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Apresentação dos Conteúdos Programáticos

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Apresentação em tema: "Apresentação dos Conteúdos Programáticos"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado EB1 Helena Vaz da Silva Apresentação dos Conteúdos Programáticos 4 de Outubro de 2006

2 PRIORIDADES DE ACÇÃO EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO
1ª - Implementar as políticas educativas definidas ao nível nacional e adequá-las ao contexto sociocultural onde se insere as escolas do Agrupamento: Dando prioridade à inclusão de todos os alunos e diversificando a oferta educativa. Envolvendo todos os elementos da Comunidade educativa. Promovendo a articulação entre os diferentes níveis de ensino.

3 PRIORIDADES DE ACÇÃO EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO
2ª - Colocar a gestão administrativa e financeira ao serviço do projecto pedagógico 3ª - Potenciar práticas de cooperação e colaboração entre todos os docentes do Agrupamento Tudo isto visa - « A qualidade educativa das aprendizagens »

4 Competências Gerais A saída da educação básica, o aluno deverá ser capaz de: 1 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano 2 - Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar; 3 - Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio:

5 4 - Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação: 5 - Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados; 6 - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável: 7 - Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada, de decisões;

6 8 - Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa:
9 - Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns: 10 - Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

7 Princípios e Valores Orientadores do Currículo – Pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo
Construção e tomada de consciência da identidade pessoal e social; Participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica; Respeito e valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos; Valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

8 Princípios e Valores Orientadores do Currículo – Pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo
Desenvolvimento do sentido de apreciação estética do mundo; Desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; Construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural; Valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros

9 Língua Portuguesa

10 Matemática

11 Matemática

12 Estudo do Meio

13 Estudo do Meio

14 Estudo do Meio

15 Estudo do Meio

16 Estudo do Meio

17 Estudo do Meio

18 Educação e Expressão Físico-motora

19 Expressão e Educação Plástica

20 Expressão e Educação Musical

21 Expressão e Educação Dramática

22 Estudo Acompanhado Esta área curricular não disciplinar tem como principal objectivo a aquisição de competências que permitam a apropriação de métodos de estudo e de trabalho que proporcionem o desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia na realização de aprendizagem.

23 Finalidades: • Ajudar os alunos na identificação e análise de estratégias de estudo, de acordo com as suas características individuais; • Desenvolver competências de consulta e de utilização de diversas fontes de informação; • Desenvolver o gosto pelo trabalho e pelo estudo; • Desenvolver a iniciativa, a persistência, a responsabilidade e a criatividade; • Aumentar a auto-estima e a auto-confiança; • Desenvolver competências sociais: o respeito pelos outros, a cooperação e a comunicação; • Capacitar para uma aprendizagem cada vez mais autónoma; • Proporcionar aos professores informações importantes sobre o estádio de desenvolvimento das competências de trabalho e aprendizagem dos alunos; • Permitir que o aluno receba feedback ( auto e hetero-avaliação) sobre a eficácia dos seus hábitos e métodos de trabalho.

24 Formação Cívica Esta área curricular não disciplinar tem como objectivo a educação para a cidadania, constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre experiências vividas, preocupações sentidas pelo aluno e sobre a sua participação, individual e colectiva, na vida da turma, escola e sociedade. É um processo fundamental para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes.

25 Finalidades: • Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania; • Promover o desenvolvimento da auto-estima, de regras de convivência e do respeito mútuo; • Desenvolver os valores da solidariedade e do respeito pela diferença; • Proporcionar momentos de reflexão sobre a vida da turma, da escola e da comunidade, bem como os princípios democráticos que orientam o seu funcionamento; • Proporcionar situações de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e democracia; • Adquirir conhecimentos importantes para a compreensão do funcionamento da sociedade e das suas instituições.

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