A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEB – ITINERANTE Currículo em Ação. 1. Fundamentos Teórico- Metodológicos Questão Central: - Na disciplina de Filosofia, ensina-se a filosofar ou ensina-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEB – ITINERANTE Currículo em Ação. 1. Fundamentos Teórico- Metodológicos Questão Central: - Na disciplina de Filosofia, ensina-se a filosofar ou ensina-se."— Transcrição da apresentação:

1 DEB – ITINERANTE Currículo em Ação

2 1. Fundamentos Teórico- Metodológicos Questão Central: - Na disciplina de Filosofia, ensina-se a filosofar ou ensina-se filosofia?

3 2. Fundamentos Teórico- Metodológicos Ensino de Filosofia: A História da Filosofia

4 3. Fundamentos Teórico- Metodológicos Crítica: I. A Abordagem se torna superficial

5 4. Fundamentos Teórico- Metodológicos Crítica: II. Trata o texto como um fim em si mesmo, tarefa inútil ao estudantes

6 5. Fundamentos Teórico- Metodológicos Crítica: III. Torna a aula enfadonha e sem sentido para os estudantes

7 6. Fundamentos Teórico- Metodológicos Ensino de Filosofia: A Atividade do Filosofar

8 7. Fundamentos Teórico- Metodológicos Crítica: I – A atividade filosófica perde seu rigor

9 8. Fundamentos Teórico- Metodológicos Crítica: II – As discussões não abandonam o senso comum

10 9. Fundamentos Teórico- Metodológicos Proposta das Diretrizes: - Ensino do filosofar por meio dos textos filosóficos

11 10. Fundamentos Teórico-Metodológicos I - Pensar os problemas dos estudantes a partir da História da Filosofia

12 11. Fundamentos Teórico-Metodológicos II – Tratar a tradição filosófica como um interlocutor que tem algo a dizer sobre os problemas levantados

13 12. Fundamentos Teórico-Metodológicos III – Permitir a apropriação por parte dos estudantes dos conceitos filosóficos desenvolvidos pelos filósofos

14 13. Fundamentos Teórico-Metodológicos Observação: - Não confundir a criação de conceitos com a perspectiva acadêmica de alta especialização

15 14. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão: Eles [os conteúdos da história da filosofia] serão importantes desde que atualizem...

16 15. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão: os diversos problemas filosóficos que podem ser trabalhados a partir da realidade dos estudantes.

17 16. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia: Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia

18 17. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia: Atualidade do mito; O que é Filosofia?

19 18. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento: Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento

20 19. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento: O problema da verdade; A questão do método; Conhecimento e lógica.

21 20. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética: Ética e moral; Pluralidade ética; Ética e violência; Razão, desejo e vontade

22 21. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética: Liberdade: autonomia do sujeito e a necessidade das normas

23 22. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política: Relações entre comunidade e poder; Liberdade e igualdade política; Política e Ideologia

24 23. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política: Esfera pública e privada; Cidadania formal e/ou participativa

25 24. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência: Concepções de ciência; A questão do método científico

26 25. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência: Contribuições e limites da ciência; Ciência e ideologia; Ciência e ética

27 26. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética: Natureza da arte; Filosofia e arte

28 27. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética: Categorias estéticas – feio, belo, sublime, trágico, cômico, etc; Estética e sociedade

29 28. Encaminhamento Metodológico 1. Mobilização

30 29. Encaminhamento Metodológico 2. Problematização

31 30. Encaminhamento Metodológico 3. Investigação

32 31. Encaminhamento Metodológico 4. Criação de Conceitos

33 32. Avaliação 1. Diagnóstica 2. Processual

34 33. Contato Fone: (41) Bernardo Kestring - Carolina Nizer -

35 34. Contato Eloi Correa - Juliano Orlandi - Wilson José Vieira -


Carregar ppt "DEB – ITINERANTE Currículo em Ação. 1. Fundamentos Teórico- Metodológicos Questão Central: - Na disciplina de Filosofia, ensina-se a filosofar ou ensina-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google