A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.

2 PESQUISA Curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseando-se no confronto permanente entre o desejo e a realidade, entre o conhecimento e a ignorância (Goldenberg,1999).

3 METODOLOGIA Tem a função de mostrar como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, auxiliar a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.

4 PESQUISA CIENTÍFICA - “Pesquisa Científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência” (Ruiz: 1991, 48). - “A Pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos” (Cervo e Bervian: 1983, 50). - “Pesquisa Científica é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos, mediante o emprego de métodos científicos” (Andrade: 1995, 12).

5 PESQUISA FORMALIZAÇÃO DA PESQUISA :  Fase Antecedente : Projeto  Fase Consolidadora : Relatório

6 PROJETO DE PESQUISA Um plano de ação - contém intenções que podem ou não ser concretizadas na prática Carta de Intenções, em que constam:. O Problema motivador da investigação. A Justificativa. Os Objetivos. O Referencial teórico que dará o suporte a pesquisa. A Metodologia a ser empregada. O Cronograma da pesquisa. A Bibliografia utilizada  Pensar e Planejar a Ação

7 PROJETO DE PESQUISA 1. Contextualização do Estudo 2. Referencial Teórico 3. Metodologia 4. Cronograma

8 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO 1. Apresentação do Tema 2. Formulação do Problema 3. Justificativa 4. Objetivos 5. Definição dos Termos

9 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA problema: questão não resolvida algo para o qual se vai buscar resposta deve ser formulado sob a forma de pergunta pergunta deve ser redigida de forma clara e concisa solução seja possível definição dos termos

10 JUSTIFICATIVA relevância do tema proposto motivação: pessoal, profissional, social e teórica para a escolha do tema apontar contribuições de ordem prática ou ao estado da arte na área. oportunidade viabilidade

11 OBJETIVOS alvo ou desígnio que se pretende atingir é um resultado a alcançar objetivo geral/final dá resposta ao problema os objetivos específicos operacionalizam o modo como se pretende atingir um objetivo geral os objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo

12 REFERENCIAL TEÓRICO  Objetiva apresentar os estudos sobre o Tema, já desenvolvidos por outros autores.  Revisão de literatura existente (teorias e suas críticas e estudos já realizados)-Estado da arte.  Oferece contextualização e consistência à investigação.  Diálogo entre a teoria e o problema a ser investigado.

13 METODOLOGIA 1.Tipo de Pesquisa ( Natureza:Qualitativa e/ou Quantitativa,...) 2.Universo Amostral 2.Sujeitos da Pesquisa 3.Plano de Coleta de Dados 4.Plano de Análise e Interpretação dos Dados 5.Plano de Sistematização do Estudo 6.Limitações do Estudo

14 PESQUISA QUALITATIVA A pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados. Parte de questões ou focos de interesses amplos, que vão se definindo na medida que o estudo se desenvolve. Envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo (Godoy, 1995a, p.58).

15 PESQUISA QUALITATIVA Pesquisa qualitativa é um conceito “guarda-chuva” que envolve uma gama de técnicas e procedimentos interpretativos, que procuram essencialmente descrever, decodificar e traduzir o sentido e não a freqüência de eventos ou fenômenos do mundo social (Merriam, 1998).

16 PESQUISA QUALITATIVA A pesquisa qualitativa apresenta características essenciais que são apontadas por diferentes estudiosos. Bogdan e Biklen (apud Godoy, 1995a) e Merriam (1998) descrevem as seguintes características: a) tem o ambiente natural como fonte direta de dados; b) o pesquisador como instrumento fundamental de coleta de dados; c) é descritiva; d) o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida é a preocupação essencial do investigador; e) pesquisadores utilizam o enfoque indutivo na análise de seus dados.

17 PESQUISA QUANTITATIVA Os métodos quantitativos são mais indicados nas investigações da orientação filosófica positivista ou paradigma sociológico funcionalista, considerando que, num estudo quantitativo o pesquisador conduz seu trabalho a partir de um plano estabelecido a priori, com hipóteses claramente especificadas e variáveis operacionalmente definidas.

18 PESQUISA QUANTITATIVA Preocupa-se com a medição objetiva e a quantificação dos resultados. Busca a precisão, evitando distorções na etapa de análise e interpretação dos dados, garantindo assim uma margem de segurança em relação às inferências obtidas (Godoy, 1995a, p.58).

19 QUANTO AOS FINS Exploratória Descritiva Explicativa Metodológica Aplicada Intervencionista

20 QUANTO AOS MEIOS Pesquisa Bibliográfica Pesquisa Documental Pesquisa de Campo Pesquisa Participante Estudo de Caso Pesquisa Ação Experimental Telematizada

21 UNIVERSO AMOSTRAL População: conjunto de elementos que possuem as características que serão objeto de estudo Amostra: é uma parte do universo, escolhida segundo algum critério de representatividade.

22 SUJEITOS DA PESQUISA Pessoas que fornecerão os dados de que o pesquisador necessita.

23 COLETA DE DADOS Entrevista Questionário Formulário Observação

24 ANÁLISE DOS DADOS Forma quantitativa: procedimentos estatísticos Forma qualitativa: codificação, categorização Ambas as formas

25 PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO Estrutura do Relatório de Pesquisa Monografia

26 LIMITAÇÕES DO ESTUDO Explicitar possíveis limitações subjacentes à pesquisa

27 CRONOGRAMA Estrutura que representa a distribuição do conjunto de atividades planejadas e o tempo necessário

28 BIBLIOGRAFIA Referências Bibliográficas Bibliografia

29 ANEXOS Instrumentos de Coleta de Dados


Carregar ppt "PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google