A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias da Informação e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias da Informação e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Informação e Comunicação
10.º A e 10.º C

2 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Aferir sobre a finalidade do Trabalho de Projecto. Reconhecer as principais fases da metodologia de Trabalho de Projecto. Identificar um tema ou problema. Definir os subtemas ou problemas parcelares. Reconhecer a articulação do projecto com as restantes unidades e outras disciplinas. Planear o projecto.

3 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
O que é o Trabalho de Projecto? Fundamentalmente, é um método de acção participado, solidário, tendo em vista objectivos realizáveis e estabelecidos em grupo. Esta metodologia pressupõe uma grande implicação e motivação de todos os seus participantes.

4 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
O que é o Trabalho de Projecto? O objectivo deste tipo de trabalho é aplicares e aprofundares os teus conhecimentos numa área que coincida com os teus próprios interesses. Assim, existirá um envolvimento pessoal e uma aprendizagem mais eficaz pois a vontade de aprender sobre um tema do teu interesse torna o trabalho mais envolvente.

5 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
O que é o Trabalho de Projecto? Mais-valias no uso de uma metodologia em relação aos trabalhos de grupo convencionais: Responsabilidade em relação à aprendizagem. Controlo de todo o processo de aprendizagem. Estabelecimento de metas de aprendizagem. Desenvolvimento da autonomia. Desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. Desenvolvimento das capacidades de comunicar, colaborar e auto-avaliar.

6 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Fases da Metodologia do Trabalho de Projecto Escolher o tema ou problema (início do ano). Identificar os subtemas ou problemas parcelares (início do ano). Preparar e planificar o trabalho (início do ano). Efectuar trabalho de campo (ao longo do ano). Tratar os dados e efectuar um ponto de situação geral (ao longo do ano). Preparar a apresentação dos resultados (ao longo do ano). Apresentar os resultados (final do ano). Avaliar o trabalho (final do ano).

7 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Escolher o tema O projecto desenvolve-se em torno de uma situação definida pelos alunos e assumida como real.

8 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Características de um tema Ser autêntico, real. Ser relevante e significativo para cada um dos elementos do grupo. Ter uma ligação ao meio social dos alunos. Passível de ser trabalhado (exequível). Admitir vários caminhos de resolução. Ser interdisciplinar. Poder ser dividido em subtemas de trabalho.

9 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Identificar os subtemas ou problemas parcelares Dividir o trabalho em unidades parcelares ou subtemas. Definir os subtemas em forma de questões. O que é? Como? Porquê?

10 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Identificar os subtemas ou problemas parcelares Dividir para reinar!!! Distribuir os subtemas pelos elemento do grupo. Cada elemento deverá trabalhar o seu subtema com o pormenor necessário e expor as suas conclusões em reuniões periódicas.

11 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Planear e planificar o trabalho Definir os objectivos gerais do projecto. Identificar os meios de resolução do problema (recursos) e as restrições (barreiras) que eventualmente possam existir. Definir as actividades e os processos de trabalho. Dividir tarefas. Preparar o trabalho de campo (elaboração dos instrumentos de pesquisa, marcação de reuniões periódicas...). Efectuar uma calendarização para as diferentes actividades.

12 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Planear e planificar o trabalho Correio electrónico Pesquisas Cronogramas Grelhas Grelhas Gráficos Relatórios

13 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Planear e planificar o trabalho Cronograma Mapa com a previsão do tempo que será gasto na realização de cada subtema, de acordo com as actividades a serem cumpridas. Identifica o início e fim previstos para cada tarefa.

14 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Trabalho de campo Tirar fotografias. Efectuar gravações, desenhos e esquemas. Procurar documentos escritos, fotografias, dados quantificados. Conversar com as pessoas ligadas, de alguma forma, ao tema e fazer-lhes entrevistas mais ou menos formais. Observar os locais onde o projecto será implementado. Analisar a reacção das pessoas. Efectuar pesquisas na Internet. Etc.

15 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Ponto da situação geral Promover reuniões para reflectir sobre os aspectos relacionados com o funcionamento da dinâmica do grupo, interacções estabelecidas, rentabilização dos recursos, estratégias utilizadas, dificuldades sentidas, progressos obtidos. Promover reuniões entre os vários grupos para reflectirem e partilharem vivências e informações.

16 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Ponto da situação geral Concretizado o ponto de situação, os grupos deverão efectuar uma reunião com o professor para que este tome conhecimento pormenorizado do andamento das tarefas, tire dúvidas, sugira pistas, etc.

17 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Ponto da situação geral O Trabalho de Projecto é um método de trabalho flexível que permite um reajustamento permanente às necessidades do processo.

18 ≠ UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Apresentação dos resultados Apresentação do produto ou transmissão da ideia Apresentação de tudo o que está no relatório

19 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Apresentação dos resultados Relatórios Brochuras Cartazes Exposição oral Boletins informativos Dramatização Painéis Vídeos Jornais

20 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Apresentação dos resultados recorrendo às TIC Apresentação electrónica Listas de correio (mailing lists) Videoconferência

21 A avaliação do produto final tem um carácter global
UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto Avaliação É necessário avaliar o produto e o caminho percorrido (avaliação contínua), sublinhando os aspectos positivos e não esquecendo os negativos. A avaliação do produto final tem um carácter global (processo + produto)

22 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Avaliação Questionários Diálogo aberto Fichas Relatórios A elaboração do relatório é um bom método para, de um modo claro, objectivo e sucinto, descrever a situação à partida, o processo, os reajustamentos pontuais e a situação final.

23     UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Avaliação Pelos alunos (colegas): capacidade de efectuar uma auto-avaliação sensata. Pelo professor: Apreciação de cada grupo e de cada elemento, individualmente, salientando: Eficiência dos métodos utilizados, dificuldades e forma de as ultrapassar. Evolução da dinâmica dos grupos, momentos de tensão ou conflito, aproveitamento dos recursos. Grau de participação e interacção dos vários elementos de cada grupo e entre os vários grupos. Forma como foram relacionados e articulados os subtemas.

24 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Em resumo O trabalho de projecto é um método que se reveste de especial importância na medida em que permite: Estruturar conhecimentos. Reunir, usar e distinguir material relevante. Organizar o próprio trabalho e o dos outros. Cooperar na solução de um problema / tarefa. Assumir responsabilidade pelas próprias acções. Assumir posições, defendendo-as.

25 UNIDADE 1: Introdução à Metodologia de Trabalho de Projecto
Em resumo Praticar a autocrítica e criticar os outros. Identificar finalidades e objectivos. Identificar a relação entre a educação e a vida profissional. Praticar um modo de trabalho democrático.


Carregar ppt "Tecnologias da Informação e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google