A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
FORMAÇÃO DE PROFESSORES:AS INTERFACES ENTRE DISCURSO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009

2 OBJETIVO Repensar as propostas de formação de professores a partir dos significados que esses atribuem a seus futuros alunos e a si na prática docente.

3 HIPÓTESE As representações que o futuro professor tem do seu futuro aluno e de si, em relação a este, afetam a forma como organiza e desenvolve a sua prática.

4 PROFESSOR = AGENTE SOCIAL
“a voz do professor reflete os valores, ideologias e princípios estruturais que os professores usam para entender e mediar as histórias, culturas e subjetividades dos estudantes” (Freire & Shor, 1996, p.253).

5 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DISCURSO PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO REPRESENTAÇÃO DO MUNDO CONSTITUIÇÃO DO EU ATITUDE

6 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA
INFORMAÇÃO IMAGEM ACERCA DO OBJETO ATITUDE EM RELAÇÃO AO OBJETO

7 REPRESENTAÇÃO SOCIAL [...] o conceito de Representação Social designa uma forma específica de conhecimento, o saber do senso comum, cujos conteúdos manifestam a produção de processos marcados socialmente. Mais amplamente, designa uma forma de pensamento social. (...) apresenta características específicas no plano da organização dos conteúdos, das operações mentais e da lógica (JODELET,1984, p ).

8 TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
CLASSIFICAR E ROTULAR DEMANDAM A APLICAÇÃO DE JUÍZOS DE VALOR IDEOLOGIAS CONSUBSTANCIA ESTEREÓTIPOS E FUNDAMENTA O PRECONCEITO. “um modo de ver o mundo, um complexo de idéias, vários tipos de práticas sociais, rituais e representações que tendemos a aceitar como naturais e de senso comum.” (McLAREN,1997, p.209).

9 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
CORPUS = 60 ALUNOS DO CURSO DE LETRAS INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS = QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS TÉCNICA =ANÁLISE DISCURSIVA DOS RELATOS

10 CATEGORIAS DE ANÁLISE PROFESSOR Visão de seu aluno Visão de si mesmo
Desinteressado = 75% Interessado= 15% Despreparado= 7% Desmotivado= 3% Salvador= 82% Esperançoso= 95% Assustado= 3% Despreparado= 2%

11 Como você enxerga seu futuro aluno?
“UM JOVEM PERDIDO NO TURBILHÃO DOS ACONTECIMENTOS DA MODERNIDADE, COM POTENCIALIDADE DE INCLINAÇÃO TANTO PARA O BEM QUANTO PARA O MAL.” “ALGUÉM QUE PRECISARÁ DESCOBRIR O VALOR DA EDUCAÇÃO.” “COM UM GRANDE POTENCIAL QUE POR MIM PODERÁ SER EXPLORADO.”

12 RELATOS: visão do aluno
“ALGUÉM BRILHANTE E INTELIGENTE, QUE APRENDEU A VALORIZAR A ESCOLA.” “ALGÚEM QUE NÃO GOSTA DE ESTUDAR.” “UMA PESSOA QUE NÃO ME DARÁ MUITA ATENÇÃO.” “UM SER HUMANAO QUE TERÁ NECESSIDADE DE SER OUVIDO.” “COM FALTA DE TUDO – ECONOMICA, SOCIAL E PSICOLOGICAMENTE FALANDO”.

13 RELATOS: visão do aluno
“ALGUÉM QUE TEM CAPACIDADE DE CRESCER COM O CONTEÚDO DADO NA ESCOLA.” “COMO UMA ESPONJA PRONTA PARA ABSORVER TUDO O QUE EUU LHE ENSINAR.” “UM SER QUE PRECISA SER MOLDADO.”

14 APROPRIAÇÃO DOS DISCUROS
“Meu aluno é alguém que gosta de estudar, mas que precisa de um estímulo. O estímulo sou eu.” Honestamente sinto muito medo de enfrentar uma sala de aula.” “Ele vai precisar da minha total dedicação e eu vou estar lá para oferecer tudo o que estiver ao meu alcance.”

15 MUITO OBRIGADA AOS ALUNOS DE LETRAS E A TODOS OS PRESENTES


Carregar ppt "Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google