resolvidas com uma leitura seletiva e aprofundada. Em segundo lugar, não confundir tema com problema. O tema é o assunto geral que é abordado na pesquisa e tem caráter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigado dentro do tema da pesquisa.

7 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista PROBLEMA É UMA INTERROGAÇÃO QUE O PESQUISADOR FAZ À REALIDADE. ? ? ? ?

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 3 - Introdução -> Problematização (hipóteses/pressupostos): Depois de definido o seu problema de pesquisa este poderá ser desmembrado em hipóteses, perguntas de pesquisa, pressupostos ou em indicadores. Estes irão determinar as relações entre as variáveis que deram origem ao problema de pesquisa.

9 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 4 – Objetivos: Aqui você indica, clara e exatamente, o que você quer fazer, que metas você quer alcançar com a sua pesquisa, desdobrando em: 4.1 Geral: Indicar de forma genérica qual o objetivo deve ser alcançado. 4.2 Específicos: Indique os objetivos específicos que deverão ser alcançados pela execução da proposta de pesquisa.

10 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 4 – Objetivos: Exemplos: ANALISAR AVALIAR COMPREENDER CONSTATAR DEMONSTRAR DESCREVER ELABORAR ENTENDER ESTUDAR EXAMINAR EXPLICAR IDENTIFICAR INFERIR MENSURAR VERIFICAR

11 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 5 – Referencial Teórico: (pelo menos, 5 páginas) Nesta etapa, analisam-se as mais recentes obras científicas disponíveis que tratam do assunto ou que dêem embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Aqui, demonstra-se que o pesquisador está atualizado nas últimas discussões no campo de conhecimento em investigação. Além de artigos em periódicos nacionais e internacionais e livros já publicados, as monografias, dissertações e teses constituem excelentes fontes de consulta.

12 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 6 – Metodologia: Metodologia é o conjunto de métodos e técnicas utilizados para a realização de uma pesquisa. Abordagens QualitativaQuantitativa Métodos BibliográficaCampoExperimental Instrumentos Entrevistas Formulário Questionário Levantamento documental Entrevistas Descritiva

13 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 6 Metodologia: Amostragens (população a ser pesquisada); O local; Os elementos relevantes; O planejamento do experimento; Os materiais a serem utilizados; Como será realizada a análise dos dados.

14 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista Projeto de Pesquisa não tem conclusão

15 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 7 – Cronograma: Previsão de conclusão de cada etapa do projeto de pesquisa. Geralmente os cronogramas são divididos em meses. CUIDADO!!! Só estabeleça etapas que possam ser executadas no prazo disponível. O cronograma fica muito mais fácil de ser visualizado se estiver em uma tabela.

16 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista 8 – Referências: As referências utilizadas para a elaboração do projeto e as fontes documentais previamente identificadas que serão necessárias à pesquisa devem ser indicadas em ordem alfabética e dentro das normas técnicas (no Brasil as normas mais aceitas são as estabelecidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas)

17 BOM TRABALHO! BOA PESQUISA! Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Twitter: zoopas


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-reitoria de Pós-graduação Biblioteca da UFLA V Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google