A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE. Mayara Reinert.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE. Mayara Reinert."— Transcrição da apresentação:

1 CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE. Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina

2 Estrutura da apresentação CTS Objetivo Justificativa Metodologia Resultados e Discussão

3 Ciência Tecnologia e Sociedade Ciência – Conjunto organizado de conhecimentos relativos a determinado objeto utilizando-se um método; Tecnologia – Conjunto de conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividades Sociedade - associação amistosa com outros. Um grupo de pessoas com interesses mútuos que habitam um mesmo espaço e se organizam dentro dum conjunto de normas.

4 CTS CTS – Caracteriza-se como um sistema de conhecimentos que abrangem técnicas, procedimentos, verdades, leis e intencionalidades. Movimento de caráter educativo, político, cultural, ambiental, econômico e filosófico com intenção de promover análises reflexivas e transdisciplinares da Ciência e da Tecnologia no entorno social;

5 Na Educação A educação em CTS tem o objetivo de formar um indivíduo cidadão, crítico e consciente de que seu papel é fazer a história do seu tempo, construindo novas tecnologias, e conhecimentos científicos, refletindo sobre a sua utilização e analisando as suas repercussões nas relações sociais. Implica na formação de profissionais capacitados a transmitirem conhecimentos tecnológicos que conduzam a melhoria da qualidade de vida do homem e da sociedade.

6 Objetivos Identificar as representações sociais dos professores de Ciências do Ensino Médio quanto às concepções de Ensino/aprendizagem, CTS (Ciência, tecnologia e sociedade) e Prática pedagógica. Verificar quais as influências de CTS na prática pedagógica dos professores na visão dos próprios docentes.

7 Justificativa Observa-se que a sociedade vivencia uma crise, oriunda de diferentes fatores, entre eles os de ordem científica, tecnológica, social, econômica, cultural, política e sobremaneira os de ordem filosófica. Educação como ferramenta de mudança; Tendência pragmática dos profissionais das ciências exatas;

8 Justificativa Distância entre os conteúdos oferecidos e às necessidades dos educandos; Problemas mais epistemológicos do que metodológicos; A partir destas constatações foi pensado este projeto, sobre as representações sociais dos docentes quanto a CTS, ensino/aprendizagem e prática pedagógica.

9 Metodologia População: Foi aplicado questionário aos professores de Ciências do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Santa Catarina em Joinville. Amostra: Professores que Química, Física e Matemática das escolas estaduais e particulares de ensino médio de cada uma das regiões de Joinville.

10 Metodologia Aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para verificar as representações sociais dos professores quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Tratamento dos dados obtidos pela aplicação do questionário. Análise dos dados em termos quantitativo e qualitativo.

11 Resultados e Discussão Resultados quanto à CTS:

12 Resultados e Discussão Ensino Gostar Conhecimento Contextualizar Sociedade Alunos Aprendizagem Experimentos Conteúdo Conhecer Persistência Capacidade CTS Estudo Comunidade Cidadania Responsabilidade Consciência Tempo de docência de no máximo 10 anos.

13 Resultados e Discussão Resultados quanto à Prática Pedagógica Atividades de Aprendizagem As atividades mais citadas foram: Inclui procedimentos para, gradativamente, ir checando e assegurando a aprendizagem dos alunos; Cria, na sala de aula, uma atmosfera de respeito mútuo; Administra o tempo de forma adequada, dando ênfase aos itens prioritários; Que tipo de professor você é? 33% afirmaram ser Transmissores de Conhecimento; 33% afirmaram ser Orientadores-Facilitadores;

14 Resultados e Discussão É possível estabelecer alguma relação entre o enfoque CTS, prática pedagógica e ensino? Justifique sua resposta. Todos afirmaram que sim, com variações nas justificativas; Avaliação da aprendizagem Todos declararam sempre informar de forma clara e fácil as instruções aos estudantes, os critérios de avaliação e que examinam com os estudantes as dificuldades encontradas;

15 Resultados e Discussão Ciência Experimento Contextualização Questionamentos Tecnologia Exemplos do Cotidiano Aulas práticas Pesquisa de Campo Sociedade Dentro da comunidade Teoria x Prática Exemplos

16 Resultados e Discussão A maioria não desenvolve ações inter/multidisciplinares; O que você mudaria em sua prática pedagógica? Quais os empecilhos para que tais mudanças ocorram? Quais os limites e possibilidades de sua prática pedagógica? A maior parte aponta problemas estruturais da instituição como empecilhos à sua prática pedagógica;

17 Andamento do Projeto O projeto foi prorrogado por mais 1 ano Por motivo de atraso no comitê de ética no início do projeto; Será colocado em prática outra alternativa de coletas de dados, a coleta online;

18 Dificuldades Demora para aprovação no comitê de ética; Informação dos dados das escolas participantes; Questionários não respondidos.

19 Referências bibliográficas

20 Agradecimentos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

21 MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!


Carregar ppt "CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE. Mayara Reinert."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google