A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica"— Transcrição da apresentação:

1 Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica
Matéria 1.5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica Embora na citação abaixo não esteja explicitamente escrito pesquisa científica, vejamos uma definição do que ela seja, na idéia de Gil (1996): Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.

2 A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos. (p. 19)

3 Divisão da Pesquisa:  PURA – realizada por questões de ordem intelectual; amplia o saber e estabelece princípios científicos.  APLICADA – realizada por questões imediatas, de cunho prático; busca soluções para problemas concretos.

4 Elementos essenciais à Pesquisa  dúvida ou problema;  método científico;  resposta ou solução.

5 Modalidades ou tipos de Pesquisa
Modalidades ou tipos de Pesquisa Variam de acordo com diferentes autores, mas, de um modo geral, uma boa classificação é a seguinte: 1) Segundo a área do conhecimento: históricas, educacionais, etc.; 2) Segundo o lugar em que se desenvolvem: pesquisas de laboratório e de campo; 3) Segundo o caráter dos dados coletados: quantitativa ou qualitativa; 4) Segundo a forma de raciocínio: indutiva ou dedutiva.

6 Cervo e Bervian (1996) adotam como classificação da pesquisa o procedimento geral utilizado, ou seja: a) Pesquisa bibliográfica  investiga o problema a partir do referencial teórico existente em documentos e publicações. Ela é a pesquisa por excelência na área das ciências humanas;

7 b) Pesquisa experimental  caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo.


Carregar ppt "Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google