Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação
2
DEB 1. Fundamentos Teórico-Metodológicos Questão Central:
- Na disciplina de Filosofia, ensina-se a filosofar ou ensina-se filosofia? DEB
3
A História da Filosofia
2. Fundamentos Teórico-Metodológicos Ensino de Filosofia: A História da Filosofia DEB
4
I. A Abordagem se torna superficial
3. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: I. A Abordagem se torna superficial DEB
5
II. Trata o texto como um fim em si mesmo, tarefa inútil ao estudantes
4. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: II. Trata o texto como um fim em si mesmo, tarefa inútil ao estudantes DEB
6
III. Torna a aula enfadonha e sem sentido para os estudantes
5. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: III. Torna a aula enfadonha e sem sentido para os estudantes DEB
7
A Atividade do Filosofar
6. Fundamentos Teórico-Metodológicos Ensino de Filosofia: A Atividade do Filosofar DEB
8
I – A atividade filosófica perde seu rigor
7. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: I – A atividade filosófica perde seu rigor DEB
9
II – As discussões não abandonam o senso comum
8. Fundamentos Teórico-Metodológicos Crítica: II – As discussões não abandonam o senso comum DEB
10
- Ensino do filosofar por meio dos textos filosóficos
9. Fundamentos Teórico-Metodológicos Proposta das Diretrizes: - Ensino do filosofar por meio dos textos filosóficos DEB
11
DEB 10. Fundamentos Teórico-Metodológicos
I - Pensar os problemas dos estudantes a partir da História da Filosofia DEB
12
DEB 11. Fundamentos Teórico-Metodológicos
II – Tratar a tradição filosófica como um interlocutor que tem algo a dizer sobre os problemas levantados DEB
13
DEB 12. Fundamentos Teórico-Metodológicos
III – Permitir a apropriação por parte dos estudantes dos conceitos filosóficos desenvolvidos pelos filósofos DEB
14
DEB 13. Fundamentos Teórico-Metodológicos Observação:
- Não confundir a criação de conceitos com a perspectiva acadêmica de alta especialização DEB
15
DEB 14. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão:
“Eles [os conteúdos da história da filosofia] serão importantes desde que atualizem... DEB
16
DEB 15. Fundamentos Teórico-Metodológicos Conclusão:
os diversos problemas filosóficos que podem ser trabalhados a partir da realidade dos estudantes.” DEB
17
DEB 16. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia:
Saber mítico; Saber filosófico; Relação Mito e Filosofia DEB
18
DEB 17. Conteúdos Estruturantes e Básicos 1. Mito e Filosofia:
Atualidade do mito; O que é Filosofia? DEB
19
DEB 18. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento:
Possibilidade do conhecimento; As formas de conhecimento DEB
20
DEB 19. Conteúdos Estruturantes e Básicos 2. Teoria do Conhecimento:
O problema da verdade; A questão do método; Conhecimento e lógica. DEB
21
DEB 20. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética:
Ética e moral; Pluralidade ética; Ética e violência; Razão, desejo e vontade DEB
22
DEB 21. Conteúdos Estruturantes e Básicos 3. Ética:
Liberdade: autonomia do sujeito e a necessidade das normas DEB
23
DEB 22. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política:
Relações entre comunidade e poder; Liberdade e igualdade política; Política e Ideologia DEB
24
DEB 23. Conteúdos Estruturantes e Básicos 4. Filosofia Política:
Esfera pública e privada; Cidadania formal e/ou participativa DEB
25
DEB 24. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência:
Concepções de ciência; A questão do método científico DEB
26
DEB 25. Conteúdos Estruturantes e Básicos 5. Filosofia da Ciência:
Contribuições e limites da ciência; Ciência e ideologia; Ciência e ética DEB
27
DEB 26. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética:
Natureza da arte; Filosofia e arte DEB
28
DEB 27. Conteúdos Estruturantes e Básicos 6. Estética:
Categorias estéticas – feio, belo, sublime, trágico, cômico, etc; Estética e sociedade DEB
29
28. Encaminhamento Metodológico
1. Mobilização DEB
30
29. Encaminhamento Metodológico
2. Problematização DEB
31
30. Encaminhamento Metodológico
3. Investigação DEB
32
31. Encaminhamento Metodológico
4. Criação de Conceitos DEB
33
32. Avaliação 1. Diagnóstica 2. Processual DEB
34
33. Contato Fone: (41) Bernardo Kestring - Carolina Nizer - DEB
35
DEB 34. Contato Eloi Correa - eloi_correa@seed.pr.gov.br
Juliano Orlandi - Wilson José Vieira - DEB
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.