A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER. O que é? Um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, visando o desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER. O que é? Um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, visando o desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER

2 O que é? Um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, visando o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, activos e intervenientes Dec. Lei nº6/2001

3 Objectivos Gerais da Formação Cívica o o Desenvolver competências necessárias ao exercício de cidadania; o o Promover atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos autónomos, participativos e civicamente responsáveis; o o Promover valores de tolerância e solidariedade; o o Estimular a participação dos alunos na vida da turma, da escola e da comunidade.

4 Objectivos Específicos da Formação Cívica o Debater os problemas da turma e resolver conflitos; o Valorizar as experiências vividas e sentidas pelos alunos; o Promover o diálogo e a reflexão sobre questões relativas à participação/actuação individual e colectiva nos diferentes espaços da escola, recorrendo a atitudes normas e valores que visem a sua preservação e melhoria.

5 Objectivos Específicos da Formação Cívica o Promover o diálogo e a reflexão sobre as regras de convivência e respeito mútuo na comunidade educativa, questionando comportamentos, atitudes e valores; o Consciencializar os alunos para a importância das relações humanas e a existência de regras de conduta social; o Adquirir hábitos de participação democrática ao nível do debate de ideias; o Aprender a exprimir opiniões fundamentadas.

6 Conteúdos o Regulamento interno da escola (análise e reflexão);- Eleição do delegado e sub-delegado de turma (reflexão prévia); o Reflexão sobre direitos e deveres dentro e fora da escola; o Sociedade (cidadania, democracia, consciência cívica, solidariedade, discriminação, violência, respeito pela diferença);

7 Conteúdos o Família; o Prevenção rodoviária, o Ambiente; o Saúde; o Consumismo; o A importância social da dádiva de sangue; o Informação escolar pertinente para a turma;

8 Propostas de Temas Regulamento Interno Regulamento Interno Regulamento de Segurança Regulamento de Segurança A Organização do Estado A Organização do Estado A Política A Política O poder local O poder local Governo/Governar Governo/Governar Impostos Impostos Justiça Justiça Nação/nacionalidade Nação/nacionalidade ONU ONU União Europeia União Europeia Regiões Autónomas Regiões Autónomas O Voto O Voto O Associativismo O Associativismo A minha escola A minha escola O meu corpo O meu corpo O namoro O namoro A sexualidade A sexualidade A Saúde A Saúde Porque é Importante a Família Porque é Importante a Família Os Vários Actores da FamíliaOs Vários Actores da Família Os Vários Tipos de famíliaOs Vários Tipos de família Cultura e Ambiente O Meu Ambiente Política e Ambiente Qualidade de Vida Zonas Protegidas O Bem Comum Cidadão/cidadaniaHumanidadePazXenofilia A liberdade A Igualdade A Fraternidade O Consumidor As Consequências do Consumo As drogas As religiões Educação Rodoviária...

9 Metodologias o Metodologias pedagógicas activas utilizando estratégias como: o Trabalho de Grupo; o Debates; o Pesquisa orientada de textos e imagens; o Visionamento de Vídeos e DVDs

10 Metodologias o Presença na escola de membros da comunidade e convidados; o Organização de um Diário de Formação Cívica (caderno de reflexão de cada aluno sobre temáticas tratadas).

11 Avaliação o Incide, sobretudo, no campo das atitudes e valores e resulta numa proposta de avaliação qualitativa feita pelo director de turma e completada pelos professores da turma. Existe uma ficha de auto – avaliação e uma grelha de observação, ambas disponíveis nesta página.

12 Avaliação NÃO SATISFAZ Não intervém nas tarefas/actividades; Não manifesta empenhamento; Não é responsável; Não tem sentido crítico; Revela pouca tolerância/respeito pelos outros alunos e fraco sentido de justiça; Não colabora e raramente coopera com solidariedade; Revela pouca consciência democrática; Tem fraca capacidade de diálogo SATISFAZ Intervém nas tarefas/actividades; Manifesta empenhamento; É responsável; Tem sentido crítico; É tolerante, respeitador, e revela sentido de justiça; Colabora e coopera com solidariedade; Revela consciência democrática; Tem capacidade de diálogo. SATISFAZ BEM Intervém com muito entusiasmo nas tarefas /actividades; Manifesta muito empenho; É muito responsável e tem sentido crítico muito desenvolvido; É muito tolerante, muito respeitador e tem sentido de justiça; Colabora activamente e coopera com solidariedade; Tem consciência democrática; Dialoga com muita facilidade.


Carregar ppt "FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER. O que é? Um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania, visando o desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google