A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BE/CRE Ano lectivo 2009/2010 1. A BE e a sociedade da informação Fontes existentes Obras de referência Monografias CDs DVDs CD_ROMs Internet Periódicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BE/CRE Ano lectivo 2009/2010 1. A BE e a sociedade da informação Fontes existentes Obras de referência Monografias CDs DVDs CD_ROMs Internet Periódicos."— Transcrição da apresentação:

1 BE/CRE Ano lectivo 2009/2010 1

2 A BE e a sociedade da informação Fontes existentes Obras de referência Monografias CDs DVDs CD_ROMs Internet Periódicos Folhetos Dossiers Temáticos Acesso à informação CDU Catálogo( catalogação) (indexação)

3 Informação e Democracia Informação Autonomia Literacia da Informação Cidadania/Responsabilidade Social Agrupamento de Escolas de Toutosa

4 Modelo para um programa de Competências de Estudo e Literacia da Informação BE/CRE Ano lectivo 2009/20104 Agrupamento de Escolas de Toutosa

5 Competências Competências Competências de aprendizagem autónoma, centradas em cada um Competências de cooperação Competências de planeamento Competências de localização e recolha Competências de selecção e valorização Competências de organização e registo Competências de avaliação 5BE/CRE Ano lectivo 2009/2010 Agrupamento de Escolas de Toutosa

6 Estratégias para a literaciaEstratégias para a literacia Acesso eficiente e eficaz à informação Determinação de credibilidade, relevância e abrangência Uso criativo e preciso da informação BE/CRE Ano lectivo 2009/20106 Agrupamento de Escolas de Toutosa

7 Estratégias para a aprendizagem autónomaEstratégias para a aprendizagem autónoma Procura de informação relacionada com interesses pessoais Aprecia Literatura e outras expressões de informação criativas Busca da excelência na procura da informação e na geração de conhecimento BE/CRE Ano lectivo 2009/20107 Agrupamento de Escolas de Toutosa

8 Estratégias para a responsabilidade socialEstratégias para a responsabilidade social Reconhecimento da importância da informação numa sociedade democrática Prática de comportamento ético relativamente á informação e à tecnologia da informação Participação eficaz em grupos para buscar e gerar informação BE/CRE Ano lectivo 2009/20108 Agrupamento de Escolas de Toutosa

9 Competências de aprendizagem autónoma, centradas em cada um os alunos(…) devem ser capazes de pedir ajuda e reconhecer a organização e a estrutura da biblioteca O bibliotecário desempenha um papel enquanto parceiro de aprendizagem, aconselhando, não ensinando, os alunos nas suas actividades de aprendizagem. os alunos(…) devem ser capazes de pedir ajuda e reconhecer a organização e a estrutura da biblioteca O bibliotecário desempenha um papel enquanto parceiro de aprendizagem, aconselhando, não ensinando, os alunos nas suas actividades de aprendizagem. Agrupamento de Escolas de Toutosa

10 Competências de cooperação Quando os alunos trabalham em grupo, aprendem a defender opiniões e a criticar opiniões de forma construtiva. 0 bibliotecário pode actuar como orientador do grupo e apoiá-los tanto quanto for necessário quando usam a biblioteca como um recurso em actividade de resolução de problemas. Quando os alunos trabalham em grupo, aprendem a defender opiniões e a criticar opiniões de forma construtiva. 0 bibliotecário pode actuar como orientador do grupo e apoiá-los tanto quanto for necessário quando usam a biblioteca como um recurso em actividade de resolução de problemas. Agrupamento de Escolas de Toutosa

11 Competências de planeamento um aluno com competências de planeamento deve conseguir desenvolver objectivos, exprimir os problemas a ser solucionados e elaborar métodos de trabalho para utilizar com esse fim. espera-se que o bibliotecário os aconselhe sobre o uso de recursos disponíveis e quanto à viabilidade de qualquer tipo de tarefa desde o primeiro momento do processo de trabalho. um aluno com competências de planeamento deve conseguir desenvolver objectivos, exprimir os problemas a ser solucionados e elaborar métodos de trabalho para utilizar com esse fim. espera-se que o bibliotecário os aconselhe sobre o uso de recursos disponíveis e quanto à viabilidade de qualquer tipo de tarefa desde o primeiro momento do processo de trabalho. BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

12 Competências de localização e recolha estas capacidades de recolha(…) precisam de ser relacionadas com o conjunto do curriculum e desenvolvidas progressivamente dentro do contexto de cada disciplina O bibliotecário deve conceber cursos sobre localização e recolha que tenham sido adaptados para corresponder às necessidades de indivíduos e grupos. A concepção deve ser executada em cooperação com os professores. estas capacidades de recolha(…) precisam de ser relacionadas com o conjunto do curriculum e desenvolvidas progressivamente dentro do contexto de cada disciplina O bibliotecário deve conceber cursos sobre localização e recolha que tenham sido adaptados para corresponder às necessidades de indivíduos e grupos. A concepção deve ser executada em cooperação com os professores. BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

13 Competências de selecção e valorização os alunos devem ser capazes de identificar critérios de autoridade, exaustividade, formato e relevância, ponto de vista, fiabilidade e cronologia ou actualidade. O bibliotecário deve dedicar-se em especial à orientação dos alunos para encontrarem informação relevante, actualizada e válida e nas formas de detecção de qualquer preconceito ou imprecisão. os alunos devem ser capazes de identificar critérios de autoridade, exaustividade, formato e relevância, ponto de vista, fiabilidade e cronologia ou actualidade. O bibliotecário deve dedicar-se em especial à orientação dos alunos para encontrarem informação relevante, actualizada e válida e nas formas de detecção de qualquer preconceito ou imprecisão. BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

14 Competências de organização e registo os alunos(…) devem conseguir tomar notas, armazenar informação, e torná-la pronta para ser usada. O bibliotecário deve(…) aconselhar os alunos sobre o modo de escrever títulos, cabeçalhos, capítulos e referências bibliográficas. (…) elaboração de sumários e resumos, citações, redacção de bibliografias completas e rigorosas… os alunos(…) devem conseguir tomar notas, armazenar informação, e torná-la pronta para ser usada. O bibliotecário deve(…) aconselhar os alunos sobre o modo de escrever títulos, cabeçalhos, capítulos e referências bibliográficas. (…) elaboração de sumários e resumos, citações, redacção de bibliografias completas e rigorosas… BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

15 Competências de comunicação e realização o aluno (…) deve ser capaz de processar informação desta forma. Integrar informação de fontes diversificadas Fazer inferências Retirar conclusões Construir significado Estabelecer conexões com conhecimento anterior Comunicar com clareza reflectir objectivos e critérios definidos Demonstrar efectivas competências de apresentação. O papel do bibliotecário aqui é aconselhar e formar alunos nestas actividades e proporcionar um contexto de aprendizagem na biblioteca que vá de encontro às necessidades de apoio dos estudantes., o aluno (…) deve ser capaz de processar informação desta forma. Integrar informação de fontes diversificadas Fazer inferências Retirar conclusões Construir significado Estabelecer conexões com conhecimento anterior Comunicar com clareza reflectir objectivos e critérios definidos Demonstrar efectivas competências de apresentação. O papel do bibliotecário aqui é aconselhar e formar alunos nestas actividades e proporcionar um contexto de aprendizagem na biblioteca que vá de encontro às necessidades de apoio dos estudantes., BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

16 Competências de avaliação É essencial que os alunos sejam capazes de produzir pensamento crítico sobre o seu esforço e sobre o que realizaram (…) relacionar o produto final com o plano original e determinar se o produto atingiu o seu objectivo, determinar as forças e fraquezas do projecto de aprendizagem e reflectir sobre os melhoramentos e implicações em futuras tarefas. O bibliotecário deve participar no processo de avaliação em conjunto com os professores por duas razões: uma é ser informado sobre o modo como a biblioteca actuou para corresponder às necessidades dos alunos, outra é ser capaz de funcionar como um parceiro activo da aprendizagem… É essencial que os alunos sejam capazes de produzir pensamento crítico sobre o seu esforço e sobre o que realizaram (…) relacionar o produto final com o plano original e determinar se o produto atingiu o seu objectivo, determinar as forças e fraquezas do projecto de aprendizagem e reflectir sobre os melhoramentos e implicações em futuras tarefas. O bibliotecário deve participar no processo de avaliação em conjunto com os professores por duas razões: uma é ser informado sobre o modo como a biblioteca actuou para corresponder às necessidades dos alunos, outra é ser capaz de funcionar como um parceiro activo da aprendizagem… BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

17 Estratégias para a literacia da informação Acesso eficiente e eficaz à informação Reconhece a necessidade de estar informado Reconhece que uma informação fidedigna e abrangente é a base de umas tomada de decisão inteligente. Identifica uma variedade de potenciais fontes de informação Desenvolve e usa estratégias bem sucedidas para localizar a informação Acesso eficiente e eficaz à informação Reconhece a necessidade de estar informado Reconhece que uma informação fidedigna e abrangente é a base de umas tomada de decisão inteligente. Identifica uma variedade de potenciais fontes de informação Desenvolve e usa estratégias bem sucedidas para localizar a informação BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

18 Estratégias para a literacia da informação Determinação de credibilidade, relevância e abrangência Distingue factos de pontos de vista e de opiniões Identifica informação imprecisa e que induz em erro Selecciona informação adequada à resolução do problema ou á resposta à questão em causa Determinação de credibilidade, relevância e abrangência Distingue factos de pontos de vista e de opiniões Identifica informação imprecisa e que induz em erro Selecciona informação adequada à resolução do problema ou á resposta à questão em causa BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

19 Estratégias para a literacia da informação Uso criativo e preciso da informação Organiza a informação para aplicação prática Integra informação nova em conhecimentos prévios Aplica a informação de forma crítica e na solução de problemas Produz e comunica informação e ideias em formatos adequados Uso criativo e preciso da informação Organiza a informação para aplicação prática Integra informação nova em conhecimentos prévios Aplica a informação de forma crítica e na solução de problemas Produz e comunica informação e ideias em formatos adequados BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

20 Aprendizagem Autónoma BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

21 Procura de informação relacionada com interesses pessoais Busca informação relacionada com dimensões variadas do seu bem-estar Desenha, desenvolve e avalia produtos informativos e soluções relacionadas com interesses pessoais Busca informação relacionada com dimensões variadas do seu bem-estar Desenha, desenvolve e avalia produtos informativos e soluções relacionadas com interesses pessoais BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

22 Aprecia Literatura e outras expressões de informação criativas É um leitor competente e auto-motivado Deduz significados a partir de informação apresentada criativamente numa variedade de formatos Desenvolve produtos criativos numa variedade de formatos É um leitor competente e auto-motivado Deduz significados a partir de informação apresentada criativamente numa variedade de formatos Desenvolve produtos criativos numa variedade de formatos BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

23 Busca da excelência na procura da informação e na geração de conhecimento Avalia a qualidade dos processos e dos produtos da procura de informação pessoal Arranja estratégias para rever, melhorar e actualizar o seu conhecimento auto gerado Avalia a qualidade dos processos e dos produtos da procura de informação pessoal Arranja estratégias para rever, melhorar e actualizar o seu conhecimento auto gerado BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

24 BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

25 Reconhecimento da importância da informação numa sociedade democrática Busca informação em diferentes fontes, contextos, disciplinas e culturas Respeita o princípio da igualdade de acesso à informação Busca informação em diferentes fontes, contextos, disciplinas e culturas Respeita o princípio da igualdade de acesso à informação BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

26 Prática de comportamento ético relativamente á informação e à tecnologia da informação Respeita os princípios da liberdade intelectual Respeita os direitos da propriedade intelectual Usa de forma responsável a tecnologia da informação Respeita os princípios da liberdade intelectual Respeita os direitos da propriedade intelectual Usa de forma responsável a tecnologia da informação BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa

27 Participação eficaz em grupos para buscar e gerar informação Partilha o conhecimento e a informação com outros Respeita as ideias e as proveniências dos outros e reconhece as suas contribuições Colabora com os outros, quer pessoalmente, quer através das tecnologias, para identificar problemas de informação e procurar as soluções respectivas Colabora com outros, quer pessoalmente, quer através das tecnologias para desenhar, desenvolver e avaliar produtos de informação e soluções Partilha o conhecimento e a informação com outros Respeita as ideias e as proveniências dos outros e reconhece as suas contribuições Colabora com os outros, quer pessoalmente, quer através das tecnologias, para identificar problemas de informação e procurar as soluções respectivas Colabora com outros, quer pessoalmente, quer através das tecnologias para desenhar, desenvolver e avaliar produtos de informação e soluções BE/CRE Ano lectivo 2009/ Agrupamento de Escolas de Toutosa


Carregar ppt "BE/CRE Ano lectivo 2009/2010 1. A BE e a sociedade da informação Fontes existentes Obras de referência Monografias CDs DVDs CD_ROMs Internet Periódicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google