A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA

2 1. DIFERENTES CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA
A) Ensinar, instruir, fazer aprender; B) A arte de ensinar tudo a todos; C) Busca de alternativas para prática pedagógica. D) A Didática é o estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.

3 2. A DIDÁTICA SE PREOCUPA:
Como o aluno aprende; Como é a atividade do professor em aula; Como o professor ajuda os alunos a aprender; Como organizar a aula; Como fazer um processo de avaliação, etc....

4 3. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Realiza-se através do relacionamento entre aluno e professor, aluno e aluno, professor e professor; A aprendizagem é um processo intencional, isto é, orientado por objetivos a serem alcançados por seus participantes.

5 4. A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA
Colocando ao alcance do professor as pesquisas e os conhecimentos produzidos; Incentivando os professores a pesquisarem a novidade que afeta a sua prática; Fazendo com que os alunos se interesse pela matéria e aprendam.

6 REFLEXÃO Profissional que tem Didática é aquele………
Eu espero da disciplina de Didática ….

7 EDUCAÇÃO Educação> perspectiva social > ações> conhecimentos, valores, crenças. Educ. individual> desenv. de aptidões, potencialidades> personalidade Educ. esc.> formativa> ensino> práticas educ.

8 PEDAGOGIA Estudo sistemático> reflexão das concepções e sistemas de educação. Ciência e a arte da educação> didática > área da pedagogia Didática > ciência e a arte do ensino> refere-se ao estudo dos conteúdos e aos processos próprios de construção do conhecimento.

9 DIDÁTICA E METODOLOGIAS
A didática trata da teoria, concepções, tendências do ensino e aprendizagem, generalizando processos e procedimentos às situações concretas da prática docente. As metodologias integram-se a didática e se ocupam dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria, disciplina ou área de ensino.


Carregar ppt "BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google