A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES Regina Trilho Otero Xavier.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES Regina Trilho Otero Xavier."— Transcrição da apresentação:

1 Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES Regina Trilho Otero Xavier

2 Satisfações Resposta:... quando o professor gosta do aluno, gosta do que sua disciplina trata, colocando paixão no que faz e nas pessoas para quem faz, o resultado costuma ser uma vontade muito grande do aluno para aprender cada vez mais.

3 Dificuldades Resposta: Tenho grande dificuldade com avaliações.

4 Refletindo...

5 Satisfações Valoriza: O que faz: Estar em uma sala de aula Ensinar O conteúdo que trabalha Para quem faz: ALUNO O resultado do que faz: A aprendizagem do aluno

6 Dificuldades Avaliação Como avaliar de forma que resulte em crescimento para o aluno? O que se faz com o resultado da avaliação? Como avaliar de forma que não resulte em coação para o aluno? Como conseguir que o aluno se sinta responsável (satisfação) por sua aprendizagem e sua avaliação?

7 AVALIAÇÃO Nós temos que avaliar. O quê? Como? O que se faz com o resultado da avaliação? Dependem de como eu vejo as outras pessoas. Considero que as pessoas precisam ser controladas, coagidas? Ou acredito que as pessoas sentem necessidade (e satisfação) de crescimento?

8 Satisfações e dificuldades Vinculadas: necessidades valorizações

9 Satisfações Quando eu fico satisfeita? realizo algo que eu quero; consigo realizar algo que tem VALOR para mim, algo que eu sentia NECESSIDADE de realizar (com todas as variações de intensidade possíveis).

10 Dificuldades Vinculadas: valorizações, necessidades, obrigações. Necessidade – quando eu valorizo algo que tenho que fazer, mas não consigo realizar de forma satisfatória para mim. Obrigação – quando tenho obrigação de fazer algo, pode acontecer de eu ter dificuldade também. Depende de como eu valorizo.

11 VALOR SATISFAÇÕES E DIFICULDADES Dependem de como eu valorizo O que eu faço Para quem estou fazendo (concepção do outro: como eu vejo as outras pessoas) Vinculados a concepção de aprendizagem: como eu entendo que ocorre a aprendizagem

12 Valorização de O que eu faço Eu sou professora: Eu ensino. Mas, o que é ensinar? Várias concepções: –Preocupação centrada em passar o conteúdo; –Preocupação centrada na aprendizagem; –Preocupação centrada na qualidade das relações que ocorrem durante o processo ensino/aprendizagem; –Um pouco disto tudo? (valorizo o conteúdo, a aprendizagem do aluno e a qualidade das relações)

13 Valorização de Para quem estou fazendo Eu ensino para os meus alunos. Quem é o meu aluno? Ele tem facilidade ou dificuldade para aprender? Se ele tem facilidade, a minha satisfação será conseguir criar desafios (dificuldades) para este aluno? Se ele tem dificuldade, qual será a minha satisfação? Conseguir que ele aprenda (ou isto não é um valor para mim?) –eu acredito que ele seja capaz de aprender? –Eu me sinto com condições de contribuir para que ele aprenda? O contexto atual permite que eu o ajude? Consigo criar um contexto novo para que ele aprenda?

14 CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM Quem ensina, ensina para alguém que aprende. (será???) Como ocorre a aprendizagem? É cópia? –O professor falou e o aluno aprendeu! É um processo de construção? –Complexo, trabalhoso (FASCINANTE!!!) –Depende das condições do aluno (de conhecimentos atuais e emocionais) »Como a emoção influencia no processo!

15 Concluindo: Satisfações e dificuldades Em diferentes níveis (conforme a escala de valores de cada um): Ensinar Aprender Aluno


Carregar ppt "Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES Regina Trilho Otero Xavier."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google