A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DE PROFESSORES:AS INTERFACES ENTRE DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DE PROFESSORES:AS INTERFACES ENTRE DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES:AS INTERFACES ENTRE DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009

2 OBJETIVO Repensar as propostas de formação de professores a partir dos significados que esses atribuem a seus futuros alunos e a si na prática docente.

3 HIPÓTESE As representações que o futuro professor tem do seu futuro aluno e de si, em relação a este, afetam a forma como organiza e desenvolve a sua prática.

4 PROFESSOR = AGENTE SOCIAL a voz do professor reflete os valores, ideologias e princípios estruturais que os professores usam para entender e mediar as histórias, culturas e subjetividades dos estudantes (Freire & Shor, 1996, p.253).

5 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISCURSO PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO REPRESENTAÇÃO DO MUNDO CONSTITUIÇÃO DO EU ATITUDE

6 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA INFORMAÇÃO IMAGEM ACERCA DO OBJETO ATITUDE EM RELAÇÃO AO OBJETO

7 REPRESENTAÇÃO SOCIAL [...] o conceito de Representação Social designa uma forma específica de conhecimento, o saber do senso comum, cujos conteúdos manifestam a produção de processos marcados socialmente. Mais amplamente, designa uma forma de pensamento social. (...) apresenta características específicas no plano da organização dos conteúdos, das operações mentais e da lógica (JODELET,1984, p ).

8 TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CLASSIFICAR E ROTULAR DEMANDAM A APLICAÇÃO DE JUÍZOS DE VALOR IDEOLOGIAS CONSUBSTANCIA ESTEREÓTIPOS E FUNDAMENTA O PRECONCEITO. um modo de ver o mundo, um complexo de idéias, vários tipos de práticas sociais, rituais e representações que tendemos a aceitar como naturais e de senso comum. (McLAREN,1997, p.209).

9 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS CORPUS = 60 ALUNOS DO CURSO DE LETRAS INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS = QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS TÉCNICA =ANÁLISE DISCURSIVA DOS RELATOS

10 CATEGORIAS DE ANÁLISE PROFESSOR 1. Visão de seu aluno 2. Visão de si mesmo ALUNO Desinteressado = 75% Interessado=15% Despreparado= 7% Desmotivado= 3% Salvador=82% Esperançoso=95% Assustado= 3% Despreparado= 2%

11 Como você enxerga seu futuro aluno? UM JOVEM PERDIDO NO TURBILHÃO DOS ACONTECIMENTOS DA MODERNIDADE, COM POTENCIALIDADE DE INCLINAÇÃO TANTO PARA O BEM QUANTO PARA O MAL. ALGUÉM QUE PRECISARÁ DESCOBRIR O VALOR DA EDUCAÇÃO. COM UM GRANDE POTENCIAL QUE POR MIM PODERÁ SER EXPLORADO.

12 ALGUÉM BRILHANTE E INTELIGENTE, QUE APRENDEU A VALORIZAR A ESCOLA. ALGÚEM QUE NÃO GOSTA DE ESTUDAR. UMA PESSOA QUE NÃO ME DARÁ MUITA ATENÇÃO. UM SER HUMANAO QUE TERÁ NECESSIDADE DE SER OUVIDO. COM FALTA DE TUDO – ECONOMICA, SOCIAL E PSICOLOGICAMENTE FALANDO. RELATOS: visão do aluno

13 ALGUÉM QUE TEM CAPACIDADE DE CRESCER COM O CONTEÚDO DADO NA ESCOLA. COMO UMA ESPONJA PRONTA PARA ABSORVER TUDO O QUE EUU LHE ENSINAR. UM SER QUE PRECISA SER MOLDADO.

14 APROPRIAÇÃO DOS DISCUROS Meu aluno é alguém que gosta de estudar, mas que precisa de um estímulo. O estímulo sou eu. Honestamente sinto muito medo de enfrentar uma sala de aula. Ele vai precisar da minha total dedicação e eu vou estar lá para oferecer tudo o que estiver ao meu alcance.

15 MUITO OBRIGADA AOS ALUNOS DE LETRAS E A TODOS OS PRESENTES


Carregar ppt "FORMAÇÃO DE PROFESSORES:AS INTERFACES ENTRE DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google