A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anualização : problemas, critérios e propostas Programas de Português do Ensino Básico Lisboa, 4 de Dezembro de 2009 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anualização : problemas, critérios e propostas Programas de Português do Ensino Básico Lisboa, 4 de Dezembro de 2009 1."— Transcrição da apresentação:

1 Anualização : problemas, critérios e propostas Programas de Português do Ensino Básico Lisboa, 4 de Dezembro de

2 1.Critérios para planificar a anualização 2.Exemplos, propostas, orientações de gestão 3.Proposta de roteiro de uma sequência didáctica Plano da apresentação 2

3 1. Critérios para planificar a anualização Critério da anualização que melhor concretiza o princípio da progressão: Incidência nos descritores de desempenho. 3

4 A incidência nos descritores de desempenho, mais do que nos conteúdos, conforma-se com o princípio da progressão entre anos e entre ciclos, previsto num desenho curricular orientado para o desenvolvimento de competências. 4

5 Ao incidir-se sobre o descritor de desempenho, que pode ser partido e distribuído por anos distintos ou mantido intacto para todo o ciclo, também estamos a contrariar uma tendência bastante redutora, com tradição na gestão dos programas de diferentes disciplinas, e que assenta na ideia de que anualizar é distribuir conteúdos por anos de escolaridade. 5

6 6 A distribuição, por vezes atomizada, de conteúdos pelos anos do ensino básico não deveria orientar a gestão de um programa cujos princípios estruturantes apontam para um trabalho centrado nas competências. Porém, isto não implica que não se possa estabelecer uma escala de progressão nos conteúdos a tratar. Na verdade, a progressão pode ser igualmente explicitada com base na distribuição de conteúdos associados aos descritores de desempenho, em anos distintos. Isso acontece, nomeadamente, em relação ao CEL. (cf. exemplos).

7 A progressão concretiza-se: (i) na relação entre descritores de desempenho; (ii) na partição do descritor de desempenho; (iii) na distribuição de conteúdo(s) associado(s) ao(s) descritor (es) de desempenho; (iv) na activação do descritor de desempenho e conteúdo associado em contextos de complexidade superior. 7

8 2. Exemplos e propostas Incidência nos descritores de desempenho 8

9 Leitura Ler para construir conhecimento(s) Descritores de desempenhoConteúdos 7.º8.º9.º7.º 8.º9.º Comparar e distinguir textos, estabelecendo diferenças e semelhanças em função de diferentes categorias. Identificar e caracterizar as diferentes tipologias e géneros textuais. Texto literário e texto não-literário Tipologia textual (texto conversacional, narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucional, preditivo) (DT C.1.2.) 9

10 3. Exemplos e propostas (i) Progressão na relação entre descritores de desempenho Como distinguir a progressão entre descritores de desempenho? 10

11 Conhecimento Explícito da língua Plano das Classes de Palavras Descritores de desempenhoConteúdos 3.º4.º3.º4.º Comparar e descobrir regularidades Advérbio Explicitar: - Classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra); Advérbio 11

12 2. Exemplos e propostas (ii) Progressão na partição do descritor de desempenho Quando se pode partir um descritor de desempenho? 12

13 Escrita Escrever para aprender Descritores de desempenhoConteúdos 1.º2.º1.º 2.º Escrever legivelmente, e em diferentes suportes, palavra, frase, texto, imagem gerindo correctamente o espaço da página com correcção (orto)gráfica - palavras e frases com e sem modelo; - palavras e frases sem modelo; - pequenos textos ditados; - legendas de imagens. 13

14 Compreensão do Oral Escutar para aprender e construir conhecimento Descritores de desempenhoConteúdos 5.º6.º5.º 6.º Utilizar procedimentos para reter e alargar a informação recebida: - registar tópicos, tomar notas; - preencher grelhas de registo; - pedir informações e explicações complementares; - registar relações de forma e de sentido com outros textos ouvidos, lidos ou vistos; - esquematizar relações. 14

15 2. Exemplos e propostas (iii) Progressão na distribuição de conteúdo(s) associado(s) ao(s) descritor(es) de desempenho Para um mesmo descritor como distribuir os conteúdos por diferentes anos? 15

16 Conhecimento Explícito da Língua Plano das Classes de Palavras Descritores de desempenhoConteúdos 3.º4.º3.º4.º Explicitar: - Classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra); Determinante Quantificador numeral Nome Pronome Adjectivo Verbo Advérbio 16

17 Conhecimento Explícito da Língua Plano Sintáctico Descritores de desempenhoConteúdos 5.º6.º5.º6.º Explicitar a relação entre constituintes principais de frases e as funções sintácticas por eles desempenhadas. Funções sintácticas (DT B4.2) GN\_Sujeito GV\_ Predicado GPrep e GAdv_ Modificador de frase 17

18 Conhecimento Explícito da Língua Plano Morfológico Descritores de desempenhoConteúdos 7.º8.º9.º7.º8.º9.º Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos nominais, adjectivais e verbais do português. Afixação Derivação não- afixal 18

19 2. Exemplos e propostas (iv) Progressão na activação do descritor de desempenho e conteúdo associado em contextos de complexidade superior. Quais os descritores de desempenhos que envolvem um trabalho continuado ao longo do ciclo? 19

20 Leitura Ler para apreciar textos variados Descritores de desempenhoConteúdos 5.º6.º5.º 6.º Distinguir modos e géneros de textos literários a partir de critérios dados. Modos literários (DT C1.2) narrativo lírico dramático 20

21 Leitura Ler para construir conhecimento(s) Descritores de desempenhoConteúdos 7.º 8.º 9.º7.º 8.º 9.º Utilizar, de modo autónomo, a leitura para localizar, seleccionar, avaliar e organizar a informação. Leitor (DT C.1.2.) Informação (DT C.1.1.) Bibliografia (DT C.1.2.) 21

22 Descritores de desempenhoConteúdosCompetênciasLinhas orientadoras 3.º4.º3.º4.º Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação: - identificar ideias-chave; - hierarquizar a informação; - tomar notas; - preencher grelhas de registo; - esquematizar; - articular a informação retida com conhecimentos prévios; - procurar informação complementar. Pesquisa e organização da informação: Tema, tópico, assunto Hierarquização da informação Mapas de ideias, de conceitos Palavras-chave Abreviaturas Esquemas Compreensão do OralEscutar para aprender e construir conhecimento Ler para aprender Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação: - sublinhar; - tomar notas; - esquematizar. Leitura 22

23 Orientações de gestão Equacionar o trabalho de planificação da anualização significa apropriar-se da lógica de progressão do Programa, tratar as competências de forma articulada e fazer um gestão contextualizada e flexível dos descritores de desempenho e conteúdos associados. Ainda que uma anualização construída sobre o texto dos Programas, pela natural apresentação sequencial das cinco competências, implique o tratamento de cada competência de per si, na planificação de sequências didácticas as competências devem ser perspectivadas de forma integrada, servindo de fundamento às experiências significativas de aprendizagem que os alunos hão-de viver ao longo de cada ciclo. (PPEB, p. 20). 23

24 Proposta de roteiro de uma Sequência Didáctica 24

25 E COEO L CEL Ano: ___ Duração estimada: _______ Situação/ contexto/ projecto/... Competência foco associada ao produto final: Escrita Descritor(es) de desempenho: Conteúdos associados: Conhecimentos prévios Competência(s) a trabalhar associada(s) ao processo 25

26 E COEO L CEL Competência foco associada ao produto final Competência(s) a trabalhar associada(s) ao processo Competência(s) a mobilizar para o processo e para o produto final E L CO EO CEL Exemplo: Conhecimento prévio 26

27 E CEL EOCO L Competência focoDescritor(es) Escrita (escrever para aprender) -Redigir textos de acordo com o plano elaborado - elaborar um texto instrucional AnoContextoDuração 4.ºConstrução de um cartaz: 10 regras para proteger o ambiente 1 semana Conhecimentos prévios - Técnicas de pesquisa, selecção e organização da informação; - Formas de tratamento; - Tipos de frases 27

28 Planificação - exemplo 28


Carregar ppt "Anualização : problemas, critérios e propostas Programas de Português do Ensino Básico Lisboa, 4 de Dezembro de 2009 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google