A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCUTISMO É... ...educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCUTISMO É... ...educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo."— Transcrição da apresentação:

1 ESCUTISMO É... ...educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo

2 O Escutismo comporta duas missões:
Ajudar a educar pessoas (p/ serem felizes) Melhorar o mundo que nos rodeia Dimensão Individual Necessidade de equilíbrio Dimensão Comunitária ou Individualismo, isolamento, egoísmo Ditadura do grupo, colectivismo, despersonalização

3 “O Caminheirsmo tem de ser um avanço progressivo para a Partida, e como tal, precisa de ser norteado por valores e pequenas regras que pouco a pouco vão ajudar a construir uma grande obra que é o Homem” in Metodologia Educativa da IV secção – CNE

4 No PPV, cada noviço começa por ser convidado a traçar pequenas metas e tarefas que o levarão a progredir em vários domínios e farão dele melhor pessoa. Com o decorrer do seu tempo no Clã, essas metas serão cada vez mais ambiciosas; quando estiver preparado para a Partida, será por certo portador de um verdadeiro Projecto de Vida, alicerçado nos valores do Homem Novo.

5 A Carta de Clã encerra em si uma vontade colectiva de melhorar o grupo nos aspectos em que está menos bem ou de valorizar outros em especial. “É uma carta de intenções (de atitudes e acções) elaborada em termos genéricos, mas precisos e ricos de conteúdo”..

6 Projecto Pessoal de Vida
Creio que fomos colocados neste mundo de beleza e maravilhas com a faculdade especial de as apreciar, nalguns casos de termos o prazer de colaborar no seu desenvolvimento, e também de podermos auxiliar os outros, em vez de os excedermos, e por todos estes meios, ter gosto na vida – isto é, SER FELIZ. Baden Powell, in A Caminho do Triunfo

7 O que se espera de um Homem Novo:
… respeita a vida em todas as suas formas e manifestações. … respeita e cuida do seu corpo. … vive a vocação do amor como um dar-se mutuamente e um partilhar de uma mesma caminhada. … sabe que é filho de um mesmo pai, Deus, e assim todos os Homens são seus irmãos. … sabe que os Homens se salvam em comunhão: a fraternidade, a solidariedade e a partilha são os caminhos da salvação.

8 O que se espera de um Homem Novo(cont):
… participa no desenvolvimento do mundo, na construção da Justiça e da Paz. … coloca-se ao lado dos pobres, dos desprotegidos, dos marginalizados, das vítimas da violência e da injustiça. … é livre e responsável, arriscando esses valores na busca de novos caminhos e soluções de futuro. … está atento às conquistas da ciência e da técnica, vendo nelas apenas instrumentos que têm de dominar e utilizar com discernimento.

9 O que se espera de um Homem Novo(cont):
… vive o despojamento como exigência de liberdade e como um testemunho de caridade. … prefere a liberdade de criar do que a escravidão de consumir. … vive a vida como uma constante opção norteada da sua fé

10 Projecto Comunitário

11 Carta de Clã Vulgarmente conhecido por

12 Carta de Clã Fazer parte de um grupo ou comunidade dá-nos um conjunto de deveres assim como um conjunto de direitos. Viver em comunidade exige equilibrar ideais seguindo um conjunto de regras simples... é quase natural quando é um hábito que vem desde cedo e já faz parte de nós. Não é o caso normal do CNE. Todos os anos há entradas e saídas, para fora e/ou para dentro pelo que o grupo não cresce, não transita como grupo ao mesmo tempo. É praticamente impossível um bando chegar “intacto” ao clã sempre com a mesma formação. Para além de não hábitos de “carta de intenções” nas outras secções. . Estilo de Vida?

13 Carta de Clã A passagem no Clã é uma excelente experiência de vida em comunidade, um espaço em que se desenham e realizam passo a passo, projectos de um grupo. Se esta comunidade progredir, cada um progride e o contrário também é verdade. É muito fácil destruir, e rápido. Ao mesmo tempo é difícil construir. Por isso é importante muita coerência da parte que quem diz sim ao Projecto do Homem Novo e capacidade de visão para se saber onde quer chegar, como grupo.

14 Carta de Clã Dentro deste espírito, a Carta de Clã, o documento definidor das grandes linhas de acção desta Secção, é um conjunto de regras simples, que orienta a vida do Caminheiro, da Equipa e do próprio Clã ao longo da Caminhada. . No sentido de progredir como grupo, de implementar hábitos de mudança de atitudes, assumir de valores, dos direitos e dos deveres que cada um tem como parte do grupo. . Se fôr preciso, referir que distribuiremos cópias de algumas Cartas de Clã.

15 Carta de Clã Estas regras devem estar de acordo com os valores do Caminheirismo. A Carta de Clã é uma carta de intenções (de atitudes e acções), elaborada em termos genéricos, mas precisos e ricos de conteúdo. Já dissemos atrás: assumir de atitudes, acções que traduzem valores inspirados onde? Bem Aventuranças (Homem-Novo), Lei do Escuta, Promessa e Princípios

16 Carta de Clã Deve ser elaborada em Conselho de Clã e revista, em princípio, anualmente. As modificações da carta são decididas em Conselho de Clã e podem ser apresentadas quer pela Equipa quer individualmente. . Quem usa Carta de Clã? Onde a guardam? Assinada? Em momento próprio? Especial? . Realçar a sua importância como símbolo de união dos caminheiros (à semelhança da Bandeira Nacional, hinos,...), como símbolo que lembra a responsabilidade da adesão ao caminheirismo (à semelhança do lenço, aliança, concha,...). Afixada de modo a que todos a vejam? . Na medida em que o grupo muda frequentemente, a Carta pode não ser assim tão “revisível”!?

17 Carta de Clã No fim de cada Caminhada - AVALIAÇÃO - deve haver espaço para uma pequena reflexão sobre a Carta de Clã de modo a fazer-se uma revisão de vida. É o ciclo que se repete. À semelhança do método do Projecto: Escolha, preparação, realização e avaliação, Escolha...

18 Finalidades do Movimento
Carta de Clã Plano de Actividades CLÃ Carta de Clã Plano do Agrupamento Outros Planos Finalidades do Movimento Caminhadas Objectivos Actividades Pólos Educativos . Como articular a Carta de Clã com o “resto”? Se for preciso: Num clã novo que nunca teve Carta de Clã, é difícil começar por aí dado não haver diagnóstico dos seus problemas. Por isso, pode-se começar por caminhadas (ou simplesmente actividades) que lhes permitirão situar o clã no percurso que quer efectuar.

19 Carta de Clã Sintetizando:
. É uma carta de intenções visando o melhoramento de atitudes e ações dos seus elementos; . Deve conter passos concretos mas também pode conter alguns “elementos de sonho”; . Somos escuteiros, é a fazer que se aprende. É preciso é começar por uma. Se calhar “tosca” (ou talvez não).

20


Carregar ppt "ESCUTISMO É... ...educação ...um tempo de treino, de recolha de ferramentas para ajudar a viver e a transformar o mundo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google