A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008."— Transcrição da apresentação:

1 Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008

2 Objetivo identificar a historicidade presente em aspectos diversos da vida cotidiana, procurando desvendar marcas do passado que permanecem nos objetos, relações, instituições e instâncias diversas da vida.

3 Procedimento olhar para o passado a partir de perguntas que são postas pelo presente, em diálogo com as experiências dos sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem: professores e educandos.

4 Finalidade: iniciação à leitura da própria existência num universo cultural e sócio histórico.

5 Categoria Central: Temporalidade
possibilitar às crianças e pré adolescentes a apropriação e construção de noções temporais fundamentais, como as de passado, presente e futuro, de sucessão e simultaneidade, de mudanças e permanências, de diferenças e semelhanças.

6 Metodologia deslocar-se, paulatinamente, do universo de vivência e autocentramento, para a possibilidade de descoberta do outro, podendo perceber as diferenças e as mudanças presentes em objetos e aspectos diversos da vivência social. colocar a criança em contato com outras formas de vida, em outras épocas, espaços e culturas.

7 Eixo Temático: Infância
reflexões sobre o ser criança no Brasil hoje e ontem discutir as muitas infâncias em diferentes espaços sociais e culturais,

8 Planejamento do trabalho docente
CAPACIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: I, R, T e C INTRODUZIR, RETOMAR, TRABALHAR CONSOLIDAR

9 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
PERCEBER A HISTORICIDADE PRESENTE EM ASPECTOS DIVERSOS DA VIDA SOCIAL, INICIANDO O PROCESSO DE DESNATURALIZAÇÃO DO MUNDO À SUA VOLTA E DE COMPREENSÃO ESPAÇOTEMPORAL.

10 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
ESTABELECER APROXIMAÇÕES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS E EXPERIÊNCIAS SEMELHANTES, EM OUTROS TEMPOS, ESPAÇOS E CULTURAS, PERCEBENDO MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS E INICIANDO-SE, ASSIM, NA APRENDIZAGEM DA DIVERSIDADE CULTURAL E DA VIVÊNCIA DA DIFERENÇA: o que mudou e o que permaneceu, o que é semelhante e o que é diferente entre seus modos de vida e os modos de vida de outros povos, contemporâneos ou de outras épocas, espaços e culturas.

11 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
COMPREENDER O TEMPO COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL, POR MEIO DO ESTUDO DE ALGUNS INSTRUMENTOS DE MARCAÇÃO E DATAÇÃO DO TEMPO, EM DIFERENTES ÉPOCAS E CULTURAS, TAIS COMO CALENDÁRIOS, LINHAS DO TEMPO, INICIANDO O CONTATO COM NOMENCLATURAS PRÓPRIAS E COM DIFERENTES FORMAS DE MARCAÇÃO TEMPORAL, COMPREENDENDO OUTRAS DIMENSÕES CULTURAIS COMO O TEMPO VIRTUAL E A IDÉIA DE SIMULTANEIDADE:

12 O tempo dos calendários - um tempo social, um tempo de marcações próprias de cada cultura, de cada época. apropriação dos elementos de marcação do tempo presentes em nossa cultura, como a divisão em dias da semana e meses do ano; análise das formas de organização do tempo em diferentes contextos; compreensão das rotinas diárias como formas de ordenamento temporal; estudo de calendários de outros povos; - conhecimento de diferentes objetos da cultura que são portadores de idéias sobre o tempo, como os relógios, as ampulhetas, os cronômetros, etc.

13 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
VALORIZAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICOCULTURAL, IDENTIFICANDO ALGUNS DOS BENS MATERIAIS E IMATERIAIS DE SUA CULTURA E DE OUTROS GRUPOS, COMPREENDENDOOS COMO REGISTROS FUNDAMENTAIS DA MEMÓRIA SOCIAL E DAS DIVERSAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS NO TEMPO: - explorar objetos da cultura material do universo da criança, pensar em seus diferentes usos e apropriações por diferentes grupos sociais.

14 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
CONHECER DIFERENTES FONTES HISTÓRICAS, DE NATUREZAS DIVERSAS E QUE SE APRESENTEM POR MEIO DE LINGUAGENS E MÍDIAS VARIADAS, INICIANDOSE EM SUA LEITURA E INTERPRETAÇÃO: - O contato com fontes variadas e que apresentam linguagens diversas (imagens, músicas, filmes, desenhos animados, charges, textos escritos, literatura infantil etc.)

15 Capacidades a serem desenvolvidas no 1º ciclo / História
- INICIAR-SE NA PRODUÇÃO DE REGISTROS DE CONTEÚDO HISTÓRICO, EM SUAS VARIADAS FORMAS, COMO TEXTOS ESCRITOS, DESENHOS, MAPAS, ROTEIROS, FOTOGRAFIA ETC. - Os registros escritos, os desenhos, maquetes, dramatizações, painéis e outras formas de linguagem podem ser recursos valiosos e potencializadores da aprendizagem.

16 A importância da história na escola
disciplina que propicia a compreensão da realidade de inserção da criança e também de iniciação à aprendizagem da convivência com a diferença.


Carregar ppt "Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH -2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google