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Alguns princípios fundamentais a considerar:

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Apresentação em tema: "Alguns princípios fundamentais a considerar:"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolveremos, seguidamente, alguns aspectos essencialmente referentes ao 2º ciclo.

2 Alguns princípios fundamentais a considerar:
A escola básica não se poderá traduzir na mera adição de disciplinas e deverá assegurar a formação integral dos alunos; A escola terá de garantir uma educação de base para todos; A escola será o centro dinamizador da “reforma”; O professor passará de executor a decisor e gestor do currículo; O currículo visa tudo o que a escola proporciona aos alunos.

3 Desp. Norm. n.º 30/2001 (Avaliação no Ensino Básico)
O QUE HÁ DE NOVO ? Uma nova noção de currículo Um novo desenho curricular dividido por áreas Uma nova carga horária semanal e respectiva distribuição por áreas Formações transdisciplinares Áreas curriculares não disciplinares Desp. Norm. n.º 30/2001 (Avaliação no Ensino Básico)

4 Projecto Curricu-lar de Turma
Programas Plano Curricular Mentalidade Curricular Projecto Educativo Projecto Curricular de Escola Projecto Curricu-lar de Turma Cultura Escolar Competências Conteúdos essenciais Experiências de aprendizagem Atitudes e valores Currículo Real

5 Projecto curricular e seus responsáveis
Currículo nacional Ministério da Educação Projecto curricular de escola Órgãos de administração e gestão Projecto curricular de turma Conselho de turma

6 Currículo nacional *Conjunto de aprendizagens e competências a desenvolver pelos alunos ao longo do ensino básico; * Desenho curricular anexo ao Dec. Lei nº6/2001 *Conjunto de competências consideradas essenciais e estruturantes no final de cada ciclo ; * Perfil de competências terminais ; * Definição dos tipos de experiências educativas que devem ser proporcionadas a todos os alunos.

7 PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA
*PROJECTO EDUCATIVO: *OPÇÕES PEDAGÓGICAS. *REGULAMENTO INTERNO: *OPÇÕES ORGANIZACIONAIS (desenho curricular). * PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES. * CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

8 Projecto curricular de turma
* Documento central de planeamento e gestão do currículo real * Da responsabilidade do Conselho de Turma e coordenado pelo respectivo director de turma * É elaborado a partir do diagnóstico e caracterização da turma e das orientações do currículo Nacional e da Escola * É composto por toda a documentação de diagnóstico, estudo, tomada de decisões, planeamento, e avaliação de resultados * Objectivo Criar condições de resposta concreta às necessidades de aprendizagem reais dos alunos da turma tendo em vista o sucesso e a qualidade de ensino desejada.

9 Desenho curricular do 2º ciclo
Áreas curriculares disciplinares: Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa Língua Estrangeira. História e Geog. de Portugal. Matemática e Ciências Matemática Ciências da Natureza Educação Artística e Tecnológicas Ed. Visual e Tecnológica Educação Musical Educação Física Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto. Estudo Acompanhado. Formação Cívica. Educação Moral e Religiosa Actividades de enriquecimento

10 Carga horária semanal (x90 min) Desenho curricular do 2º ciclo
Áreas curriculares disciplinares: Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa Língua Estrangeira. História e Geog. de Portugal. Matemática e Ciências Matemática Ciências da Natureza Educação Artística e Tecnológicas Ed. Visual e Tecnológica Educação Musical Educação Física Carga horária semanal (x90 min) 5º ano 6º ano Total ciclo 5 5,5 10,5 3,5 3,5 7 3 3 6 Desenho curricular do 2º ciclo 1,5 1,5 3 Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto. Estudo Acompanhado. Formação Cívica. 3 2,5 5,5 a decidir pela escola 0,5 0,5 1 Educação Moral e Religiosa 0,5 0,5 1 Máximo global 17 17 34

11 Formações transdisciplinares
Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares disciplinares: Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa Língua Estrangeira. História e Geografia de Portugal. Matemática e Ciências Matemática Ciências da Natureza Educação Artística e Tecnológicas Educação Visual e Tecnológica Educação Musical Educação Física Formações transdisciplinares Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto. Estudo Acompanhado. Formação Cívica. Formação pessoal e social Educação Moral e Religiosa Actividades de enriquecimento

12 Formações transdisciplinares
Educação para a cidadania; Valorização da língua portuguesa; Valorização da dimensão humana do trabalho; Utilização das tecnologias de informação e comunicação.

13 Área de Projecto Áreas curriculares não disciplinares
Estudo Acompanhado Formação Cívica

14 Área de Projecto 1- Pretende-se que, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos, *se realizem projectos centrados em: situações-problema; pesquisa; Intervenções. *os alunos: concebam realizem avaliem. * se promova: a articulação de saberes de diversas áreas curriculares 2- Orientada por 2 professores, sempre que possível de áreas diferentes. 3- Avaliação qualitativa.

15 Estudo Acompanhado 1- Aquisição de competências que permitam a apropriação pelos alunos de: métodos de estudo e trabalho; desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia. 2- Orientado por dois professores 3- Avaliação qualitativa

16 Formação Cívica 1- É um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania 2- Pretende-se: desenvolver a consciência cívica; Contribuir para a formação de cidadãos, responsáveis, activos e intervenientes; Promover a troca de experiências vividas pelos alunos; Promover a participação, individual e colectiva, na vida da turma, da escola e da comunidade. 3- Orientada pelo D T . 4- Avaliação qualitativa.

17 Novo regime de avaliação
Reforça a lógica de ciclo; Coloca a avaliação como elemento determinante na elaboração e adequação dos projectos curriculares de escola e de turma; Apresenta a avaliação formativa como a principal modalidade de avaliação do ensino básico; Refere que a avaliação sumativa consiste na formulação de uma síntese das informações recolhidas; Estabelece com clareza as regras de retenção dos alunos no final dos ciclos face às competências necessárias para a aprovação; Embora admita a retenção em anos não terminais de ciclo, responsabiliza os conselhos de turma pela tomada dessa decisão.

18 IMPLEMENTAÇÃO * Para promover a mudança é necessário:
Legislação que enquadre as alterações desejadas Recursos Humanos que acreditem e se empenhem na mudança : Professores abertos, criativos, tolerantes, cooperantes, disponíveis com o objectivo claro de dignificar a profissão, dignificando-se.

19 OS PRIMEIROS PASSOS DA NOSSA ESCOLA
Projecto Curricular de Escola PROJECTO EDUCATIVO DA ESCOLA “VALORIZA A TUA ESCOLA E OS SABERES” - destaca-se o seu plano de acção que pretende actuar sobre a qualidade das instalações, equipamento, insucesso, abandono, e agressividade OPÇÕES PEDAGÓGICAS *REGULAMENTO INTERNO: *OPÇÕES ORGANIZACIONAIS * CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO * PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES. (em construção)

20 PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA
OPÇÕES PEDAGÓGICAS -Todas as áreas curriculares deverão investir na elaboração e interpretação de textos, no raciocínio e cálculo. - Vão-se realizar testes de avaliação diagnóstica no 5º e 7º ano, nas disciplinas de Português e Matemática na última semana de Setembro. - A Área de Projecto será da responsabilidade do D.T. e de um outro professor que não seja da mesma área. - O Estudo Acompanhado será da responsabilidade de dois professores, um da área das Ciências e outro da área das Letras e concretizar-se-á num bloco de 90 m. - Atribuir-se-á 0,5 tempo disponível no 5º ano à Língua Portuguesa e no 6º ano à Formação Cívica. - A Formação Cívica será orientada pelo D.T. e pelo Professor de História e Geografia de Portugal, em 0,5 tempo cada. - Realizar-se-á uma reunião mensal de Conselho de Turma

21 PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA Desenho curricular do 2º ciclo
Áreas curriculares disciplinares: º Ano º Ano Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa , ,5 Língua Estrangeira História e Geog. de Portugal Matemática e Ciências Matemática Ciências da Natureza , ,5 Educação Artística e Tecnológicas Ed. Visual e Tecnológica Educação Musical Educação Física , ,5 Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto Estudo Acompanhado Formação Cívica , ,5 Educação para a Cidadania , ,5 Educação Moral e Religiosa , ,5

22 PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínio cognitivo e/ou psicomotor: 75 % Os critérios nestes domínios ao nível das disciplinas estão a ser definidos. Domínio atitudinal: 25 % Atitudes e valores observáveis e respectivos indicadores Pontualidade: Entrar na sala de aula com o grupo turma e o professor. Responsabilidade: - Ser assíduo; - Trazer o material para as aulas; - Cumprir as tarefas propostas; -Cumprir prazos estabelecidos. Empenhamento: - Realizar os trabalhos para casa;, - Participar com qualidade nas tarefas propostas; Respeito: Cumprir regras de conduta social, - Preservar equipamento e instalações, -Cooperar com os colegas Está a ser elaborado documento para informação aos Encarregados de Educação

23 PROJECTO CURRICULAR DE TURMA
Procurámos receitas mas não as encontrámos

24 PROJECTO CURRICULAR DE TURMA
Não há receitas pré-fabricadas. É necessário procurar formas de actuação à medida da turma tendo em vista os resultados pretendidos. 1-DIAGNOSTICAR para conhecer e caracterizar a turma 2- PLANIFICAR: Juntar os recursos, estudá-los e construir respostas 3- APLICAR as respostas planeadas 4- AVALIAR: Criar novas respostas para resolução das situações não ultrapassadas PLANIFICAR- APLICAR-AVALIAR PLANIFICAR-APLICAR-AVALIAR

25 Projecto curricular de Turma
Diagnóstico da turma Procurar a resposta às seguintes questões: Como recolher as respostas - Quem são?; - Níveis de repetência; - Níveis de motivação; - Saberes nucleares em défice?; - Consistência do grupo; - Lideranças; - Que relação com o conflito; - Motivação para o trabalho escolar; - Apoio familiar; - Condições/apoios no trabalho em casa. -Inquéritos; -Testes diagnósticos; -Consulta de processos individuais; -Informações recolhidas junto dos professores -Diálogo com os alunos; -Diálogo com os Encarregados de Educação; - Outras.

26 PROJECTO CURRICULAR DE TURMA
PLANIFICAÇÃO -Definição das principais carências da turma e decisão de prioridades ao nível das competências a desenvolver em função das necessidades e interesses da turma; - Definição das competências transversais consideradas prioritárias ; -Planificações das várias disciplinas e Áreas não disciplinares; - Realização da articulação de conteúdos; -Definição e articulação das metodologias, estratégias e situação de aprendizagem/actividades a desenvolver no âmbito de cada disciplina e áreas curriculares não disciplinares.

27 PROJECTO CURRICULAR DE TURMA Implementação das estratégias definidas.
APLICAÇÃO Implementação das estratégias definidas.

28 Avaliação PROJECTO CURRICULAR DE TURMA
- Um dos princípios em que assenta a avaliação das aprendizagens é a consistência entre os processos de avaliação e as aprendizagens e competências pretendidas através da utilização de modos e instrumentos de avaliação diversificados, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorrem. Para regular todo o processo é necessário definir formas de avaliação e criar instrumentos de registo O que nos deve levar à criação de fichas, grelhas, relatórios, etc. para: observação/avaliação de conhecimentos e competências nas várias áreas; promover a auto-avaliação dos alunos; promover o controlo do projecto.

29 Área de Projecto 1- Pretende-se que, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos, *se realizem projectos centrados em: situações-problema; pesquisa; Intervenções. *os alunos: concebam realizem avaliem. * se promova: a articulação de saberes de diversas áreas curriculares 2- Orientada por 2 professores, sempre que possível de áreas diferentes. 3- Avaliação qualitativa mas com implicações na tomada de decisão sobre a progressão dos alunos no final de Ciclo.

30 Estudo Acompanhado 1- Aquisição de competências que permitam a apropriação pelos alunos de: métodos de estudo e trabalho; desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia. 2- Orientado por dois professores 3- Avaliação qualitativa

31 Formação Cívica / Educação para a Cidadania 4- Avaliação qualitativa.
1- É um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania 2- Pretende-se: desenvolver a consciência cívica; Contribuir para a formação de cidadãos, responsáveis, activos e intervenientes; Promover a troca de experiências vividas pelos alunos; Promover a participação, individual e colectiva, na vida da turma, da escola e da comunidade. 3- Orientada por 2 professores em períodos de 0,5 tempo: * Formação Cívica pelo Director de Turma; * Educação para a Cidadania pelo professor de História e Geog. de Portugal. 4- Avaliação qualitativa.

32 Novo regime de avaliação
Reforça a lógica de ciclo; Coloca a avaliação como elemento determinante na elaboração e adequação dos projectos curriculares de escola e de turma; Apresenta a avaliação formativa como a principal modalidade de avaliação do ensino básico; Refere que a avaliação sumativa consiste na formulação de uma síntese das informações recolhidas; Estabelece com clareza as regras de retenção dos alunos no final dos ciclos face às competências necessárias para a aprovação; Embora admita a retenção em anos não terminais de ciclo, responsabiliza os conselhos de turma pela tomada dessa decisão.


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