A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Ciclos de Escolarização Segundo o Coletivo de Autores – Metodologia do Ensino da Educação Física.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Ciclos de Escolarização Segundo o Coletivo de Autores – Metodologia do Ensino da Educação Física."— Transcrição da apresentação:

1 Os Ciclos de Escolarização Segundo o Coletivo de Autores – Metodologia do Ensino da Educação Física

2 Primeiro ciclo: ciclo de organização da identidade dos dados da realidade – Educação Infantil até a 3a. série Nele o aluno encontra-se no momento da síncrese. Tem uma visão sincrética da realidade. Os dados aparecem (são identificados) de forma difusa, misturados. Cabe à escola, particularmente ao professor, organizar a identificação desses dados constatados e descritos pelo aluno para que ele possa formar sistemas, encontrar as relações entre as coisas, identificando as semelhanças e as diferenças. O aluno dá um salto qualitativo nesse ciclo quando começa a categorizar os objetos, classificá-los e associá-los.

3 O conhecimento de que trata a Educação Física Área do conhecimento: cultura corporal Temas da cultura corporal Jogo Esporte Capoeira Ginástica Dança

4 O Jogo no primeiro ciclo Jogos cujo conteúdo implique o reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades de ação. Jogos cujo conteúdo implique a inter-relações com outras matérias de ensino. Jogos cujo conteúdo implique o sentido da convivência com o coletivo, das suas regras e dos valores que estas envolvem. Jogos cujo conteúdo implique a auto-organização. Jogos cujo conteúdo implique a auto-avaliação e a avaliação coletiva das próprias atividades. Jogos cujo conteúdo implique a elaboração de brinquedos, tanto para jogar em grupo como para jogar sozinho.

5 Segundo ciclo: ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento – 4a. a 6a. séries Nele o aluno vai adquirindo a consciência de sua atividade mental, suas possibilidades de abstração, confronta os dados da realidade com as representações do seu pensamento sobre eles. Começa a estabelecer nexos, dependências e relações complexas, representadas no conceito e no real aparente, ou seja, no aparecer social. Ele dá um salto qualitativo quando começa a estabelecer generalizações.

6 O Jogo no segundo ciclo Jogos cujo conteúdo implique jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático. Jogos cujo conteúdo implique o desenvolvimento da capacidade de organizar os próprios jogos e decidir suas regras, entendendo-as e aceitando-as como exigência do coletivo.

7 Terceiro ciclo: ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento – 7a. e 8a. séries O aluno amplia as referências conceituais do seu pensamento; ele toma consciência da atividade teórica, ou seja, de que uma operação mental exige a reconstituição dessa mesma operação na sua imaginação para atingir a expressão discursiva, leitura teórica da realidade. O aluno dá um salto qualitativo quando reorganiza a identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico, propriedade da teoria.

8 O Jogo no terceiro ciclo Jogos cujo conteúdo implique a organização técnico-tática e o julgamento de valores na arbitragem dos mesmos. Jogos cujo conteúdo implique a necessidade do treinamento e da avaliação individual e do grupo para jogar bem tanto técnica quanto taticamente. Jogos cujo conteúdo implique a decisão de níveis de sucesso.

9 Quarto ciclo: ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento – Ensino médio Nele o aluno adquire uma relação especial com o objeto, que lhe permite refletir sobre ele. A apreensão das características especiais dos objetos é inacessível a partir de pseudoconceitos próprios do senso comum. O aluno começa a perceber, compreender e explicar que há propriedades comuns e regulares nos objetos. É nesse ciclo que o aluno lida com a regularidade científica, podendo apartir dele adquirir algumas condições objetivas para ser produtor de conhecimento científico quando submetido à atividade de pesquisa.

10 O Jogo no quarto ciclo Jogos cujo conteúdo implique o conhecimento sistematizado de técnicas e táticas, bem como da arbitragem dos mesmos. Jogos cujo conteúdo implique o conhecimento sistematizado e aprofundado sobre o desenvolvimento/treinamento da capacidade geral e específica de jogar. Jogos cujo conteúdo propicie a prática organizada conjuntamente entre escola/comunidade.


Carregar ppt "Os Ciclos de Escolarização Segundo o Coletivo de Autores – Metodologia do Ensino da Educação Física."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google