A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matéria 1.6 - Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof. Silvestre Emery Neto Definições: Técnicas são procedimentos científicos empregados por uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matéria 1.6 - Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof. Silvestre Emery Neto Definições: Técnicas são procedimentos científicos empregados por uma."— Transcrição da apresentação:

1 Matéria Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof. Silvestre Emery Neto Definições: Técnicas são procedimentos científicos empregados por uma ciência determinada (CERVO; BERVIAN, 1996, p. 46). Ex: técnicas específicas para testes de laboratório, para determinar a Antigüidade em função do carbono, para levantamento de opinião de massa, etc.

2 Reserva-se a palavra técnica (que muitas vezes se confunde com o método) para o conjunto dos diversos procedimentos ou para a utilização de vários recursos peculiares a cada objeto de pesquisa (ou a cada ciência em específico), dentro das diversas etapas do método (RUIZ, 1996, p. 138).

3 As técnicas correspondem, portanto, à parte prática de coleta de dados. Apresentam duas grandes divisões: - documentação indireta, abrangendo a pesquisa documental e a bibliográfica; e - documentação direta, que subdivide-se em: observação direta intensiva, com as técnicas da: observação; entrevista.

4 observação direta extensiva, apresentando as técnicas: questionário; formulário; medidas de opinião e de atitudes; testes; sociometria; análise de conteúdo; história da vida; pesquisa de mercado.

5 MÉTODO Para Ruiz (1996), reserva-se a palavra método para significar o traçado das etapas fundamentais da pesquisa (p. 138), sendo que o método é mais geral, mais amplo e mais abrangente.

6 Já para Marconi e Lakatos (2001), existe uma certa confusão entre Método e Métodos: A maioria dos especialistas faz, hoje, uma distinção entre método e métodos, por se situarem em níveis claramente distintos, no que se refere à sua inspiração filosófica, ao seu grau de abstração, à sua finalidade mais ou menos explicativa, à sua ação nas etapas mais ou menos concretas da investigação e ao momento em que se situam. Partindo do pressuposto dessa diferença, o método se caracteriza por uma abordagem mais ampla, em nível de abstração mais elevado, dos fenômenos da natureza e da sociedade. É, portanto, denominado método de abordagem, que engloba:

7 -método indutivo; -método dedutivo; -método hipotético- dedutivo; -método dialético.

8 MÉTODOS DE PROCEDIMENTO Constituem etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita em termos de explicação geral dos fenômenos menos abstratos. Pressupõem uma atitude concreta em relação ao fenômeno e estão limitadas a um domínio particular. Nas ciências sociais, os principais métodos de procedimento são:

9 -histórico; -comparativo; -monográfico ou estudo de caso; -estatístico; -tipológico; -funcionalista; -estruturalista; -etnográfico.


Carregar ppt "Matéria 1.6 - Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof. Silvestre Emery Neto Definições: Técnicas são procedimentos científicos empregados por uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google