A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. ÁREAS DA ARTE ARTES VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. ÁREAS DA ARTE ARTES VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO."— Transcrição da apresentação:

1 DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE

2 ÁREAS DA ARTE ARTES VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO

3 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA LEVANTAMENTO DE COMO O ENSINO DE ARTE SE CONSTITUIU NO BRASIL E NO PARANÁ.

4 2 - FUNDAMENTOS TEÓRICO – METODOLÓGICOS A ARTE NO SENSO COMUM - MÍMESIS E REPRESENTAÇÃO - ARTE COMO EXPRESSÃO - ARTE COMO TÉCNICA (FORMALISMO)

5 2.1 ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA OBJETOS DE ESTUDO - CONHECIMENTO ESTÉTICO - CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA

6 CONHECIMENTO ESTÉTICO - O CONHECIMENTO TEORIZADO SOBRE A ARTE, PRODUZIDO PELA ARTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS, COMO A FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, ANTROPOLOGIA E LITERATURA (CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO- RELACIONADO A APREENSÃO/PERCEPÇÃO DO OBJETO ARTÍSTICO EM SEUS ASPECTOS SENSÍVEIS E COGNITIVO- CONHECIDOS/VIVENCIADOS/PRÓPRIOS). CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA - ESTÁ RELACIONADO AOS PROCESSOS DO FAZER ARTÍSTICO E DA CRIAÇÃO. SÃO AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO ARTÍSTICO.

7 ARTE COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO -NESTA CONCEPÇÃO TODA PRODUÇÃO HUMANA É RESULTANTE DO PROCESSO DE TRABALHO, NESTE SENTIDO A ARTE ENSINA A DESAPRENDER OS PRINCÍPIOS DAS OBVIEDADES ATRIBUÍDAS AOS OBJETOS E AS COISAS, É DESAFIADORA, EXPÕE CONTRADIÇÕES, EMOÇÕES E OS SENTIDOS DE SUAS CONSTRUÇÕES. - POR ISSO, O ENSINO DA ARTE DEVE INTERFERIR E EXPANDIR OS SENTIDOS, A VISÃO DE MUNDO, AGUÇAR O ESPÍRITO CRÍTICO, PARA QUE O ALUNO POSSA SITUAR-SE COMO SUJEITO DE SUA REALIDADE HISTÓRICA.

8 ARTE COMO FORMA DE CONHECIMENTO - A ARTE É ORGANIZADA E ESTRUTURADA POR UM CONHECIMENTO PRÓPRIO, O CONTEÚDO FORMAL, AO MESMO TEMPO POSSUI UM CONTEÚDO SOCIAL, QUE TEM COMO OBJETO O SER HUMANO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES. ARTE COMO IDEOLOGIA - A ARTE É PRODUTO DE UM CONJUNTO DE IDÉIAS, CRENÇAS E DOUTRINAS, PRÓPRIAS DE UMA SOCIEDADE, DE UMA ÉPOCA OU DE UMA CLASSE. A ARTE NÃO É SÓ IDEOLOGIA, PORÉM, ELA ESTÁ PRESENTE NAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS.

9 ARTE COMO TRABALHO CRIADOR -O SER HUMANO TEM NECESSIDADES DE CRIAR E TRANSFORMAR. E É ATRAVÉS DA ARTE QUE O SER HUMANO TEM A POSSIBILIDADE DE TORNAR O TRABALHO COMO PROCESSO CRIATIVO. - A ARTE É UMA FORMA DE TRABALHO ONDE AO CRIAR O SER HUMANO SE RECRIA, CONSTITUINDO-SE COMO SER QUE TOMA POSIÇÃO ANTE O MUNDO.

10 3. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES 3.1 ELEMENTOS FORMAIS: FORMA, ESTRUTURA, RECURSOS ARTÍSTICOS E MATERIAIS EMPREADOS PARA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA E O CONHECIMENTO EM ARTE. 3.2 COMPOSIÇÃO: PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E DESDOBRAMENTOS DOS ELEMENTOS FORMAIS QUE COMPÕEM A PRODUÇÃO ARTÍSTICA. 3.3 MOVIMENTOS E PERÍODOS: CONTEXTO HISTÓRICO - ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICOS.

11 4 – ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 4.1 CONHECIMENTO EM ARTE TEORIZAR SENTIR E PERCEBER TRABALHO ARTÍSTICO

12 TEORIZAR: FUNDAMENTAR E POSSIBILITAR AO ALUNO QUE PERCEBA E APROPRIE A OBRA ARTÍSTICA, DESENVOLVENDO UM TRABALHO ARTÍSTICO FORMANDO CONCEITOS ARTÍSTICOS. SENTIR E PERCEBER: APRECIAÇÃO, FRUIÇÃO, LEITURA E ACESSO À OBRA DE ARTE. TRABALHO ARTÍSTICO: PRÁTICA CRIATIVA, EXERCÍCIOS COM OS ELEMETNOS QUE COMPÕEM A OBRA.

13 AVALIAÇÃO - A AVALIAÇÃO EM ARTE É DIAGNÓSTICA E PROCESSUAL, DIAGNÓSTICA POR SER A REFERÊNCIA DO PROFESSOR PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS E DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS, PROCESSUAL POR PERTENCER A TODOS OS MOMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. INSTRUMENTOS CRITÉRIOS RECUPERAÇÃO PARALELA


Carregar ppt "DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. ÁREAS DA ARTE ARTES VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google