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TÉCNICAS DE PESQUISA AULA 04. É um conjunto de preceitos e processos de que se serve uma ciência para atingir os seus propósitos. TECNICAS DE PESQUISA.

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1 TÉCNICAS DE PESQUISA AULA 04

2 É um conjunto de preceitos e processos de que se serve uma ciência para atingir os seus propósitos. TECNICAS DE PESQUISA

3 Toda pesquisa implica no levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas Nessa fase da pesquisa tem-se o intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse DOCUMENTAÇÃO INDIRETA

4 O levantamento de dados, primeiro passo de qualquer pesquisa científica, é feito de duas maneiras: Pesquisa documental (fontes primárias); Pesquisa bibliográfica (fontes secundárias).

5 A pesquisa documental está restrita à coleta de dados em documentos, escritos ou não, constituindo o que se chama de fontes primárias. PESQUISA DOCUMENTAL

6 ARQUIVOS PÚBLICOS Leis Relatórios Documentos jurídicos oriundos de cartórios Publicações parlamentares Projetos de lei Decisões Judiciais FONTES DE DOCUMENTOS

7 ARQUIVOS PARTICULARES Correspondências Documentos de uma instituição bancária, de uma empresa, de um sindicato, etc. Documentos de um hospital

8 FONTES ESTATÍSTICAS Características de determinada população Fatores econômicos Taxa de desemprego Numero de empresas atuantes em determinados seguimento

9 ESCRITOS Documentos oficiais (fonte fidedigna) Publicações Parlamentares (voto de parlamentares) Documentos jurídicos Fontes estatíticas Publicações Administrativas Documentos particulares TIPOS DE DOCUMENTOS

10 Iconografia Fotografias OUTROS TIPOS DE DOCUMENTOS

11 A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo. Seus objetivo é colocar o pesquisador a par de tudo que já fora escrito sobre o tema. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

12 Imprensa escrita ( ter cuidado com a independência, conteúdo e orientação, grupos de interesse) Publicações (Livros, teses, monografias, publicações) Sua pesquisa irá exigir: Identificação, localização, compilação e fichamento TIPOS E FONTES BIBLIOGRÁFICAS

13 A documentação direita constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. DOCUMENTAÇÃO DIRETA

14 É aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema, através da coleta de dados de forma espontânea no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Ex. Observação PESQUISA DE CAMPO

15 É o encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. ENTREVISTA

16 Averiguar fatos Determinar opiniões sobre fatos Descoberta de planos de ação OBJETIVOS

17 Padronizada Despadronizada TIPOS DE ENTREVISTA

18 Pode ser utilizada em todos os seguimentos da população Oportunidade de obtenção de dados não contidos em fontes documentais Permitir que os dados sejam submetidos a tratamento estatístico VANTAGENS

19 Dificuldade de expressão de ambas as partes Possibilidade do entrevistador ser influenciado Ocupação de tempo LIMITAÇÕES

20 O entrevistados deve abordar o entrevistado com uma atitude amistosa As perguntas devem seguir uma ordem lógica Os dados obtidos devem ser armazenados em anotações ou uma gravação, se o entrevistado consentir OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

21 É uma ferramenta de coleta de dados que consiste em uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. QUESTIONÁRIO

22 Economia de tempo Atinge um maior numero de pessoas simultaneamente Abrange uma área geográfica mais ampla VANTAGENS

23 Alto índice de abstinência Alto índice de perguntas sem resposta Não pode ser aplicado a pessoas analfabetas DESVANTAGENS

24 O pesquisador deve conhecer bem o tema para poder dividir bem as perguntas (dividir em baterias de acordo com os tópicos abordados no trabalho científico) As perguntas devem ajudar a responder os objetivos gerais e específicos Deve conter no máximo 20 perguntas OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

25 As perguntas podem ser abertas, fechadas ou de múltipla escolha. O pesquisador deve realizar o pré-teste


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