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Pesquisa em Comunicação Professora Luciana Moura Faculdade Novo Milênio.

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1 Pesquisa em Comunicação Professora Luciana Moura Faculdade Novo Milênio

2 Considerações iniciais sobre ciência, poder e comunicação O que diferencia as teorias científicas das teorias não-científicas (senso comum) Poder do conhecimento científico Ciências naturais X ciências sociais Pesquisas em comunicação Pesquisas teóricas/empíricas e pesquisas mercadológicas

3 Pesquisa em Comunicação Estudo científico dos elementos que integram o processo comunicativo, a análise de todos os fenômenos relacionados ou gerados pela transmissão de informações, sejam dirigidos a uma única pessoa, a um grupo ou a um vasto público. Emissor – Receptor – canal – mensagem – codificação decodificação – ruído – campo de experiência – feedback

4 Pesquisa mercadológica É a identificação, coleta (processo de obtenção de dados), análise (exame, diagnóstico) e disseminação (derramamento) de informações de forma sistemática (ordenada) e objetiva (prática), e seu uso visa a melhorar a tomada de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas (e oportunidades) em marketing.

5 Fases da Pesquisa 1.Formulação e do planejamento da pesquisa; 2.Desenvolvimento e execução da pesquisa; 3.Redação do texto final do estudo; 4.Exposição do trabalho final.

6 Tema É o assunto que se pretende provar ou desenvolver. Precisa bem o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa. – Delimitação do tema: Especificação, limitação geográfica e temporal. É preferível o aprofundamento à extensão. – Objeto: Tema propriamente dito. Aquilo que se pretende saber ou realizar a respeito do sujeito.

7 Justificativa do Tema É o elemento que mais contribui para o aceite da pesquisa. Trata-se de uma exposição sucinta, mas completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. Deve enfatizar: – O estágio em que se encontra o tema; – Contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer; – Importância do tema do ponto de vista geral; – Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade; – Descoberta de soluções.

8 Problema O que se quer saber, o que se pretende estudar. Prende-se ao tema proposto. Após a escolha do tema e delimitado seu campo de atuação, deve- se "transformar" o tema em uma questão básica. Acredita-se que é mais importante para o desenvolvimento da ciência saber formular problemas do que encontrar soluções.

9 Problema - Deve ser formulado como pergunta; - Corresponder a interesses pessoais, sociais, científicos, de conteúdo ou metodológicos; - Relacionar entre si por meio de duas variáveis; - Deve ser objeto de investigação sistemática, controlada e crítica; - Empiricamente verificado em suas consequências; - Claro e preciso; - Delimitado a uma dimensão social.

10 Objetivo Geral Visão geral e abrangente do tema. Relaciona- se com o conteúdo direto, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve descrever exatamente a que se propõe o trabalho. Sempre é escrito com um verbo no infinitivo no início da sentença.

11 Objetivos Específicos Têm um caráter mais concreto. Função instrumental, permitindo atingir o objetivo geral e também aplicar este a situações particulares. Sempre são descritos com um verbo no início da sentença, no infinitivo.

12 Caracterização de estudo Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa

13 Caracterização de estudo Pesquisa Exploratória: – Trata-se de aprofundar conceitos preliminares, muitas vezes inéditos. Seu objetivo básico é desenvolver hipóteses e proposições que irão redundar em pesquisas complementares. É usada em casos nos quais é necessário definir o problema com maior precisão e indicar cursos relevantes de ação ou obter dados adicionais antes que se possa desenvolver uma abordagem. – Principais métodos: levantamentos em fontes secundárias, levantamentos de experiência, entrevistas com peritos, pesquisas-piloto, grupos focais, estudos de casos selecionados ou observação informal.

14 Caracterização de estudo Pesquisa Descritiva: – Tem como objetivo informar o pesquisador sobre situações, fatos, opiniões ou comportamentos da população analisada, buscando mapear a distribuição de um fenômeno na população estudada. Objetiva conhecer e interpretar a realidade sem nela interferir para modificá-la. Normalmente ela se baseia em amostras grandes e representativas. – Principais métodos: estudos longitudinais e transversais. As pesquisas descritivas compreendem grande número de métodos de coleta de dados, os quais compreendem entrevistas pessoais, por telefone, questionários pelo correio, questionários pessoais e observação.

15 Caracterização de estudo Pesquisa Explicativa: – Tem como objetivo identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos. Explica a razão e o porquê das coisas. – Método: Experimento, que é um projeto de pesquisa que envolve a manipulação de uma ou mais variáveis enquanto outras são mantidas constantes e há medição dos resultados.

16 Aspectos Metodológicos Estratégia de investigação: – Quantitativa – Qualitativa – Mista

17 Aspectos Metodológicos Seleção e localização das fontes de informação: Documentação Direta: Debruça-se sobre a realidade a partir de fatos fornecidos pelas pessoas. 2.Exs: Estudos de caso, grupo focal, pesquisa experimental, levantamentos, etc. Documentação Indireta: Se valem das chamadas fontes de papel. 2.Exs: Pesquisa bibliográfica (material já elaborado) e pesquisa documental (materiais que não receberam tratamento analítico).

18 Aspectos Metodológicos Procedimentos técnicos: Documentação Direta: Debruça-se sobre a realidade a partir de fatos fornecidos pelas pessoas. 2.Exs: Estudos de caso, grupo focal, pesquisa experimental, levantamentos, etc. Documentação Indireta: Se valem das chamadas fontes de papel. 2.Exs: Pesquisa bibliográfica (material já elaborado) e pesquisa documental (materiais que não receberam tratamento analítico).

19 Levantamento bibliográfico Apanhado geral sobre os principais documentos e trabalhos realizados a respeito do tema escolhido, abordados anteriormente por outros pesquisadores, para a obtenção de dados para a pesquisa. – Revistas científicas; – Monografias, dissertações e teses de autores que estudaram assuntos que se aproximem de seu tema de pesquisa; – Livros e publicações avulsas; – Documentos, arquivos públicos e particulares, fotos, imagens; – Revistas, jornais, apostilas, resenhas etc.


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