A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEB – ITINERANTE Currículo em Ação."— Transcrição da apresentação:

1 DEB – ITINERANTE Currículo em Ação

2 DEB 1. Fundamentos Teórico-Metodológicos Questão Central:
- Na disciplina de Filosofia, ensina-se a filosofar ou ensina-se filosofia? DEB

3 A História da Filosofia
2. Fundamentos Teórico-Metodológicos Ensino de Filosofia: A História da Filosofia DEB

4 I. A Abordagem se torna superficial
3. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: I. A Abordagem se torna superficial DEB

5 II. Trata o texto como um fim em si mesmo, tarefa inútil ao estudantes
4. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: II. Trata o texto como um fim em si mesmo, tarefa inútil ao estudantes DEB

6 III. Torna a aula enfadonha e sem sentido para os estudantes
5. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: III. Torna a aula enfadonha e sem sentido para os estudantes DEB

7 A Atividade do Filosofar
6. Fundamentos Teórico-Metodológicos Ensino de Filosofia: A Atividade do Filosofar DEB

8 I – A atividade filosófica perde seu rigor
7. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: I – A atividade filosófica perde seu rigor DEB

9 II – As discussões não abandonam o senso comum
8. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: II – As discussões não abandonam o senso comum DEB

10 - Ensino do filosofar por meio dos textos filosóficos
9. Fundamentos Teórico-Metodológicos Proposta das Diretrizes: - Ensino do filosofar por meio dos textos filosóficos DEB

11 DEB 10. Fundamentos Teórico-Metodológicos
I - Pensar os problemas dos estudantes a partir da História da Filosofia DEB

12 DEB 11. Fundamentos Teórico-Metodológicos
II – Tratar a tradição filosófica como um interlocutor que tem algo a dizer sobre os problemas levantados DEB

13 DEB 12. Fundamentos Teórico-Metodológicos
III – Permitir a apropriação por parte dos estudantes dos conceitos filosóficos desenvolvidos pelos filósofos DEB

14 DEB 13. Fundamentos Teórico-Metodológicos Observação:
- Não confundir a criação de conceitos com a perspectiva acadêmica de alta especialização DEB

15 DEB 14. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão:
“Eles [os conteúdos da história da filosofia] serão importantes desde que atualizem... DEB

16 DEB 15. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão:
os diversos problemas filosóficos que podem ser trabalhados a partir da realidade dos estudantes.” DEB

17 DEB 16. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia:
Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia DEB

18 DEB 17. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia:
Atualidade do mito; O que é Filosofia? DEB

19 DEB 18. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento:
Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento DEB

20 DEB 19. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento:
O problema da verdade; A questão do método; Conhecimento e lógica. DEB

21 DEB 20. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética:
Ética e moral; Pluralidade ética; Ética e violência; Razão, desejo e vontade DEB

22 DEB 21. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética:
Liberdade: autonomia do sujeito e a necessidade das normas DEB

23 DEB 22. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política:
Relações entre comunidade e poder; Liberdade e igualdade política; Política e Ideologia DEB

24 DEB 23. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política:
Esfera pública e privada; Cidadania formal e/ou participativa DEB

25 DEB 24. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência:
Concepções de ciência; A questão do método científico DEB

26 DEB 25. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência:
Contribuições e limites da ciência; Ciência e ideologia; Ciência e ética DEB

27 DEB 26. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética:
Natureza da arte; Filosofia e arte DEB

28 DEB 27. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética:
Categorias estéticas – feio, belo, sublime, trágico, cômico, etc; Estética e sociedade DEB

29 28. Encaminhamento Metodológico
1. Mobilização DEB

30 29. Encaminhamento Metodológico
2. Problematização DEB

31 30. Encaminhamento Metodológico
3. Investigação DEB

32 31. Encaminhamento Metodológico
4. Criação de Conceitos DEB

33 32. Avaliação 1. Diagnóstica 2. Processual DEB

34 33. Contato Fone: (41) Bernardo Kestring - Carolina Nizer - DEB

35 DEB 34. Contato Eloi Correa - eloi_correa@seed.pr.gov.br
Juliano Orlandi - Wilson José Vieira - DEB


Carregar ppt "DEB – ITINERANTE Currículo em Ação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google