A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O conteúdo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O conteúdo."— Transcrição da apresentação:

1 O conteúdo

2 A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados. Para isso, foi elaborada uma série de materiais lúdicos ilustrados com a Turma da Mônica

3 Cada vez que pensamos no bem comum, que respeitamos as pessoas como elas são, que preservamos o meio ambiente, que cumprimos nossos deveres e vemos nossos direitos respeitados, estamos praticando a cidadania.

4 Dessa forma, a cidadania é um conjunto de princípios que precisam ser exercidos e incorporados.
Durante um semestre, vamos trabalhar valores imprescindíveis para a construção da cidadania.

5 Esses valores foram elaborados e transformados em um conteúdo que aborda três grandes eixos: Autoestima Inclusão Valores ética e cidadania

6 MANUAL DO PROFESSOR Este manual irá proporcionar:
1 – Os conhecimentos e informações relevantes à cidadania. 2 – Ferramentas que o capacitam a: Transmitir às crianças, de forma clara e objetiva, informações relevantes sobre cidadania. Promover valores positivos que ajudam na construção do conhecimento. Promover junto à escola a integração dos pais e da comunidade no contexto do tema em questão.

7 MANUAL DO PROFESSOR Este manual é composto por três módulos:
1 – Autoestima; 2 – Ser Diferente é Legal; e 3 – Brasil, Meu Brasil Brasileiro

8 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Atividades Complementares, presentes em todos os capítulos, têm o objetivo de divertir e reforçar o conteúdo, são elas: Histórias e histórias: são histórias na forma de quadrinhos, que servirão de referência para questionários e atividades lúdicas. Bate-papo: são perguntas dirigidas ao aluno que reforçam o tema e levam a criança à reflexão.

9 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Atividades Lúdicas: Passatempo: são atividades gráficas como sete erros, eliminando as letras, enigma e vamos colorir. No caso de crianças menores, o professor deve ajudar. Artemanha: são experimentos e atividades plásticas. Recreio: são jogos e brincadeiras.

10 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
A palavra é sua: a criança dá sua opinião sobre determinado assunto. Textos: Texto do Professor: são texto dirigidos exclusivamente ao professor, com a função de enriquecer seu conhecimento sobre o assunto em questão. Texto do aluno: são textos a serem lidos e discutidos em sala de aula. Esses textos estão no Caderno do Aluno.

11 MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares -
Pesquisa: pesquisas realizadas pelos alunos por meio de jornais, da comunidade, da família, livros, internet, etc. Vivencia: são exercícios que levam a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades. Arte para aprender: são avisos de porta, cartazes e jogos que além de divertir, reforçam o conteúdo didático.

12 Módulo I - Autoestima Este módulo demonstra a importância da autoestima e o papel fundamental do professor nesta questão. As atividades promovem o autoconhecimento e a autoestima.

13 Módulo II – Ser diferente é Legal!
Somos todos diferentes Pessoas com deficiência física Brasil, Berço Esplêndido

14 Módulo II - Ser Diferente é legal! Somos todos diferentes
Evidencia como as diferenças podem ser enriquecedoras e que cada pessoa tem suas características físicas, de personalidade, de crenças e de costumes. Também realça que o convívio sem preconceito amplia nossas perspectivas e nos completa.

15 Módulo II - Ser Diferente é legal! Pessoas com deficiência física
Apresenta a importância da acessibilidade e analisa as dificuldades que enfrentam as pessoas com uma deficiência física. Também demonstra e valoriza suas habilidades especiais, como tato, o olfato, a destreza, a comunicação não verbal e outras. São oferecidas aos alunos vivências de situações nas quais estarão privados da visão, da fala e com limitação de movimentos, com o objetivo de fazê-los perceber como é pertencer a este universo, tão difícil de lidar.

16 Módulo II - Ser Diferente é legal! Brasil, Berço Esplêndido
Apresenta cada um dos povos que imigrou para o Brasil e também os índios que aqui viviam. Demonstra suas contribuições e nossa ascendência.

17 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro!
Brasil, Pátria Amada Brasil, Uma República Democracia Cidadania Voluntariado, Solidariedade e Bem Comum Valores e participação

18 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Brasil, uma república
Define República, as diferenças entre esse regime e a monarquia, e enfoca os três poderes

19 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Democracia
Define e demonstra o sentido da democracia participativa.

20 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Cidadania
Fala sobre cidadania, direitos e deveres

21 Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Voluntariado, Solidariedade, e Bem Comum
Mostra como as pessoas podem ser solidárias e apresenta a importância do bem comum em várias situações: em casa, nas ruas, nas praças, praias, parques, nos monumentos, no meio ambiente e na prática do consumo consciente.

22 Caderno do aluno Cada criança terá seu Caderno, que
ficará com ela o ano inteiro. Nele estarão reunidas todas as informações obtidas em discussão de classe, pesquisas, atividades, entrevistas e experiências vividas nas comunidades. O Caderno visa estimular a criança a buscar informações, da forma mais variada possível. Possui perguntas e espaços para desenhos, fotos e textos livres, em que a criança pode falar de seus gostos, hábitos, histórias da família, etc.


Carregar ppt "O conteúdo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google