Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduarda Souza Alterado mais de 10 anos atrás
1
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
Regina Trilho Otero Xavier
2
Satisfações Resposta:
... quando o professor gosta do aluno, gosta do que sua disciplina trata, colocando paixão no que faz e nas pessoas para quem faz, o resultado costuma ser uma vontade muito grande do aluno para aprender cada vez mais.
3
Dificuldades Resposta: Tenho grande dificuldade com avaliações.
4
Refletindo ...
5
Satisfações Valoriza: O que faz: Para quem faz:
Estar em uma sala de aula Ensinar O conteúdo que trabalha Para quem faz: ALUNO O resultado do que faz: A aprendizagem do aluno
6
Dificuldades Avaliação
Como avaliar de forma que resulte em crescimento para o aluno? O que se faz com o resultado da avaliação? Como avaliar de forma que não resulte em coação para o aluno? Como conseguir que o aluno se sinta responsável (satisfação) por sua aprendizagem e sua avaliação?
7
AVALIAÇÃO Nós temos que avaliar.
O quê? Como? O que se faz com o resultado da avaliação? Dependem de como eu “vejo” as outras pessoas. Considero que as pessoas precisam ser controladas, coagidas? Ou acredito que as pessoas sentem necessidade (e satisfação) de crescimento?
8
Satisfações e dificuldades
Vinculadas: necessidades valorizações
9
Satisfações Quando eu fico satisfeita? realizo algo que eu quero;
consigo realizar algo que tem VALOR para mim, algo que eu sentia NECESSIDADE de realizar (com todas as variações de intensidade possíveis).
10
Dificuldades Vinculadas: valorizações, necessidades, obrigações.
Necessidade – quando eu valorizo algo que tenho que fazer, mas não consigo realizar de forma satisfatória para mim. Obrigação – quando tenho obrigação de fazer algo, pode acontecer de eu ter dificuldade também. Depende de como eu valorizo.
11
VALOR SATISFAÇÕES E DIFICULDADES Dependem de como eu valorizo
O que eu faço Para quem estou fazendo (concepção do “outro”: como eu “vejo” as outras pessoas) Vinculados a concepção de aprendizagem: como eu entendo que ocorre a aprendizagem
12
Valorização de “O que eu faço”
Eu sou professora: Eu ensino. Mas, o que é ensinar? Várias concepções: Preocupação centrada em “passar” o conteúdo; Preocupação centrada na aprendizagem; Preocupação centrada na qualidade das relações que ocorrem durante o processo ensino/aprendizagem; Um pouco disto tudo? (valorizo o conteúdo, a aprendizagem do aluno e a qualidade das relações)
13
Valorização de “Para quem estou fazendo”
Eu ensino para os meus alunos. Quem é o meu aluno? Ele tem facilidade ou dificuldade para aprender? Se ele tem facilidade, a minha satisfação será conseguir criar desafios (dificuldades) para este aluno? Se ele tem dificuldade, qual será a minha satisfação? Conseguir que ele aprenda (ou isto não é um valor para mim?) eu acredito que ele seja capaz de aprender? Eu me sinto com condições de contribuir para que ele aprenda? O “contexto” atual permite que eu o ajude? Consigo criar um “contexto novo” para que ele aprenda?
14
CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM
Quem ensina, ensina para alguém que aprende. (será???) Como ocorre a aprendizagem? É cópia? O professor falou e o aluno aprendeu! É um processo de construção? Complexo, trabalhoso (FASCINANTE!!!) Depende das condições do aluno (de conhecimentos atuais e emocionais) Como a emoção influencia no processo!
15
Concluindo: Satisfações e dificuldades
Em diferentes níveis (conforme a escala de valores de cada um): Ensinar Aprender Aluno
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.