A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escrita 1. PLANO 1. Reflexão inicial 2. Definição da competência 3. Resultados esperados por ciclo 4. Trabalho prático 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escrita 1. PLANO 1. Reflexão inicial 2. Definição da competência 3. Resultados esperados por ciclo 4. Trabalho prático 2."— Transcrição da apresentação:

1 Escrita 1

2 PLANO 1. Reflexão inicial 2. Definição da competência 3. Resultados esperados por ciclo 4. Trabalho prático 2

3 Reflexão inicial A escrita deve ser perspectivada como um produto ou como um conjunto de processos? 3

4 DEFINIÇÃO DA COMPETÊNCIA Entende-se por escrita o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfico adoptado, bem como processos cognitivos e translinguísticos complexos (planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto). PPEB, pág. 16 4

5 Pressupostos teóricos Abordagem cognitiva da composição escrita Até aos anos 70 (séc. XX) Forma de transcrição da fala função central - representação do oral 5

6 Pressupostos teóricos A partir dos anos 70 Processos que os escreventes mobilizam na composição dos seus textos. Acto de escrever – conjunto de processos que podem ocorrer em qualquer momento da textualização (planificação, redacção, revisão). 6

7 7 Pressupostos teóricos Modelos lineares vs modelos não lineares modelos lineares – escrita como actividade que traduz o pensamento (realizada posteriormente à elaboração mental) modelos não lineares – escrita como conjunto de processos que podem ocorrer em qualquer momento da textualização.

8 Pressupostos teóricos 8

9 Manifestações da competência de escrita 1. Utilização de mecanismos de auto-regulação 2. adequação do texto à situação de comunicação 9

10 Pressupostos teóricos Papel do professor na promoção do processo de revisão textual ensinar os alunos a verbalizar o pensamento ou pensar em voz alta enquanto estão a executar uma proposta; levar os alunos a prescrever no sentido do que deve ser feito e não a descrever o que vai ser feito. 10

11 RESULTADOS ESPERADOS – 1.º ciclo (3.º e 4.º anos) Recorrer a técnicas para registar, organizar e transmitir a informação. Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, utilizando instrumentos de apoio, nomeada- mente ferramentas informáticas. Escrever, em termos pessoais e criativos, diferentes tipos de texto, como forma de usufruir do prazer da escrita. Produzir textos em diferentes tipos de português padrão, com tema de abertura e fecho, tendo em conta a organização em parágrafos e as regras de ortografia e pontuação. 11

12 RESULTADOS ESPERADOS – 2.º ciclo Escrever para responder a diferentes propostas de trabalho, recorrendo a técnicas de selecção, registo, organização e transmissão da informação. Utilizar com autonomia processos de planificação, textualização e revisão, com recurso a instrumentos de apoio e ferramentas informáticas. Escrever em termos pessoais e criativos, em diferentes suportes e num registo adequado ao leitor visado, adoptando as convenções próprias do tipo de texto. Produzir textos coerentes e coesos em português padrão, com tema de abertura e fecho congruente, com uma demarcação clara de parágrafos e períodos e com uso correcto da ortografia e da pontuação. 12

13 RESULTADOS ESPERADOS – 3.º ciclo Escrever para responder a necessidades específicas de comunicação em diferentes contextos e como instrumento de apropriação e partilha do conhecimento. Recorrer autonomamente a técnicas e processos de planificação, textualização e revisão, utilizando diferentes instrumentos de apoio, nomeadamente ferramentas informáticas. Escrever com autonomia e fluência diferentes tipos de texto adequados ao contexto, às finalidades, aos destinatários e aos suportes da comunicação, adoptando as convenções próprias do género seleccionado. 13

14 RESULTADOS ESPERADOS – 3.º ciclo Produzir textos em termos pessoais e criativos, para expor representações e pontos de vista e mobilizando de forma criteriosa informação recolhida em fontes diversas. Produzir textos em português padrão, recorrendo a vocabulário diversificado e a estruturas gramaticais com complexidade sintáctica, manifestando domínio de mecanismo de organização, de articulação e de coesão textuais e aplicando correctamente regras de ortografia e pontuação. 14

15 Escrever para aprender a escrever Escrever em termos pessoais e criativos Escrever para construir e expressar conhecimentos Linhas orientadoras da competência de Escrita

16 Algumas orientações Criação de situações de escrita significativas Dar tempo para escrever Compreensão das diferentes funções da escrita Vivência de situações diversificadas, aprendendo a produzir diferentes tipos de texto Desenvolvimento de competências gráfica, ortográfica e compositiva Apoio explícito aos processos de planificação, textualização e revisão Materiais de apoio acessíveis Valorizar as produções dos alunos: jornais de turma, de escola, blogues... 16

17 Bibliografia Aleixo, C. A. (2005). A vez e a voz da escrita. LISBOA: DGIDC. Carvalho, J. A. Brandão (2001). O ensino – aprendizagem da escrita: avaliar capacidades, promover Competências. Comunicação no âmbito do Projecto O Processo de Escrita – da Avaliação de Capacidades à Promoção de Competências. Braga: Universidade do Minho. Gonzalez, I. A. (2005). Instruções de escrita – direcções de trabalho e critérios de construção textual. Lisboa: DGIDC. Lomas, C. (2003). O valor das palavras (I). Falar, ler e escrever nas aulas. Porto, ASA. Martins, M., & Niza, I. (1998). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta. Pereira, M. L. A. (2001). Escrever em Português. Didácticas e práticas. Porto, ASA. Santana, I. (2007). A aprendizagem da escrita – Estudo sobre a revisão cooperada de texto. Porto, Porto Editora. 17


Carregar ppt "Escrita 1. PLANO 1. Reflexão inicial 2. Definição da competência 3. Resultados esperados por ciclo 4. Trabalho prático 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google