A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anualização: problemas, critérios e propostas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anualização: problemas, critérios e propostas"— Transcrição da apresentação:

1 Anualização: problemas, critérios e propostas
Programas de Português do Ensino Básico Lisboa, 4 de Dezembro de 2009

2 Plano da apresentação Critérios para planificar a anualização
Exemplos, propostas, orientações de gestão Proposta de roteiro de uma sequência didáctica

3 1. Critérios para planificar a anualização
Critério da anualização que melhor concretiza o princípio da progressão: Incidência nos descritores de desempenho. A incidência nos descritores de desempenho, mais do que nos conteúdos, conforma-se com o princípio da progressão entre anos e entre ciclos, previsto num desenho curricular orientado para o desenvolvimento de competências. Ao incidir-se sobre o descritor de desempenho, que pode ser seccionado e distribuído em anos distintos ou mantido intacto para todo o ciclo, também estamos, talvez, a contrariar uma tendência bastante redutora, com tradição na gestão dos programas de diferentes disciplinas, e que assenta na ideia de que anualizar é distribuir conteúdos por anos de escolaridade. A distribuição, por vezes atomizada, de conteúdos pelos anos do ensino básico não deveria orientar a gestão de um programa cujos princípios estruturantes apontam para um trabalho centrado nas competências. Porém, isto não implica que não se possa estabelecer uma escala de progressão nos conteúdos a tratar. Na verdade, a progressão pode ser igualmente explicitada com base na distribuição de conteúdos associados aos descritores de desempenho, em anos distintos. Isso acontece, nomeadamente, em relação ao CEL. (cf. exemplos).

4 A incidência nos descritores de desempenho, mais do que nos conteúdos, conforma-se com o princípio da progressão entre anos e entre ciclos, previsto num desenho curricular orientado para o desenvolvimento de competências.

5 Ao incidir-se sobre o descritor de desempenho, que pode ser partido e distribuído por anos distintos ou mantido intacto para todo o ciclo, também estamos a contrariar uma tendência bastante redutora, com tradição na gestão dos programas de diferentes disciplinas, e que assenta na ideia de que anualizar é distribuir conteúdos por anos de escolaridade.

6 A distribuição, por vezes atomizada, de conteúdos pelos anos do ensino básico não deveria orientar a gestão de um programa cujos princípios estruturantes apontam para um trabalho centrado nas competências. Porém, isto não implica que não se possa estabelecer uma escala de progressão nos conteúdos a tratar. Na verdade, a progressão pode ser igualmente explicitada com base na distribuição de conteúdos associados aos descritores de desempenho, em anos distintos. Isso acontece, nomeadamente, em relação ao CEL. (cf. exemplos).

7 A progressão concretiza-se:
(i) na relação entre descritores de desempenho; (ii) na partição do descritor de desempenho; (iii) na distribuição de conteúdo(s) associado(s) ao(s) descritor (es) de desempenho; (iv) na activação do descritor de desempenho e conteúdo associado em contextos de complexidade superior. As propostas que se apresentam a seguir constituem exemplos de anualização de alguns descritores de desempenho de diferentes competências. Ainda que se adopte um certo formato de grelha para apresentar os exemplos que ilustram os critérios aqui enunciados, não é o modelo de grelha que se pretende uniformizar, mas os critérios de anualização.

8 2. Exemplos e propostas Incidência nos descritores de desempenho

9 Ler para construir conhecimento(s) Descritores de desempenho Conteúdos
Leitura Ler para construir conhecimento(s) Descritores de desempenho Conteúdos 7.º 8.º 9.º Comparar e distinguir textos, estabelecendo diferenças e semelhanças em função de diferentes categorias. Identificar e caracterizar as diferentes tipologias e géneros textuais. Texto literário e texto não-literário Tipologia textual (texto conversacional, narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucional, preditivo) (DT C.1.2.) O quadro é um exemplo de como a distribuição de descritores de desempenho e conteúdos associados pode impor a leitura de que todos sejam trabalhados em cada ano, ao longo de um ciclo. Neste caso da competência Leitura, os alunos deverão “Comparar e distinguir textos…”, “Identificar e caracterizar as diferentes tipologias e géneros textuais” em todos os anos do 3.º ciclo. Em cada ano, devem ser privilegiadas as tipologias textuais indicadas nos conteúdos e a progressão na aprendizagem em cada tipologia textual vai depender, por exemplo, da complexidade do material linguístico utilizado.

10 3. Exemplos e propostas (i) Progressão na relação entre descritores de desempenho Como distinguir a progressão entre descritores de desempenho?

11 Conhecimento Explícito da língua Plano das Classes de Palavras
Descritores de desempenho Conteúdos 3.º 4.º Comparar e descobrir regularidades Advérbio Explicitar: - Classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra); Nos descritores de desempenho que se apresentam no quadro, o foco é colocado no maior grau de complexidade das operações cognitivas exigidas pelo desempenho “Explicitar: - classificar e seriar…” em relação ao desempenho “Comparar e descobrir regularidades”. De acordo com a progressão indicada, propõe-se que o tratamento do conteúdo Advérbio, no 3.º ano de escolaridade, envolva o desempenho “Comparar e descobrir regularidades” e que, no 4.º ano, os alunos desenvolvam esse trabalho, no sentido de virem a ser capazes de explicitar que determinada palavra se classifica na classe do Advérbio.

12 2. Exemplos e propostas (ii) Progressão na partição do descritor de desempenho Quando se pode partir um descritor de desempenho?

13 Escrever para aprender Descritores de desempenho Conteúdos 1.º 2.º
Escrita Escrever para aprender Descritores de desempenho Conteúdos 1.º 2.º Escrever legivelmente, e em diferentes suportes, palavra, frase, texto, imagem gerindo correctamente o espaço da página com correcção (orto)gráfica - palavras e frases com e sem modelo; - palavras e frases sem modelo; - pequenos textos ditados; - legendas de imagens. O descritor de desempenho “Escrever legivelmente e em diferentes suportes…”, que se apresenta a seguir no quadro dos 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo, assinala a progressão na competência Escrita, em relação a dois aspectos. No 1.º ano, os alunos deverão ser capazes de, ao escrever, “gerir correctamente o espaço da página”, no 2.º ano, além de, ao escreverem, serem capazes de gerir o espaço da página, devem também fazê-lo já com correcção (orto)gráfica. O ano de escolaridade em que se está a trabalhar implica uma atenção particular à correcção gráfica e à correcção ortográfica.

14 Escutar para aprender e construir conhecimento
Compreensão do Oral Escutar para aprender e construir conhecimento Descritores de desempenho Conteúdos 5.º 6.º Utilizar procedimentos para reter e alargar a informação recebida: - registar tópicos, tomar notas; - preencher grelhas de registo; - pedir informações e explicações complementares; - registar relações de forma e de sentido com outros textos ouvidos, lidos ou vistos; - esquematizar relações. No exemplo do 2.º ciclo, que se apresenta para a competência Compreensão do Oral, a partição do descritor de desempenho resulta do maior grau de complexidade convocado pelas operações de registo de relações intertextuais e de elaboração de esquemas de relações espaciais, cronológicas, causais, de semelhança e de oposição. Conteúdos de natureza procedimental que já foram trabalhados no ciclo anterior

15 2. Exemplos e propostas (iii) Progressão na distribuição de conteúdo(s) associado(s) ao(s) descritor(es) de desempenho Para um mesmo descritor como distribuir os conteúdos por diferentes anos? A distribuição dos conteúdos nos três quadros a seguir apresentados (1.º, 2.º e 3.º ciclos) exemplifica dois aspectos da progressão; um está directamente relacionado com o grau de complexidade do desempenho exigido, o outro com o conhecimento prévio de conteúdos gramaticais implicados nesse desempenho. Os desempenhos “explicitar classes de palavras”, “explicitar relações e funções sintácticas”, “explicitar o significado de palavras complexas” com base num processo de formação inverso ao da regra estabelecida – caso da derivação não-afixal – activam operações linguísticas e cognitivas complexas. Os conteúdos “advérbio”, “modificador de frase”, “derivação não-afixal” exigem identificação, caracterização e explicitação prévia de outros conteúdos, de que dependem directamente, e que terão sido estudados em ano ou ciclo precedentes.

16 Conhecimento Explícito da Língua Plano das Classes de Palavras
Descritores de desempenho Conteúdos 3.º 4.º Explicitar: - Classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra); Determinante Quantificador numeral Nome Pronome Adjectivo Verbo Advérbio

17 Descritores de desempenho
Conhecimento Explícito da Língua Plano Sintáctico Descritores de desempenho Conteúdos 5.º 6.º Explicitar a relação entre constituintes principais de frases e as funções sintácticas por eles desempenhadas. Funções sintácticas (DT B4.2) GN\_Sujeito GV\_ Predicado GPrep e GAdv_ Modificador de frase

18 Descritores de desempenho
Conhecimento Explícito da Língua Plano Morfológico Descritores de desempenho Conteúdos 7.º 8.º 9.º Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos nominais, adjectivais e verbais do português. Afixação Derivação não-afixal

19 2. Exemplos e propostas (iv) Progressão na activação do descritor de desempenho e conteúdo associado em contextos de complexidade superior. Quais os descritores de desempenhos que envolvem um trabalho continuado ao longo do ciclo? Este é o critério de progressão que mais se aplica nas cinco competências. Encontra-se em conexão directa com o primeiro critério, de incidência nos descritores de desempenho, e implica um trabalho continuado ao longo de cada ciclo e entre ciclos, tendo em conta os resultados esperados em final de ciclo e uma planificação orientada para a progressão interciclos. Todos os critérios de progressão pressupõem um trabalho de articulação entre competências, mas é na aplicação deste critério que essa articulação se poderá tornar mais visível.

20 Ler para apreciar textos variados Descritores de desempenho Conteúdos
Leitura Ler para apreciar textos variados Descritores de desempenho Conteúdos 5.º 6.º Distinguir modos e géneros de textos literários a partir de critérios dados. Modos literários (DT C1.2) narrativo lírico dramático Nos três quadros (2.º, 3.º e 1.º ciclos) apresentam-se exemplificações de descritores de desempenho e conteúdos associados que se mantêm sem alteração, ao longo do ciclo. Para garantir a progressão em cada ano de escolaridade, é necessário que sejam trabalhados enunciados e textos, progressivamente mais complexos, que o trabalho seja activado em contextos de complexidade superior. No quadro do 1.º ciclo, os exemplos incidem sobre duas competências e implicam uma natural extrapolação para os ciclos seguintes.

21 Ler para construir conhecimento(s) Descritores de desempenho Conteúdos
Leitura Ler para construir conhecimento(s) Descritores de desempenho Conteúdos 7.º 8.º 9.º Utilizar, de modo autónomo, a leitura para localizar, seleccionar, avaliar e organizar a informação. Leitor (DT C.1.2.) Informação (DT C.1.1.) Bibliografia (DT C.1.2.)

22 Descritores de desempenho Conteúdos Competências Linhas orientadoras
3.º 4.º Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação: - identificar ideias-chave; - hierarquizar a informação; - tomar notas; - preencher grelhas de registo; - esquematizar; - articular a informação retida com conhecimentos prévios; - procurar informação complementar. Pesquisa e organização da informação: Tema, tópico, assunto Hierarquização da informação Mapas de ideias, de conceitos Palavras-chave Abreviaturas Esquemas Compreensão do Oral Escutar para aprender e construir conhecimento Ler para aprender Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação: - sublinhar; - esquematizar. Leitura

23 Orientações de gestão Equacionar o trabalho de planificação da anualização significa apropriar-se da lógica de progressão do Programa, tratar as competências de forma articulada e fazer um gestão contextualizada e flexível dos descritores de desempenho e conteúdos associados. Ainda que uma anualização construída sobre o texto dos Programas, pela natural apresentação sequencial das cinco competências, implique o tratamento de cada competência de per si, na planificação de sequências didácticas as competências devem ser perspectivadas de forma integrada, servindo de fundamento às “experiências significativas de aprendizagem que os alunos hão-de viver ao longo de cada ciclo.” (PPEB, p. 20).

24 Proposta de roteiro de uma
Sequência Didáctica

25 E Ano: ___ Duração estimada: _______ Situação/ contexto/ projecto/ ...
Competência “foco” associada ao produto final: Escrita Descritor(es) de desempenho: Conteúdos associados: Competência(s) a trabalhar associada(s) ao processo Conhecimentos prévios - CO EO E CEL L

26 E E Exemplo: Competência foco associada ao produto final CO EO CEL L L
Competência(s) a trabalhar associada(s) ao processo CO Competência(s) a mobilizar para o processo e para o produto final EO CEL “Conhecimento prévio”

27 Ano Contexto Duração 4.º Construção de um cartaz: “10 regras para proteger o ambiente” 1 semana CO EO E L CEL Competência foco Descritor(es) Escrita (escrever para aprender) Redigir textos de acordo com o plano elaborado elaborar um texto instrucional Conhecimentos prévios Técnicas de pesquisa, selecção e organização da informação; Formas de tratamento; Tipos de frases

28 Planificação - exemplo


Carregar ppt "Anualização: problemas, critérios e propostas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google