A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
EDUCAÇÃO FÍSICA 1º CICLO

2 AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA

3 Qual é o lugar da Educação Física no 1º ciclo?
A Educação Física tem o movimento como seu principal modo de discurso para a expressão dos códigos/signos sociais. como uma área de conhecimento escolar, possui saberes que lhe são próprios, possui sua especificidade de conhecimentos.

4 A Educação física é defendida como uma forma de expressão da linguagem, ou seja, como um conjunto de conhecimentos, construídos e sistematizados, a partir de um específico modo de discurso: o movimento.

5 Quais são os princípios para o ensino da Educação Física na Escola?
Socialização Inclusão Ludicidade

6 Socialização Envolve diferentes formas de expressões e apropriações dos signos e códigos sociais. Espaço para aprendizagem, valores e normas sociais

7 Inclusão A Educação física nos oferece material que possibilita o reconhecimento da diversidade existente nas relações humanas. A interação com o outro (seja ele, o colega, o professor) é uma convivência com o diferente, com diferentes conhecimentos/habilidades. Esta convivência favorece a experimentação de outros movimentos, outras formas de interação com os espaços, com os objetos e com o grupo.

8 Ludicidade Permite que a criança exteriorize o seu pensamento de várias maneiras, que se comunique com os outros, com os objetos, em diferentes tempos e espaços. Brincando a criança movimenta, fala, desenha, sorri, chora, grita, utilizando diferentes modos de discurso para expressar o que sente e pensa.

9 Implicações dos princípios orientadores das aulas – ludicidade, inclusão e socialização
Que os conhecimentos e seus temas sejam vivenciados por todas as crianças, de forma plena, divertida, criativa e autônoma.

10 Implicações dos princípios orientadores das aulas – ludicidade, inclusão e socialização
A convivência com o outro, em interações com os diferentes objetos e espaços propicia à criança perceber e conhecer seu próprio corpo.

11 Implicações dos princípios orientadores das aulas – ludicidade, inclusão e socialização
Os “combinados” sejam vivenciados da mesma forma por todos, que todos se divirtam e consigam expressar seus movimentos plenamente. Eles englobam tanto as questões de atitude quanto as questões referentes às regras específicas do tema da aula.

12 A organização dos conhecimentos específicos da Educação Física deve considerar três momentos:
O saber O saber fazer A reflexão sobre esse saber e saber-fazer

13 A Educação Física como LINGUAGEM
Diferentes Conteúdos Diferentes modos de discurso Diferentes situações sociais A Educação Física como LINGUAGEM interação Saber, Saber-fazer e reflexão Jogos e brincadeiras ginásticas esportes danças Movimentos próprios ao tema/conteúdo Regras e combinados Registro: escrita, desenho, pintura. Ouvir sobre o tema/conteúdo Ler sobre o tema/conteúdo Falar sobre o tema/conteúdo Reconstrução da prática Os objetos O outro O espaço Autonomia criatividade curiosidade lutas Avaliação

14 Proposta de atividade Propor a realização da brincadeira “Barra manteiga” Verificar quem conhece a brincadeira e como brinca Apresentar uma versão da brincadeira retirada da internet

15 http://jogosdealfabetizacao.zip.net/ Barra-manteiga
 Pode-se brincar de "barra-manteiga" em um quintal, uma praça ou o pátio da escola. O espaço precisa ser dividido em três partes conforme o desenho a baixo.   As crianças devem ser divididas em duas equipes, sendo que uma equipe fica de frente para a outra. Os participantes de cada equipe ficam um ao lado do outro e com a palma de uma das mãos virada para cima. As equipes ficam posicionadas nos campos 1 e 3 e o campo 2 é o espaço para correr. A brincadeira começa quando um participante vai até a equipe adversária e bate com uma mão na mão de um dos participantes da outra equipe. A criança que bateu sai correndo para a sua equipe enquanto é perseguida pelo adversário. Caso o que bateu seja pego passa a jogar na outra equipe. Vence o time que pegar todos os adversários.

16 Fazer a leitura do texto, interpretando com as crianças
Comparar com as versões apresentadas pelas crianças Realizar a brincadeira conforme as regras propostas Criar coletivamente outra forma de realizar a brincadeira Fazer o registro e levar para outros colegas/família brincarem.

17 Quadro de Capacidades do 1º ciclo
Capacidades a serem desenvolvidas no 1º Ciclo em relação à Educação Física Distribuição no Ciclo 1º ano 2º ano 3º ano Vivenciar as práticas corporais, referentes aos conteúdos culturais da Educação Física (jogos, brincadeiras, esportes, danças, ginásticas e lutas), valorizando a ludicidade, a inclusão (respeitando as diferenças) e a socialização. I/T T/R Conhecer e perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas possibilidades de movimento, buscando superar os limites e ampliar as potencialidades. Escutar, discutir e respeitar as regras referentes ao tema da aula, construindo e (re)construindo coletivamente “os combinados”. T/C

18 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º Ciclo em relação à
Educação Física Distribuição no Ciclo 1º ano 2º ano 3º ano Demonstrar os conhecimentos aprendidos (em relação a qualquer um dos conteúdos propostos) e ensiná-los para outras pessoas – dentro e fora da escola. I/T T T/C Conhecer a história de cada uma das práticas corporais propostas nas aulas, reconhecendo-as como produção humana. Conhecer os efeitos da hidratação no organismo durante a realização de atividades físicas, inclusive durante as aulas de Educação Física. I

19 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º Ciclo em relação à
Educação Física Distribuição no Ciclo 1º ano 2º ano 3º ano Reconhecer as alterações provocadas pelo esforço físico (cansaço, elevação dos batimentos cardíacos) e saber por que elas ocorrem. I I/T T Reconhecer o significado da Educação Física como uma área de conhecimento que trata pedagogicamente as práticas corporais, a saber: os jogos, brinquedos e brincadeiras, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas, compreendendo a importância dos seus conteúdos para sua vida, dentro e fora da escola. T/C

20

21 Educação física, alfabetização e letramento :
“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” (Magda Soares). Assim, alfabetizar é mais que apropriar-se do sistema de escrita, que fazer relações letras/sons. Ler e escrever precisam estar presentes na escola em contextos significativos, como por exemplo, em uma aula de Educação física, a professora ensina um novo jogo iniciando pela leitura e interpretação da regra com os alunos.

22 Capacidades da Língua Portuguesa abordadas na brincadeira:
Conhecer e valorizar os usos e funções sociais da escrita Reconhecer a finalidade da leitura de diferentes gêneros textuais Compreender globalmente os textos lidos

23 O 1º ciclo centraliza o processo de ensino nos aspectos referentes à alfabetização e à socialização. Isso não significa torná-los únicos ou exclusivos.

24 E a avaliação na Educação Física?
Avaliar significa analisar toda a sua presença na escola: O que avaliar? conhecimento prévio do grupo; clareza de uma proposta de ensino para a educação física Como avaliar? Depende de diferentes formas de observação, registros, conversas em pequenos grupos, etc. Auto-avaliação possibilita que o aluno se conscientiza da sua aprendizagem

25 Quem avalia? Não é tarefa exclusiva do professor;
Todos aqueles que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem devem participar e precisam pensar juntos a presença da Educação Física na escola e como torná-la significativa para todos.


Carregar ppt "PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google