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Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado EB1 Helena Vaz da Silva Apresentação dos Conteúdos Programáticos 4 de Outubro de 2006.

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1 Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado EB1 Helena Vaz da Silva Apresentação dos Conteúdos Programáticos 4 de Outubro de 2006

2 1ª - Implementar as políticas educativas definidas ao nível nacional e adequá-las ao contexto sociocultural onde se insere as escolas do Agrupamento: Dando prioridade à inclusão de todos os alunos e diversificando a oferta educativa. Envolvendo todos os elementos da Comunidade educativa. Promovendo a articulação entre os diferentes níveis de ensino. PRIORIDADES DE ACÇÃO EDUCATIVA DO AGRUPAMENTO

3 2ª - Colocar a gestão administrativa e financeira ao serviço do projecto pedagógico 3ª - Potenciar práticas de cooperação e colaboração entre todos os docentes do Agrupamento Tudo isto visa - « A qualidade educativa das aprendizagens »

4 Competências Gerais A saída da educação básica, o aluno deverá ser capaz de: 1 - Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano 2 - Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar; 3 - Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio:

5 4 - Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação: 5 - Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados; 6 - Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável: 7 - Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada, de decisões;

6 8 - Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa: 9 - Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns: 10 - Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida.

7 Princípios e Valores Orientadores do Currículo – Pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo Construção e tomada de consciência da identidade pessoal e social; Participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica; Respeito e valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos; Valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

8 Desenvolvimento do sentido de apreciação estética do mundo; Desenvolvimento da curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; Construção de uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural; Valorização das dimensões relacionais da aprendizagem e dos princípios éticos que regulam o relacionamento com o saber e com os outros Princípios e Valores Orientadores do Currículo – Pressupostos da Lei de Bases do Sistema Educativo

9 Língua Portuguesa

10 Matemática

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12 Estudo do Meio

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18 Educação e Expressão Físico-motora

19 Expressão e Educação Plástica

20 Expressão e Educação Musical

21 Expressão e Educação Dramática

22 Estudo Acompanhado Esta área curricular não disciplinar tem como principal objectivo a aquisição de competências que permitam a apropriação de métodos de estudo e de trabalho que proporcionem o desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia na realização de aprendizagem.

23 Finalidades: Ajudar os alunos na identificação e análise de estratégias de estudo, de acordo com as suas características individuais; Desenvolver competências de consulta e de utilização de diversas fontes de informação; Desenvolver o gosto pelo trabalho e pelo estudo; Desenvolver a iniciativa, a persistência, a responsabilidade e a criatividade; Aumentar a auto-estima e a auto-confiança; Desenvolver competências sociais: o respeito pelos outros, a cooperação e a comunicação; Capacitar para uma aprendizagem cada vez mais autónoma; Proporcionar aos professores informações importantes sobre o estádio de desenvolvimento das competências de trabalho e aprendizagem dos alunos; Permitir que o aluno receba feedback ( auto e hetero-avaliação) sobre a eficácia dos seus hábitos e métodos de trabalho.

24 Formação Cívica Esta área curricular não disciplinar tem como objectivo a educação para a cidadania, constituindo um espaço de diálogo e reflexão sobre experiências vividas, preocupações sentidas pelo aluno e sobre a sua participação, individual e colectiva, na vida da turma, escola e sociedade. É um processo fundamental para a formação de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes.

25 Finalidades: Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania; Promover o desenvolvimento da auto-estima, de regras de convivência e do respeito mútuo; Desenvolver os valores da solidariedade e do respeito pela diferença; Proporcionar momentos de reflexão sobre a vida da turma, da escola e da comunidade, bem como os princípios democráticos que orientam o seu funcionamento; Proporcionar situações de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e democracia; Adquirir conhecimentos importantes para a compreensão do funcionamento da sociedade e das suas instituições.

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